IFAC - Instituto de Filosofia, Artes e Cultura
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Item Professor errante : outras narrativas erráticas no ambiente escolar.(2022) Holanda, Frаncisco Lаécio Аrаújo de; Gasperi, Marcelo Eduardo Rocco de; Gasperi, Marcelo Eduardo Rocco de; Ferreira, Inês Karin Linke; Peretta, Éden SilvaEstа dissertаção аnаlisа o conceito de Errânciа (BERENSTEIN, 2012) e o аproximа dаs práticаs educаtivаs, mais precisamente da Pedagogia do Teatro. A ideia foi investigar а composição de umа perspectivа de arte contemporânea e sua relação com a proposta docente em artes, em especiаl nаs escolаs municipаis dаs cidаdes de Ouro Preto e Mаrinа (MG), durаnte а pаndemiа causada pelo Coronаvírus, entre os anos de 2020 e 2021. Logo, investigou-se cаrаcterísticаs errаntes, аtribuídаs à docência, entre diferentes cаmpos аrtísticos, ampliando suаs práticаs coletivаs de vivência em sаlа de аulа. А revisão dа literаturа se bаseou num horizonte multirreferenciаl, envolvendo conceitos e teoriаs de diferentes disciplinаs de áreаs do conhecimento distintаs, incluindo а Аrte, а Educаção, а Históriа e а Cаrtogrаfiа. Apаrecem em destaque autores como: Pаolа Berenstein Jаcques (2012), Pаulo Freire (2003), Guy Debord (1961) e Walter Benjamin (1981). Por fim, este processo teórico-prático demonstrа que o professor errаnte não é só um modo operаnte, mas sim, umа estrаtégiа de sobrevivênciа, onde se estаbelece zonаs de contаto e de conflito entre diversos modos de existir, de аtuаr, de vivenciаr а escolа e а sаlа de аulа.Item Rawls e a educação : um olhar para o modelo de educação de Moçambique à luz da teoria da Justiça de John Rawls.(2021) Cândido, Romeu Ricardo; Oliveira, Mário Nogueira de; Oliveira, Mário Nogueira de; Miranda, Sérgio Henrique Neves de; Silva, Walter Valdevino OliveiraO presente estudo tem como objetivo relacionar os princípios, objetivos e fundamentos da educação moçambicana com valores democráticos defendidos na teoria da justiça de John Rawls. É um estudo que visa perceber se as leis que regem o sistema educativo moçambicano são ou não consistentes com os princípios de liberdade e igualdade de John Rawls. As políticas educativas moçambicanas atuais são o resultado de uma série de transformações históricas e políticas ocorridas no país, em que sua consistência encontra uma explicação na filosofia política de Rawls considerada como um dos instrumentos fundamentais para a resolução dos problemas de justiça social e econômica nas sociedades liberais democráticas. O texto desta dissertação é fruto de um trabalho baseado numa pesquisa bibliográfica e documental que objetiva demonstrar até que ponto o direito à educação, garantido através do Ato Colonial de 1930, Lei do Sistema Nacional de Educação e da Constituição da República de Moçambique, encontra respaldo nos escritos sobre justiça social de Rawls. A pesquisa nos levou ao entendimento de que a teoria de Rawls tem suas raízes no contratualismo político que objetiva demonstrar como a escolha dos princípios de justiça é importante para a resolução dos problemas das desigualdades (sociais, econômicas, políticas, culturais etc.) nas sociedades democráticas liberais. Este matiz democrático da teoria da justiça nos levou a relacioná-la às normas e diretrizes educacionais moçambicanas, no sentido de entender se estas leis respeitam os princípios democráticos defendidos por John Rawls. Em suma, buscamos entender a pertinência dos escritos de algumas partes de Uma Teoria da Justiça e O Liberalismo Político como instrumentos apropriados para a explicação mais aglutinadora sobre os objetivos, os fundamentos e os princípios da educação moçambicana. Assim, notamos que há uma relação direta entre a Constituição de 1975, as leis do sistema nacional de educação 4/83 e 6/92 com as ideais de John Rawls, demonstrando, portanto, a consistência dos princípios de justiça na explicação das normativas educativas moçambicana.Item A questão da liberdade estética em Schiller.(2019) Souza, Edson Siquara de; Alves Júnior, Douglas Garcia; Alves Júnior, Douglas Garcia; Barbosa, Ricardo José Corrêa; Guimarães, Bruno AlmeidaEsta dissertação visa explicar o conceito de liberdade estética em Schiller e a importância dele para sua teoria estética e moral destacando o seu contexto antropológico. Como Schiller parte da filosofia kantiana, identificaremos e descreveremos os pontos em que ela é mais influente, no qual o destaque é o conceito de liberdade que se encontra em sua primeira crítica. O conceito de liberdade em Schiller motiva uma interpretação inovadora, não só com relação à estética kantiana e a dos pensadores que o antecederam, mas também em sua concepção sobre a moral. Para justificar esta inovação, demonstraremos como a experiência estética aponta para um tipo especial de sensibilidade que nos dá prazer, mas diferente daquele das paixões egoístas. Este tipo especial de sensibilidade, que a experiência com o objeto da arte nos indica, é o fundamento para Schiller desenvolver sua filosofia estética e moral, que o levará a defender uma educação estética. Para esta demonstração identificaremos o desejo de liberdade como fundamento do humano, como uma determinabilidade. Veremos como Schiller desenvolve esta noção de um desejo de liberdade, que une os humanos e propicia a experiência estética comum a todos, como algo universal. Concluiremos demonstrando como em Schiller a cultura pode e deve influenciar a mudança no ambiente político pela via estética.Item Caminhos da mediação teatral : refletindo sobre práticas com estudantes de licenciatura em pedagogia da Universidade Federal de Ouro Preto.(2018) Pereira, Emerson Fernandes; Pinto, Davi de Oliveira; Ferreira, Melissa da Silva; Pinto, Davi de Oliveira; Oliveira, Letícia Mendes deA pesquisa aqui registrada objetivou investigar possibilidades de aproximar espectador e espetáculo teatral de modo significativo, ou seja, feito de tal modo que gerasse interesse em continuar fruindo teatro enquanto uma das modalidades de atividade cultural passíveis de integrarem o cotidiano dos espectadores participantes. Inspiradas numa perspectiva metodológica de pesquisa-ação, as práticas de mediação teatral feitas com estudantes de duas turmas de Licenciatura em Pedagogia do Departamento de Educação do Instituto de Ciências Humanas e Sociais da Universidade Federal de Ouro Preto, em Mariana - MG, possibilitaram levantar dados a partir dos quais se fez uma reflexão cuidadosa, a qual se pautou na preocupação constante com a valorização da voz de cada estudante/espectador e com a instigação de sua singularidade criativa. As análises levaram a vislumbrar o potencial que a mediação teatral tem de valorizar o cidadão na progressiva aquisição de competências e habilidades para exercer com alegria essa função tão essencial à arte do teatro: o espectador. Nessa perspectiva, destacam-se as propostas concretas de mediação teatral descritas, as quais foram utilizadas no âmbito da formação inicial de professores – no caso, pedagogos (as) – o que adquire especial relevância dado que esses são, na maioria das vezes, os primeiros mediadores a tentar diminuir a distância ainda predominante entre a população brasileira que se encontra nas escolas e a apropriação do teatro como um bem cultural acessível a todos.Item O sublime e o trágico no projeto de educação estética de Schiller.(2016) Silva Júnior, Clecio Luiz; Guimarães, Bruno Almeida; Alves Júnior, Douglas Garcia; Cecchinato, GiorgiaO presente trabalho se detém à análise de como os conceitos de tragédia e de sublime participam do projeto de educação estética de Schiller. Uma vez tendo Schiller identificado que o problema da sociedade alemã do século XVIII era um problema político, mas que, no entanto, não poderia ser resolvido unicamente pela tarefa da razão, como propunha a filosofia moral de sua época, Schiller afirmará que a tarefa do político deveria passar antes pela questão beleza, pelo estético. Nesse sentido, a tragédia e o sublime ganham para Schiller imensa potência uma vez que tais manifestações da arte revelam, sobretudo, o caráter moral do homem e da humanidade. Na medida em que a faculdade racional joga com as faculdades sensíveis e, por consequência, geram um terceiro impulso, o lúdico, o homem alcança, através do estético, a consciência de uma moralidade objetiva e universal.Item Educação, formação do caráter e motivação moral em Platão.(2012) Oliveira, Mário Nogueira deEste artigo trata filosofia de Platão especificamente abordando a questão da educação vinculada com a formação do caráter moral que possibilita a motivação para a escolha de ações virtuosa por quem aceitou se submeter ao treinamento dialético buscando autoconhecimento e pensamento crítico. O artigo pretende apresentar como a dialética platônica é uma forma especialmente apropriada para a compreensão da prática conjunta e simultânea de educação, pensamento crítico, ética e política. Para alcançar estes objetivos analisamos partes de um exemplar de cada tipo de diálogo platônico: o Cármides, como diálogo socrático, a República como um diálogo do período intermediário e o Político como um representante dos diálogos lógicos, último grupo dos diálogos platônicos.Item Potências da carne, poesias do corpo.(2013) Peretta, Éden SilvaA dança Butô apresentou para o mundo ocidental intrigantes métodos de construção da presença cênica, contaminando de forma contundente os processos de treinamento de atores e dançarinos. Mas para, além disso, o percurso de investigação arqueológica da materialidade do “corpo de carne”, colocado em movimento por essa dança, pode também nos apresentar interessantes matrizes para repensarmos radicalmente a educação do corpo, justamente na fricção entre carne, poesia e política.