IFAC - Instituto de Filosofia, Artes e Cultura

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    Microdeslocamentos : linhas cartográficas no trabalho de atuação.
    (2021) Lima, Andrey Tamarozzi; Gomes, Ricardo Carlos; Gomes, Ricardo Carlos; Quilici, Cassiano Sydow; Dias, Luciana da Costa
    Esta dissertação propõe um estudo das zonas de vizinhança entre o trabalho de atuação e a prática da cartografia elaborada por Deleuze & Guattari, considerando que ambas têm como ponto de intersecção a criação de um tipo de sensibilidade capaz apreender e avaliar os microdeslocamentos: acidentes de percurso, interrupções e desvios que mudam o trajeto planejado, que ocorrem numa escala microperceptiva e afetiva. Partimos dos relatos de três experiências vividas no contexto da formação de atores e atrizes, nas quais se manifestou a presença de deslocamentos dessa natureza, e de seus desdobramentos pelas bordas do teatro, na fronteira com a literatura de Kafka, a pedagogia de Deligny e a filosofia de Deleuze & Guattari, objetivando extrair desses passeios a matéria prima para a confecção de ferramentas com as quais seja possível intervir no plano da sensação. Ao final, fazemos um exame de nove elementos coletados durante os passeios, sugerindo encaminhamentos para a construção teórica e prática de uma metodologia do trabalho do artista da cena que leve em consideração a formação sensível.
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    A sala de ensaio : o espaço informe do ator na criação teatral.
    (2018) Lopes, Nícolas Corres; Oliveira, Rogério Santos; Ferracini, Renato; Maciel, Paulo Marcos Cardoso; Oliveira, Rogério Santos
    Esta dissertação discorre sobre o processo Corpoalíngua, vivido junto ao N3PS (Nômades permanentes pesquisam e perfomam), onde observo a prática que realizamos do Teatro Desessência de Clarissa Alcantara, em diálogo com os pensamentos de Antanin Artaud, Guilles Deleuze, Félix Guattari e Cassiano Quilici a cerca do corpo sem órgãos. Esta sala de ensaio como processo se abre para pensarmos, arte e vida, ator e homem cotidiano não mais como lugares determinados, mas como multiplicidades e atravessamentos. A ruptura do que é posto como molde sobre os corpos é capaz de nos colocar em constante movimento de reinvenção, operando revoluções.
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    Fluxo-frame: o vídeo e a cena : relatos de experiências com o Agrupamento Andar7.
    (2018) Ramim, Luciana; Oliveira, Aline Mendes de; Leite, Marcelo Denny de Toledo; Oliveira, Aline Mendes de; Valença, Ernesto Gomes
    O presente trabalho busca descrever e compreender experimentos de arte contemporânea que fazem uso do vídeo em cena. As obras aqui discutidas apresentam hibridismos entre a linguagem do vídeo e as diferentes linguagens que envolvem o corpo e a presença: teatro, performance, videoarte, videoinstalações , experiências imersivas e interativas, intervenções urbanas e procedimentos relacionais. Como forma de abordar o tema, é traçado um panorama histórico e tecnológico, com alguns exemplos de obras que experimentam as interfaces entre vídeo e cena na história da arte. Em seguida, são apresentados e discutidos alguns procedimentos criativos experimentados durante a trajetória de produção e pesquisa do Agrupamento Andar7, coletivo multimídia que desenvolve trabalhos em diferentes linguagens e suportes, em busca de uma cena híbrida e tecnológica. Por fim, são discutidos alguns conceitos que estão relacionados às práticas de intersecção entre vídeo e cena.
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    Para além do figurino : “peles em processo” como dispositivo criativo para atores e atrizes na sala de ensaio.
    (2017) Silva, Antônio Apolinário da; Gomes, Ricardo Carlos; Gomes, Ricardo Carlos; Almeida, Verônica Fabrini Machado de; Peretta, Éden Silva
    A presente dissertação discorre sobre questões relacionadas ao figurino teatral como elemento fundamental do discurso cênico. Considera os diversos elementos que envolvem a pele do ator/performer como constituintes de uma segunda pele, capaz de conduzir, estimular e alimentar a concepção cênica, a partir das provocações feitas sobre seu corpo na sala de ensaio. Examina também outros dispositivos de criação: as peles plurais formadas pelos elementos estéticos da encenação – caracterização, iluminação, adereços cenográficos, etc., aqui denominados de “peles em processo”. A pesquisa dialoga com o conceito de “eu-pele”, do psicanalista Didier Anzieu; com a concepção de “cinco peles”, do pintor austríaco Friedensreich Hundertwasser, referida pelo crítico de arte Pierre Restany e com o conceito de “Teatro performativo”, da pesquisadora Josette Féral. São analisadas quatro práticas processuais de obras cênicas/performativas pela ótica dos conceitos referidos.