IFAC - Instituto de Filosofia, Artes e Cultura
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Resultados da Pesquisa
Item A potência do blues clássico feminino evidenciada por Angela Davis e Herbert Marcuse.(2023) Barroso, Nathalia Nascimento; Kangussu, Imaculada Maria Guimarães; Kangussu, Imaculada Maria Guimarães; Carneiro, Silvio Ricardo Gomes; Guimarães, Bruno AlmeidaA presente dissertação apresenta o entrelaçamento entre a teoria estética desenvolvida por Herbert Marcuse ao longo de suas principais obras e a investigação realizada por Angela Davis na obra Blues Legancies and Black Feminism: Gertrude “Ma” Rainey, Bessie Smith and Billie Holiday. O Blues será apresentado enquanto uma manifestação estética que exemplifica a “nova sensibilidade” proposta por Marcuse. A partir das ideias de Davis, o gênero musical é tomado como um dos responsáveis por potencializar as significativas transformações na consciência social da classe negra trabalhadora norte- americana, sobretudo aquelas que envolvem as mulheres negras e que foram evidenciadas a partir da década de 1960 com a organização do Movimento Feminista Negro. O Blues Clássico feminino recebe destaque e a potência de mudança do gênero é evidenciada através da análise das principais canções de “Ma” Rainey, Bessie Smith e Billie Holiday a fim de demonstrar como a música apresenta um poder persuasivo sobre as mentes e corpos dos ouvintes. As cantoras preservaram em suas canções uma herança africana a ser apresentada aos negros norte-americanos que serviria de incentivo a modelos alternativos de comportamento e atitudes em relação aos estabelecidos.Item Leituras sobre a tecnologia na filosofia de Herbert Marcuse.(2022) Kelly, Diego Aurélio Viana; Freitas, Romero Alves; Freitas, Romero Alves; Gatti, Luciano Ferreira; Guimarães, Bruno AlmeidaNa filosofia crítica elaborada por Herbert Marcuse, a tecnologia desempenha um importante papel para a dinâmica social, uma vez que ela contém um potencial ambíguo, que a torna capaz de promover tanto a dominação e a exploração, quanto a emancipação e o florescimento dos indivíduos. Deste modo, os critérios que orientam o desenvolvimento tecnológico são fundamentais para a noção marcuseana de pacificação da existência, na medida em que, para atingir um estágio social que corresponda a essa noção, é necessária a reorganização de tais critérios em uma base que não esteja compromissada com o prolongamento do estado de dominação, miséria e exploração sustentado pelas forças econômicas e políticas dominantes. Portanto, a presente pesquisa visa retomar as reflexões de Marcuse acerca da tecnologia, e as distintas interpretações da mesma, quando se trata de estabelecer as referências teóricas que estão por detrás de sua análise.Item Entre a recusa e a afirmação : a ambivalência política da arte na filosofia de Herbert Marcuse.(2022) Dias, Gabriel; Kangussu, Imaculada Maria Guimarães; Kangussu, Imaculada Maria Guimarães; Guimarães, Bruno Almeida; Carneiro, Silvio Ricardo GomesImbuída de um potencial tanto afirmativo quanto negativo, a arte como interpretada por Herbert Marcuse expressa uma ambivalência política. Se por um lado, a arte pode servir de sustentação da cultura e do estado de coisas convencionado, por outro, ela é uma força de negação. Essa apreensão dialética da arte é disposta em obras do filósofo que perpassam, ao menos, um período de cinco décadas de produção intelectual e que serão aqui nossos objetos de análise – nos referimos, mais especificamente, a sua produção da década de 1930 à década de 1970. Veremos que, nestas obras, Marcuse se deterá preponderantemente em um dos aspectos políticos da arte, negativo ou afirmativo. No entanto, será possível observar igualmente que, em nenhum dos textos que aqui analisaremos, o filósofo abandonará o caráter ambivalente da arte, sempre considerando aspectos contrários aos quais ele está se referindo. O presente estudo se propõe, por conseguinte, analisar e refletir de que modo essa ambivalência política da arte se manifesta e opera no interior do pensamento de Marcuse, assinalando sua constante retomada na filosofia do autor e, portanto, sua importância para a teoria estética do frankfurtiano.Item Os limites da economia política integrada : estabilização ou desintegração na perspectiva da teoria crítica de Herbert Marcuse.(2020) Brumano, Daniel Antonio Castro; Kangussu, Imaculada Maria Guimarães; Kangussu, Imaculada Maria Guimarães; Carneiro, Silvio Ricardo Gomes; Guimarães, Bruno AlmeidaEssa pesquisa tem como propósito analisar algumas das hipóteses levantadas pela teoria crítica do filosofo alemão Herbert Marcuse no que se refere à sua análise da economia política integrada, tomando como ponto central as tendências contemporâneas dessa integração dentro do campo político e econômico. As estruturas totalitárias da sociedade contemporânea atuam no controle total das massas humanas excluindo as práticas que possibilitam uma autodeterminação do ser social do homem, através de uma administração total. Essa total administração da sociedade extingue o pensamento autônomo e reforça a uniformidade e a unanimidade em uma sociedade de massa. E é sobre este viés que se encaminhará está pesquisa, que buscará, a partir da crítica da sociedade administrada, compreender como essas práticas totalitárias inviabilizam a realização de uma autodeterminação do ser social do homem no campo político e econômico. Buscando analisar as formas de organização política e econômica modernas e contemporâneas – enfatizando as formas integradas contemporâneas de organização político-econômicas predominantes: a democracia de massas e o modelo de produção capitalista.Item Arte e política na filosofia de Herbert Marcuse.(2017) Costa, Fabiana Vieira da; Kangussu, Imaculada Maria Guimarães; Kangussu, Imaculada Maria Guimarães; Carneiro, Silvio Ricardo Gomes; Guimarães, Bruno AlmeidaA dissertação adotou como base de sua investigação a percepção de que as ideias sobre a obra de arte, desenvolvidas por Herbert Marcuse (1898-1979), permeiam toda a sua teoria. Nessa perspectiva, a investigação aconteceu com o intuído de averiguar, pela via da leitura e análise de seus escritos, a relação existente entre sua teoria estética e sua teoria política. O desejo final de nossa pesquisa volta-se à clarificação do modo como Marcuse pensou a dimensão política dos fenômenos artísticos. Assim, nossos esforços foram voltados ao esclarecimento da importância política das obras de arte que toma como base a naturalização da razão. Noutras palavras, nosso intuito foi elucidar a articulação não hierárquica entre razão e natureza, diagnosticando que a dimensão estética é a base dessa relação, apresentando a dupla capacidade crítica da obra de arte (afirmativa e negativa) Em suma, buscamos tornar clara a possibilidade de a dimensão estética ser a única esperança para a transformação social. Nossa análise não cronológica dos textos marcuseanos, quer aprofundar o debate acerca do entrelace entre razão e natureza na filosofia de Marcuse, pela via das categorias desenvolvidas pelo pensador.