IFAC - Instituto de Filosofia, Artes e Cultura

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    Rastros cênicos : um percurso autoetnográfico sobre mulheres encenadoras.
    (2020) Veras, Julia Sant Anna dos Santos; Oliveira, Letícia Mendes de; Oliveira, Letícia Mendes de; Abreu, Ana Carolina Fialho de; Souza, Raquel Castro de; Oliveira, Aline Mendes de
    Esta dissertação traz uma reflexão no campo da gênese da encenação contemporânea e da participação feminina na história do teatro, recortada principalmente na cena brasileira, narrada a partir de uma perspectiva pessoal de encontros com os nomes abordados. O trabalho tem o objetivo de apresentar estudos sobre a direção teatral, tendo como ponto de partida uma investigação feminista. A coleta e a análise deste trabalho perpassam por conceitos da teoria do teatro e da história da encenação. Para tanto, verifica-se aqui uma opção autoetnográfica (CALVA, 2019) na construção da narrativa teórico-crítica da pesquisa. O estudo lança um olhar para a artes cênicas a partir de três perspectivas: a história (ANDRADE; EDELWEISS, 2008); descrição e análise, a partir do espetáculo E se elas fossem para Moscou? de Christiane Jatahy (2014-2020), refletindo a cena contemporânea (FÉRAL, 2015), (BIDENT, 2016), (COSTA, 2009) (CARREIRA; BULHÕESCARVALHO, 2013); a criação, no exame da encenação Daquele Naipe (2018-2020) cuja poética reflete reverberações entendidas como ação de resistência às estruturas de poder (KILOMBA, 2019).
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    Diante do espelho : estudo reflexivo sobre a formação em direção teatral no Departamento de Artes Cênicas da UFOP.
    (2019) Rocha, Geraldo Magela Silva; Oliveira, Letícia Mendes de; Rojo de la Rosa, Sara del Carmen; Oliveira, Rogério Santos de; Oliveira, Letícia Mendes de
    A presente pesquisa parte do microcosmo do Departamento de Artes Cênicas da UFOP para elucubrar inquietações sobre a formação em Direção Teatral. Ao pautar o discurso na experiência formativa viva e subjetiva, navegamos pelas contribuições da diretora estadunidense Anne Bogart no campo da preparação do diretor e revisitamos saberes de outros grandes encenadores colocando em estudo a possibilidade pedagógica do encontro entre os alunos-diretores e a academia para que ambos se potencializem. Aqui o jogo, a sensibilidade e o entendimento de espaço de formação se apresentam como amparos para os diretores neófitos - condição encontrada no período do presente estudo - que bordejam anseios artísticos, ideais e projetos profissionais.
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    Percurso : uma prática teatral a partir da cidade e na cidade.
    (2018) Cunha, Felipe Eduardo Lopes da; Pereira, Elvina Maria Caetano; Pereira, Elvina Maria Caetano; Paulino, Rogério Lopes da Silva; Gasperi, Marcelo Eduardo Rocco de
    A pesquisa consiste na investigação do percurso – prática pautada na ideia de caminhar pela cidade, que tem se tornado recorrente na cena contemporânea – como procedimento de criação artística no teatro. Com a finalidade de compreender o conceito de percurso e de contribuir para a pesquisa na área das artes cênicas, empreendemos uma breve revisão de experiências dadaístas, surrealistas e situacionistas calcadas em práticas espaciais realizadas no ambiente urbano, em particular da prática de deriva. Partindo das noções de percurso e de deriva, a pesquisa de caráter teórico-prático discute, então, os possíveis atravessamentos da relação com a cidade na cena expandida. Para isso, buscou-se identificar e sistematizar tal procedimento na experiência realizada em Itabirito (MG) pelo Grupo Teatral Dona Maria do Fulô e nos processos criativos dos espetáculos Intermitentes ou vai e vem, do Grupo Teatro&Cidade e PassAarão, do Grupo Espanca!, de modo a permitir, metodologicamente, uma análise mais detalhada oferecida pelo estudo de caso. Nesse sentido, este trabalho se propõe a refletir sobre o percurso como um movimento de prática estética e política que se apresenta na relação da arte com a cidade.
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    A construção da atmosfera cênica no trabalho do diretor : análise do processo de criação do espetáculo “Maria que virou Jonas” da diretora Cibele Forjaz.
    (2016) Carvalho, Robison Breno Oliveira; Oliveira, Rogério Santos de; Silva, Narciso Laranjeira Telles da; Pinto, Davi de Oliveira
    O ambiente de ensaio pode ser considerado um lugar teatral, ou seja, um local onde as relações teatrais se estabelecem. A partir das relações que acontecem na sala de ensaio é que se instaura a atmosfera cênica. O foco central desta pesquisa trata da criação e efetivação da atmosfera cênica no processo da criação de um espetáculo, observado no trabalho do diretor teatral. Este processo foi observado entre os meses de outubro e fevereiro, o período de criação do espetáculo “Maria que virou Jonas ou a força da imaginação” da Cia Livre na cidade de São Paulo sob a direção de Cibele Forjaz. O que se pretende a partir destas observações é um entendimento sobre as relações estabelecidas pelos procedimentos da diretora na sala de ensaio. Considerando que tais procedimentos conduzem ao estabelecimento de uma atmosfera cênica que permeará os ensaios até a efetivação do espetáculo que será levado a público.