IFAC - Instituto de Filosofia, Artes e Cultura
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Item Os conceitos de ingênuo e sentimental em Friedrich Schiller : do belo ideal de poesia e humanidade.(2020) Mandarino, Jaqueline Almeida; Guimarães, Bruno Almeida; Guimarães, Bruno Almeida; Vieira, Vladimir Menezes; Alves Júnior, Douglas GarciaO objetivo desta dissertação é analisar a relação e os desdobramentos dos conceitos de ingênuo e sentimental com a proposta de uma educação estética para a humanidade em Schiller. Identificando a urgência de uma educação para a sensibilidade capaz de abranger a própria razão, partimos do princípio de que o ensaio Poesia ingênua e sentimental é a síntese prática dos objetivos presentes em A educação estética do homem. Apresentamos nossa ideia demonstrando as influências artísticas, políticas e culturais de Schiller que permitem estabelecer a necessidade de uma estética que ultrapasse o âmbito teórico. Propomos que os impulsos sensível e formal fomentam nossa leitura quando deles se deduz um terceiro impulso, o lúdico, que se relaciona diretamente com o vivo impulso criador do poeta. Para demonstrarmos essa articulação fizemos um paralelo entre a missão do poeta na modernidade e da humanidade em geral. Por fim, apresentamos como o poeta sentimental e seu processo de criação reflete a busca pelo Ideal de beleza presentes na educação estética.Item A questão da liberdade estética em Schiller.(2019) Souza, Edson Siquara de; Alves Júnior, Douglas Garcia; Alves Júnior, Douglas Garcia; Barbosa, Ricardo José Corrêa; Guimarães, Bruno AlmeidaEsta dissertação visa explicar o conceito de liberdade estética em Schiller e a importância dele para sua teoria estética e moral destacando o seu contexto antropológico. Como Schiller parte da filosofia kantiana, identificaremos e descreveremos os pontos em que ela é mais influente, no qual o destaque é o conceito de liberdade que se encontra em sua primeira crítica. O conceito de liberdade em Schiller motiva uma interpretação inovadora, não só com relação à estética kantiana e a dos pensadores que o antecederam, mas também em sua concepção sobre a moral. Para justificar esta inovação, demonstraremos como a experiência estética aponta para um tipo especial de sensibilidade que nos dá prazer, mas diferente daquele das paixões egoístas. Este tipo especial de sensibilidade, que a experiência com o objeto da arte nos indica, é o fundamento para Schiller desenvolver sua filosofia estética e moral, que o levará a defender uma educação estética. Para esta demonstração identificaremos o desejo de liberdade como fundamento do humano, como uma determinabilidade. Veremos como Schiller desenvolve esta noção de um desejo de liberdade, que une os humanos e propicia a experiência estética comum a todos, como algo universal. Concluiremos demonstrando como em Schiller a cultura pode e deve influenciar a mudança no ambiente político pela via estética.