IFAC - Instituto de Filosofia, Artes e Cultura

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    Methodologies of audio description in the reception of films for people with disability visual : case study.
    (2021) Cavalcante, Alex Beigui de Paiva; Lopes, Thales
    This conference proposes to investigate the methods of audiovisual description for people with visual impairments, as well as, from a case study, to deepen and problematize the exclusive sense of vision as preponderant in the reception of films. The scarce field of research on the processes and policies of inclusion in cinematographic art has gained relative relevance in recent years, above all, from the very question presented in films whose thematic of blindness is under discussion, among them: The miracle of Anne Sullivan (1962) by Arthur Penn; Dance in the dark (2000), by Lars Von Trier; Tirésias (2003) by Bertrand Bonello and Essay on blindness (2008) by Fernando Meirelles Bird Box (2018) by Susanne Bier.
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    A violência e a morte na cena contemporânea : limites da visibilidade.
    (2018) Pontes, Carlos Frederico Bustamante; Silva, Carlos Alberto Ferreira da; Oliveira, Letícia Mendes de; Gasperi, Marcelo Eduardo Rocco de
    A proposta deste texto é analisar processos artísticos no teatro e no cinema nos quais os temas da violência e da morte aparecem como elementos propulsores paraconstruções criativas, ritualísticas e estéticas. Sendo assim, este trabalho pretende analisar situações acerca de imagens que a violência e a morte proporcionam em diferentes esferasda criação artística. Ora vista como tabu pela sociedade contemporânea que tenta afastá-la do meio social, ora veiculada pelo ângulo sensacionalista da mídia, o tema da morte será visto aqui em diferentes camadas de representação. Já as cenas da violência no mundo contemporâneo, estas se espalham pelas telas do cinema,da televisão e se multiplicam nas demais telas dos dispositivos tecnológicos atuais. Imagens e cenas que exploram cada detalhe de diferentes atos de violênciasão repetidas e compartilhadas continuamente.
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    De Husserl à percepção cinematográfica : crítica ao representacionismo em Merleau-Ponty.
    (2019) Vilaça, Danilo Marcos Azevedo; Furtado, José Luiz; Furtado, José Luiz; Figueiredo, Virginia de Araújo; Silva, Cíntia Vieira da
    A dissertação apresenta as críticas de Merleau-Ponty ao modelo de análise representacionista da modernidade sob dois aspectos, o primeiro (derivado da fenomenologia husserliana) diz respeito à explicação da percepção pelas teorias do conhecimento do período, cuja as abordagens estabelecem a representação ideal como intermediária da relação consciência-mundo; o segundo refere-se a apreciação estética, na qual as obras de arte são interpretadas pelo seu caráter figural, mimético e representacional. A proposta é desenvolver a última questão como consequência da primeira e assim indicar uma coesão entre as análises fenomenológicas/ontológicas do âmbito mais geral da filosofia do autor e suas reflexões sobre estética e arte. O cinema surge como o objeto artístico que evidencia as duas problemáticas mencionadas. Afinal, se observarmos o desenvolvimento da linguagem cinematográfica e as reflexões referentes ao estatuto representativo de tal arte, pode-se concluir que o filme, apesar utilizar como “matéria-prima” a “impressão fotográfica do mundo”, não deve ser encarado unicamente sob o ponto de vista mimético-representativo.
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    Macunaíma, literatura, cinema e filosofia.
    (2012) Kangussu, Imaculada Maria Guimarães; Fonseca, Jair Tadeu da
    Nosso assunto é o personagem do livro de Mário de Andrade (1893-1945), Macunaíma, um herói sem nenhum caráter (1928), criado a partir da história de um mito indígena - coletado pelo etnologista alemão, Theodor Koch-Grünberg, em Mythen und Legenden der Taulipang und Arekuna-Indianer (1924) - cujas aventuras foram adaptadas para a tela por Joaquim Pedro de Andrade. Macunaíma pode ser considerado o último filme do Cinema Novo e também o mais popular, em grande parte graças ao charme do herói sem nenhum caráter, cujas significativas pegadas serão (per)seguidas no presente ensaio para apresentar as relações entre filosofia, literatura e cinema. O texto é composto por três partes. A primeira foi escrita por Imaculada Kangussu, Jair Tadeu da Fonseca escreveu a segunda parte, e a terceira e última traz reflexões dos dois autores.
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    Eles não usam Black-Tie : a forma como conteúdo histórico-ideológico.
    (2010) Nosella, Berilo Luigi Deiró
    O presente artigo analisa comparativamente a peça Eles não usam black-tie, de Gianfrancesco Guarnieri (1958) e o filme homônimo (1981) com direção de Leon Hirszman. Demonstramos que há uma dicotomia no texto de Guarnieri que se equilibra na configuração da forma interna da peça teatral e, verificamos que, na transposição da linguagem teatral para a linguagem cinematográfica, e pelas opções da adaptação em momentos diversos de nossa história política, essa balança se desequilibra. Desta forma, percebemos como, a partir de nossa matéria estética, podemos compreender o nosso devir histórico.
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    O fluxo do tempo : uma investigação sobre as imagens temporais em Andrei Tarkovski.
    (2013) Lucena, Ludymylla Maria Gomes de
    O presente trabalho busca uma aproximação da filmografia e dos escritos do cineasta russo Andrei Tarkovski às ideias formuladas por Gilles Deleuze em seus livros Imagem-movimento (1983) e Imagem-tempo (1985). O objetivo é acompanhar o desenvolvimento teórico dos conceitos relativos ao cinematógrafo – imagem-ação, imagem-afecção, imagem-percepção, imagem-tempo - até o conceito que predominará no cinema de Tarkovski, a imagem-cristal: imagem atual (presente, “real”) que se cristaliza com sua própria imagem virtual (passado, futuro, imaginário), como um duplo ou reflexo. A intenção aqui é investigar, a partir da análise de algumas sequências e cenas, a forma como os procedimentos cinematográficos utilizados pelo realizador russo que priorizam a integridade do plano em detrimento à montagem – plano-sequência, profundidade de campo, slow-motion, materializam uma imagem ao mesmo tempo presente e passada, “real” e imaginária, atual e virtual.