IFAC - Instituto de Filosofia, Artes e Cultura

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    Corpo em cruzo : uma possibilidade de articulação entre os estudos culturais e a dança moderna africana de Germaine Acogny.
    (2020) Azevedo, Thais Lopes Santos de; Peretta, Éden Silva; Peretta, Éden Silva; Baptista, Maria Manuel; Muniz, Kassandra da Silva
    O presente trabalho intitulado “Corpo em cruzo: Uma possibilidade de articulação entre os estudos culturais e a dança moderna africana de Germaine Acogny”, teve como principal objetivo estudar os princípios da dança moderna africana, criada e desenvolvida pela coreógrafa senegalesa Germaine Acogny, e como esses princípios podem ser desarticuladores das noções de colonialidade e poder no modo de produção de conhecimento ocidental. Intentase assim, problematizar as noções de corpo e corporeidade e desmistificar a noção de exclusividade e neutralidade dos paradigmas eurocentrados para o trabalho dx artista da cena contemporânea, a partir da noção de cruzo. Esta noção compreende as zonas fronteiriças das instâncias como corpo, mente, alma ou dos fazeres artísticos como teatro, dança, música que tem sua materialização de forma integrada e não estanques e/ou separadas do universo sensível. Assim como estão, inevitavelmente, atravessadas pelas condições materiais de seus contextos sociais, culturais, econômicos e políticos em uma relação radical com a alteridade.
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    Música e gênio em Nietzsche.
    (2018) Pedrosa, Pablo Augusto Sathler; Pimenta Neto, Olímpio José; Pimenta Neto, Olímpio José; Cavalcanti, Anna Hartmann; Rangel, Marcelo de Mello
    O intuito desta dissertação é investigar o conceito de gênio em Nietzsche e sua relação com a música. De saída, propomos um enquadramento básico da questão recorrendo a uma abordagem histórica do conceito de gênio. No primeiro capítulo apresentamos o gênio fundamentado na metafísica de artistas, na qual o maior exemplar é Richard Wagner. No segundo capítulo, a cultura é tomada como modelo para pensar o gênio. Por último, os eixos temáticos anteriores são subordinados à música. Ao fim, esperamos expor a música como suporte artístico exemplar para o gênio.
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    Arte, cultura e expressão na filosofia de Merleau-Ponty.
    (2017) Moreira, Gabriel Andrade Coelho; Furtado, José Luiz; Furtado, José Luiz; Moutinho, Luiz Damon Santos; Iannini, Gilson de Paulo Moreira
    A presente dissertação propõe analisar as considerações de Merleau-Ponty acerca da expressividade criadora a partir dos fenômenos da arte e da cultura. As reflexões nela apresentadas pretendem articular os pressupostos e implicações presentes nas relações estabelecidas entre a experiência artística e o horizonte simbólico do mundo cultural. Nesse percurso, analisamos as principais contribuições de Merleau-Ponty a respeito da expressividade criadora nas artes a partir da ideia de cultura, em particular sobre as experiências expressivas da linguagem e da pintura. Segundo a hipótese dessa pesquisa, o trabalho criador do artista, através de sua produtividade indireta, assume as dimensões visíveis e invisíveis do ser na medida em que vivifica simbolicamente o mundo cultural.