IFAC - Instituto de Filosofia, Artes e Cultura

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Resultados da Pesquisa

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    As dimensões táteis e micropolíticas na dança contato improvisação.
    (2019) Costa, Panmella Kelen Ribeiro; Peretta, Éden Silva; Bortolini, Neide das Graças de Souza; Bortolini, Neide das Graças de Souza; Maciel, Paulo Marcos Cardoso; Silva, Suzana Weber da
    O objeto desta pesquisa é a dança contato improvisação (CI), uma prática artística contemporânea que surge nos EUA, mais fortemente na década de 1970, e que continua a ser difundida pelo mundo. É uma prática que mistura algumas técnicas da dança improvisacional, aikido e educação somática, utilizando-se do toque entre os corpos como atenção principal para a improvisação dos seus movimentos. O foco está inteiramente na relação entre os corpos e estuda-se um estado possível de transferências do peso dos corpos de maneira consciente. É notável e esperado que essa prática, que envolve o toque e várias técnicas e princípios, desperte a sensibilidade dos corpos ao encontro de outros, e que venha sendo aperfeiçoada e difundida graças às pesquisas constantes de dançarinos durante estas seis décadas. O principal objetivo deste estudo foi compreender alguns princípios artísticos e políticos que envolvem a prática. Assim, a pesquisa se estabeleceu por meio de uma metodologia que combinou a experiência do movimento dançado com leituras e análises reflexivas, com foco em dois aspectos principais: a dimensão tátil para a improvisação dos movimentos e a dimensão micropolítica que acompanha a produção dos conhecimentos nas relações ao dançar CI. Apresenta conceitos ligados à micropolítica dos afetos, mediante algumas compreensões possíveis a respeito do processo de produção de subjetividades. As principais questões que guiaram a pesquisa foram: quais são os possíveis potenciais, ao se experimentar diferentes aspectos da interação entre os corpos em CI através do campo tátil, enfatizando uma conexão de união e comunhão, é possível flexibilizar barreiras sociais, culturais e desconstruir as experiências de interações cotidianas?
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    Tensionamentos e aproximações entre arte e instituição pública : um estudo de caso da Cia de Dança Palácio das Artes (2000-2016).
    (2018) Espírito Santo, Lívia Mara Gomes do; Peretta, Éden Silva; Alvarenga, Arnaldo Leite de; Macie, Paulo Marcos Cardoso; Peretta, Éden Silva
    Esta pesquisa de mestrado buscou elaborar uma reflexão a respeito dos tensionamentos e das aproximações entre Arte e Instituição Pública a partir do contexto de uma companhia pública de dança. Para realização deste trabalho, foi feito um estudo de caso do corpo artístico estável de dança do Estado de Minas Gerais, gerido pela Fundação Clóvis Salgado – FCS, a Companhia de Dança Palácio das Artes – CDPA (1971). Para realizar este estudo, foram entrevistados 17 profissionais que atuaram entre os anos 2000 e 2016, período em que a CDPA desenvolveu diversos trabalhos artísticos autorais, inaugurando uma atuação artística distinta dos anos anteriores. Cabe salientar que o período de 2000 a 2016 compreende um recorte para fins de análise dessa pesquisa, o que não significa dizer que até a presente data a CDPA tenha mudado e/ou mantido seu perfil artístico. Essa data final refere-se, portanto, ao início da organização dos materiais – programas de espetáculo, documentos e entrevistas – colhidos (coletados) em campo e disponibilizados pelos acervos da CDPA e FCS. Com o objetivo de mapear e investigar as relações entre Arte e Instituição Pública no contexto desta Cia e tecer essa análise, foram convocadas abordagens teórico-metodológicas da antropologia, sobretudo ao que tange às estratégias de contato e inserção no campo de pesquisa, à valorização da alteridade, à realização de entrevistas e à utilização das fontes orais em pesquisa. Este trabalho optou também por um diálogo inter e transdisciplinar, especialmente entre as artes cênicas, a filosofia e a antropologia, correlacionando discussões sobre arte, história da arte, instituição pública, dança e sua institucionalização, assim como os cruzamentos entre limite, censura, transgressão, resistência, participação e autonomia para abarcar a ideia de mediação. A partir deste estudo, considerou-se nesta dissertação sobre tensionamentos e as aproximações entre Arte e Instituição Pública que, em relação às questões trabalhistas pertinentes aos diferentes formatos de contratação dos bailarinos, o contexto institucional público, ao não garantir as mesmas condições e direitos para este vínculo funcional, corrobora para a ocorrência de significativas disfunções. Nas entrevistas com os bailarinos, essas condições foram mencionadas como aspectos desfavoráveis à realização de trabalho em grupo, no qual todos exercem a mesma função e têm as mesmas atribuições. No que tange aos aspectos relacionados ao trabalho cotidiano de uma companhia de dança, a relação entre arte e instituição mostrou-se como garantia de infraestrutura para realização, desenvolvimento e manutenção de uma atuação artística continuada, transformada e formadora. A hibridez dos tensionamentos e das aproximações entre Arte e Instituição Pública revelou, além de uma capacidade de negociação, resistência e reinvenção dessa Cia, uma possibilidade provocativa de abordar as próprias instituições (CDPA e FCS) e suas narrativas – objetos e assunto de revisão e debate.