IFAC - Instituto de Filosofia, Artes e Cultura

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    As imagens da modernidade no Projeto das Passagens de Walter Benjamin.
    (2014) Teodoro, Jorge Benedito de Freitas; Kangussu, Imaculada Maria Guimarães
    Este trabalho consiste na investigação do conceito de modernidade no Projeto das Passagens de Walter Benjamin (2009), com ênfase no arquivo temático “J - Baudelaire”. Mostraremos, com o desenvolvimento da dissertação, como Benjamin preenche o seu mosaico imagético sobre a modernidade. Entre as imagens recolhidas pelo filósofo nos diversos arquivos temáticos do Projeto das Passagens, tomaremos duas como representantes das principais configurações do conceito benjaminiano de modernidade, a saber, a imagem de Paris como a metrópole moderna e a imagem do poeta francês Charles Baudelaire, ambas consideradas em um viés que prioriza a constituição alegórica da modernidade em Benjamin.
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    Expressividade e recriação : a pintura como novo modo de ver o mundo.
    (Programa de Pós-Graduação em Filosofia. Departamento de Filosofia, Instituto de Filosofia, Artes e Cultura, Universidade Federal de Ouro Preto., 2010) Martins, Leandro José de Souza; Furtado, José Luiz
    Este trabalho procura contemplar as principais contribuições filosóficas de Merleau-Ponty acerca da pintura. Conforme se indicou no subtítulo, dissertaremos sobre a reflexão que Merleau-Ponty faz quanto à significação metafísica da experiência estética diante da pintura, sobretudo nos estudos que este mesmo autor fez sobre a obra de Paul Cézanne. Segundo a hipótese desta pesquisa, a pintura exerce um fundamental papel nos processos da experiência humana. Ela é meio privilegiado para uma compreensão profunda e abrangente da percepção encarnada. Com Merleau-Ponty, adotando-se sua herança teórico-fenomenológica, o trabalho dará relevo ao reaprender a pensar a percepção e o corpo pela pintura, tomando nela um sentido transcendente. Outrossim, o texto aborda em que medida a experiência estética de toda pintura, sobretudo da pintura de Cézanne, tem uma significação ontológico-metafísica. Uma vez determinada tal significação, apontar seus pressupostos e implicações, centralizados em uma nova forma de ver o Mundo.