IFAC - Instituto de Filosofia, Artes e Cultura

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    Segunda pele em mulheridades mineiras : um diário-dissertação sobre performances.
    (2022) Costa, Ana Carolina Monteiro; Pereira, Elvina Maria Caetano; Pereira, Elvina Maria Caetano; Melo, Thálita Motta; Fischer, Stela Regina
    Esta dissertação, escrita em formato de diário, aborda performances contemporâneas realizadas por mulheridades mineiras, entre os anos de 2012 e 2022, que têm como eixo de criação a vestimenta ou, como nomeio, “Segunda Pele”. Tendo como estudos de caso as ações de Ciber_Org, Ana Luisa Santos e Ana Raylander Mártis dos Anjos, aproximo essas produções do meu próprio trabalho, de modo a pensar a Segunda Pele como elemento disparador da ação e da relação com o público. A pesquisa, guiada por arquivos, também se volta para a relação tecida entre o acontecimento efêmero e a produção de registros, buscando compreender como um e outro dialogam na produção de sentidos nos casos estudados.
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    A origem e as sombras : interseções entre ritual, memória e performance.
    (2021) Pereira, Luis Gustavo Ferigati; Dias, Luciana da Costa; Dias, Luciana da Costa; Carmo, Ana Carolina Rigoni; Gasperi, Marcelo Eduardo Rocco de
    Esta pesquisa tem por objetivo discutir a performance como possibilidade de atualização dos mitos na época contemporânea, ainda que escapando a uma religiosidade em sentido tradicional. Para tanto, utiliza-se a obra de Orlan e Marina Abramovic como estudo de caso. Através da metodologia de revisão bibliográfica, dividiu-se a investigação em três momentos. O primeiro, sobre a relação entre mito e ritual, traça um panorama do “tempo primordial” ou tempo de origem e suas possibilidades de atualização no contemporâneo. O segundo momento (ou capítulo) se aprofunda na possibilidade de a performance art atuar como resgate dos mitos na contemporaneidade, através – sobretudo – da centralidade do corpo (body art), em suas possibilidades (i.e: o corpo performático como corpo transitorial, lugar de passagem e corpo liminar) na obra de Orlan e Marina Abramovic. Cabe observar que o referencial teórico utilizado para estes dois primeiros momentos girou, sobretudo, em torno de autores como Richard Schechner, Victor Turner, Carl Gustav Jung e Mircea Eliade. Finalizando, no terceiro e último momento desta pesquisa, aborda-se criticamente a parte final da obra de Marina Abramovic e sua(s) vinda(s) ao Brasil (entre os anos de 2012 e 2015) através da contraposição ao conceito de “outro teatro” de Zeca Ligiéro (2019), conceito que busca, justamente, fugir de uma narrativa eurocêntrica e que abre uma perspectiva que nos permite, à título de considerações finais, pensar um pouco para além dos limites de uma história unívoca para a performance, a arte e o teatro.
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    Rainha[(s)] : olhando através do vazio entre atriz/ator e personagem.
    (2020) Storck Junior, Almando José; Maciel, Paulo Marcos Cardoso; Maciel, Paulo Marcos Cardoso; Gomes, Ricardo Carlos; Fahrer, Lucienne Guedes
    A presente dissertação tem como objetivo principal analisar o vazio na relação atriz/ator e personagem, a partir do elemento japonês ma (間), as experiências de alteridade como possível material de composição em processos criativos, e, também, em como estas experiências podem, ou não, auxiliar na construção da materialidade, tendo como objeto de análise o espetáculo Rainha[(s)]: duas atrizes em busca de um coração. A ideia de vazio é vista pela ótica do encenador britânico Peter Brook e pelo elemento japonês ma (間), que se associa ao conceito de autopoiese, dos cientistas chilenos Humberto Maturana e Francisco Varela, para pensar a retroalimentação das experiências de alteridade, dentro e fora do processo criativo. Nessa busca, encontramos algumas etapas para pensar o processo criativo como sistema autopoiético: o espetáculo como acontecimento teatral; o imbricamento de alteridades no e do processo; para, por fim, a construção de personagens e personas; incluindo, também, técnicas e ferramentas como estratégias de pré-encenação. De forma que as estratégias da encenação, postas pela pesquisadora alemã Érika Fischer-Lichte, se tornem um prolongamento do processo criativo como sistema autopoiético. Para, por fim, investirmos numa trajetória de identificar no espetáculo Rainha[(s)], o vazio e as experiências de alteridade do, e no, processo de criação do espetáculo, e como influenciaram e/ou conduziram, em grande medida, a construção da sua materialidade textual, cênica e no “jogo” das atrizes em cena.
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    lnsurgências corporais : performances pretas como práticas de [re]existência.
    (2020) Sousa, Márcia Cristina da Silva; Pereira, Elvina Maria Caetano; Pereira, Elvina Maria Caetano; Santos, Renata Aparecida Felinto dos; Santos, Clóvis Domingos dos
    Objetivamos apresentar um estudo sobre a arte da performance, tendo como ponto de partida uma investigação da de(s)colonização da arte na contemporaneidade. Deste modo, analisamos trabalhos artísticos cujas poéticas pensam as questões políticas e sociais brasileiras e refletem as reverberações constituintes das estruturas históricas da América Latina e, consequentemente, do Brasil. Para tanto, nos detivemos no exame das performances: Sagração de Urubustisin de SaraElton Panamby, Mil litros de Preto de Lucimélia Romão e Quarto de cura e o Trauma é brasileiro de Castiel Vitorino Brasileiro, assumindo um giro epistemológico de(s)colonial ao exercer uma leitura a partir de teóricas da performance latino-americanas, tais como: Ileana Diéguez Caballero, Diana Taylor e Josefina Alcázar. Tendo como suporte conceitos como liminaridade e repertório, o presente trabalho pensa a cena contemporânea permeada por poéticas artísticas de pessoas racializadas, cujas produções são entendidas, então, como formas de resistência contra as estruturas hegemônicas de poder.
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    O jogo político no Campeonato Interdrag de Gaymada de Belo Horizonte e suas inspirações.
    (2020) Coelho, Gabriel Miranda; Valença, Ernesto Gomes; Valença, Ernesto Gomes; Muniz, Mariana de Lima e; Pereira, Elvina Maria Caetano
    Este trabalho investiga o Campeonato Interdrag de Gaymada de Belo Horizonte, uma performance artística promovida pelo grupo de teatro Toda Deseo que acontece em espaços públicos da cidade, tais como praças e parques, utilizando o jogo esportivo da queimada como mola propulsora para a criação de um ambiente que propicia a visibilidade das causas LGBTTQ+. Para compreendermos a importância política e social da Gaymada, é necessário a realização de um recorte histórico dos movimentos sociais que aconteciam na cidade de Belo Horizonte entre os anos de 2009 e 2010 que serviram de inspiração para o coletivo no processo criativo da performance. Uma vez que a Gaymada é uma reação às constantes ameaças físicas e psicológicas enfrentadas pelos LGBTTQ+ no Brasil, partimos da reflexão de como é ser LGBTTQ+ no país que mais mata LGBTTQ+ no mundo. A dissertação finaliza propondo uma reflexão de como o campeonato, tal qual é conhecido hoje em dia, tem se firmado como ato de luta em favor da afirmação identitária da comunidade LGBTTQ+, da necessidade de criação de políticas públicas em defesa da vida dessa população, e da desmistificação da imagem dos LGBTTA+ para o restante da sociedade mesmo diante de todas as suas singularidades.
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    Gestos performativos como atos de resistência : corpas-monstro na cena contemporânea.
    (2019) Amorim, Frederico Levi; Pereira, Elvina Maria Caetano; Pereira, Elvina Maria Caetano; Castanheira, Ludmila de Almeida; Gasperi, Marcelo Eduardo Rocco de
    Esta dissertação tem por objetivo analisar e refletir sobre os entrecruzamentos entre arte e vida em criações de artistas LGBTTQI-+ sob uma perspectiva T: na performance e, principalmente, na criação de espaços de encontro e [re]existência. Suas vivências como artistas estão diretamente atreladas às suas corpas dissidentes. Para essa análise, levanto alguns saberes decoloniais, partindo das construções artísticas e teóricas constantes nas criações de artistas trans contemporâneas latino-americanas, tais como a performer, cantora e escritora argentina Susy Shock, que se reconhece como uma ‘artista trans sudaca’: "Eu sou um monstro, que os outros sejam o normal!". Lanço um olhar para a cena trans contemporânea no Brasil, partindo das sujeitas das histórias e ações para observar tanto aspectos estéticos quanto políticos que compõem uma perspectiva transfeminista de fazer e pensar a arte, buscando pontos que possam também dialogar com minhas produções artísticas. Em especial as ações propostas por Juhlia Santos, artista, mulher Trans, negra; Jota Mombaça, artista, bicha não-binária, negra, nordestina e pela Academia Transliterária, agrupamento sediado em Belo Horizonte. Finalmente, reflito sobre meu processo criativo e sobre os espaços de fazer artístico que criamos a partir de encontros em Ouro Preto até chegar no que hoje chamamos de coletiva Queerlombo. Desse modo, busco indicar alguns procedimentos e sua relação com esses espaços, para observar suas implicações políticas na minha própria experiência como pessoa em trâns-ito.
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    Performance preta : encruzilhadas entre arte e política.
    (2019) Rocha, Winny Silva da; Pereira, Elvina Maria Caetano; Pereira, Elvina Maria Caetano; Alexandre, Marcos Antônio; Muniz, Kassandra da Silva; Santos, Clóvis Domingos dos
    Esta dissertação tem por objetivo analisar e refletir sobre os entrecruzamentos entre arte e política nas criações de artistas e coletivos negros, no teatro e na performance. Para essa análise, levanto alguns saberes emancipatórios constantes nas criações em arte preta contemporânea brasileira - tais como a encruzilhada, a quilombagem e a centralidade do corpo negro na performance preta - e debruço-me sobre conceitos dos campos artístico e sociológico. Lanço um olhar para a cena preta contemporânea no Brasil, observando tanto aspectos formais quanto organizacionais que compõem uma perspectiva afrocentrada de fazer e pensar a arte, buscando pontos que possam também dialogar com minhas criações artísticas. Também reflito sobre meu processo criativo, indicando alguns procedimentos e sua relação com os espaços e espectadores, para observar suas implicações políticas na minha experiência como pessoa preta e na transformação dos espaços que participo.
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    A sala de ensaio : o espaço informe do ator na criação teatral.
    (2018) Lopes, Nícolas Corres; Oliveira, Rogério Santos; Ferracini, Renato; Maciel, Paulo Marcos Cardoso; Oliveira, Rogério Santos
    Esta dissertação discorre sobre o processo Corpoalíngua, vivido junto ao N3PS (Nômades permanentes pesquisam e perfomam), onde observo a prática que realizamos do Teatro Desessência de Clarissa Alcantara, em diálogo com os pensamentos de Antanin Artaud, Guilles Deleuze, Félix Guattari e Cassiano Quilici a cerca do corpo sem órgãos. Esta sala de ensaio como processo se abre para pensarmos, arte e vida, ator e homem cotidiano não mais como lugares determinados, mas como multiplicidades e atravessamentos. A ruptura do que é posto como molde sobre os corpos é capaz de nos colocar em constante movimento de reinvenção, operando revoluções.
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    Fluxo-frame: o vídeo e a cena : relatos de experiências com o Agrupamento Andar7.
    (2018) Ramim, Luciana; Oliveira, Aline Mendes de; Leite, Marcelo Denny de Toledo; Oliveira, Aline Mendes de; Valença, Ernesto Gomes
    O presente trabalho busca descrever e compreender experimentos de arte contemporânea que fazem uso do vídeo em cena. As obras aqui discutidas apresentam hibridismos entre a linguagem do vídeo e as diferentes linguagens que envolvem o corpo e a presença: teatro, performance, videoarte, videoinstalações , experiências imersivas e interativas, intervenções urbanas e procedimentos relacionais. Como forma de abordar o tema, é traçado um panorama histórico e tecnológico, com alguns exemplos de obras que experimentam as interfaces entre vídeo e cena na história da arte. Em seguida, são apresentados e discutidos alguns procedimentos criativos experimentados durante a trajetória de produção e pesquisa do Agrupamento Andar7, coletivo multimídia que desenvolve trabalhos em diferentes linguagens e suportes, em busca de uma cena híbrida e tecnológica. Por fim, são discutidos alguns conceitos que estão relacionados às práticas de intersecção entre vídeo e cena.
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    Interfaces performance & jogo : a partir dos estudos da performance de Richard Schechner.
    (2018) Villegas, Estela Vale; Valença, Ernesto Gomes; Valença, Ernesto Gomes; Ribeiro, Mônica Medeiros; Pinto, Davi de Oliveira
    Esta é uma pesquisa teórica que buscou refletir sobre as interfaces entre performance e jogo, estando implicadas as noções de ritual e fluxo. A partir da perspectiva dos Estudos da Performance de Richard Schechner, foi realizado um mapeamento do campo explorando diferentes formas de se entender performance. Da arte da performance aos primórdios na filosofia, linguística, ciências sociais e antropologia, o mapeamento serviu para localizar a teoria de Schechner no panorama mais amplo do fenômeno da virada performativa. Schechner define performance como uma categoria inclusiva que abrange desde os rituais às performances na vida cotidiana, jogos, dentre outros ―comportamentos restaurados‖ (1985). Para Schechner, o jogo permeia a performance sendo, junto ao ritual, uma de suas qualidades centrais. Da sua teoria foi escolhido o jogo como recorte de pesquisa. O jogo é um vasto, fragmentado e não unificado campo de estudos, a definição de Johan Huizinga (1938) do jogo como fator da cultura e totalidade foi tomada como central na discussão da performance como um retorno da velha questão do jogo, trazendo novas perspectivas. Dois estudos surgiram implicados ao jogo: as noções de ritual e jogo de Victor Turner (1974; 1982) e a ―teoria do fluxo‖ de Mihaly Csikszentmihalyi (1975). Numa sociedade pós-industrial que separou o jogo do trabalho, institucionalizando o tempo livre e a busca por recompensas extrínsecas, o estudo da motivação interior parece chave para se pensar em transformações individuais e sociais. O fluxo é um estado de total envolvimento propiciado pela motivação interior. O jogo é capaz de criar macrofluxos por excelência. Dentre as reflexões destas investigações teóricas destacam-se: a noção do corpo como centro de convergência da performance, a performance como uma nova forma de se pensar o jogo, o conflito como um tipo de padrão comum do comportamento e o fluxo como uma potente abordagem psicológica do jogo.