IFAC - Instituto de Filosofia, Artes e Cultura

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Resultados da Pesquisa

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    Do corpo criador à expressão da carne : introdução ao tema do estilo em M. Merleau-Ponty.
    (2013) Machado, Abiatar David de Souza; Furtado, José Luis; Furtado, José Luis; Silva, Cíntia Vieira da; Serra, Alice Mara
    A inquietação estética de Merleau-Ponty é a pesquisa do corpo criador e suas relações com a carne. As criações do corpo revelam a expressividade e a profundidade das dimensões sensíveis da experiência e do mundo sensível. Essa expressividade é estilo, tanto no corpo quanto no mundo. Segundo o filósofo, as obras de arte transformam e ampliam um sentido ‘em obra’ na percepção. Entende-se, assim, de que modo o corpo da obra reverbera o corpo do artista e a carne do mundo sem se confundir com ambos, na medida em que esse processo é o surgimento de uma singularidade estética e um campo aberto de significações. Partindo da arqueologia do corpo criador realizada por Merleau-Ponty, o objetivo da dissertação é mostrar em alguns textos do filósofo elementos que tornam possível uma filosofia do estilo na pintura, na literatura ou na criação poética.
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    Notas sobre algumas passagens da obra de Husserl sobre a percepção musical.
    (2017) Furtado, José Luiz
    O texto apresenta o recurso de Husserl à audição musical nas Ideias I e nas Lições sobre a consciência imanente do tempo e seu objetivo em esclarecer um dos problemas cruciais da fenomenologia, a saber, o do estatuto dos dados hiléticos ou das sensações. Mostra que embora toda percepção envolva essencialmente sensações, a música é um caso privilegiado porque se compõe exclusivamente delas sem que tenhamos diante de nós qualquer objetividade sobre a qual projetá-las. Pretendemos, portanto, expor as ideias principais de Husserl sobre a percepção da música com a intenção, não só de esclarecer o método fenomenológico para não “iniciados”, como também de apontar problemas fundamentais relativos à percepção dantonmusical em sentido ontológico.
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    O papel da estética na teoria : estatuto da estética filosófica após o fim da arte.
    (2017) Leonel, Wesley de Faria; Freitas, Romero Alves; Freitas, Romero Alves; Ramos, Pedro Hussak Van Velthen; Costa, Rachel Cecília de Oliveira
    O trabalho aborda a questão do estatuto da estética no contexto da arte contemporânea. Esta questão, direcionada ao pensamento de Arthur Danto, importante filósofo da arte contemporânea, pretende esclarecer as razões sistemáticas e teóricas da suspensão das pretensões normativa e definicional da estética filosófica. Tal questionamento nasce da posição incômoda a que fica relegada a estética clássica tanto no que diz respeito ao declarado fim da arte quanto, consequentemente, ao desincentivo da estética. Assumindo programaticamente a hipótese do fim da arte e a definição de obras de arte em condições necessárias e suficientes, esclarecemos a centralidade da ontologia na filosofia da arte de Danto e como, a partir de um projeto definicional focado na distinção entre termos observacionais e teóricos, experiência, atitude ou qualquer outra categoria estética tradicional, estão conceitual e sistematicamente interditadas. Conforme propomos, o cerne da disputa concentra-se na concepção de arte e de filosofia e a relação entre ambas. Apresentamos o debate a partir de uma perspectiva metafilosófica na qual é possível traçar um panorama sistêmico da filosofia danteana, bem como relacioná-lo com a perspectiva wittgensteiniana e revelar os pressupostos tacitamente operantes na rejeição danteana da estética. A partir desta perspectiva ampla é que apontamos, ao fim, a possibilidade de desenvolvimento de uma estética do significado.
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    A consciência do diretor teatral e suas relações criativas no trabalho com o/a ator/atriz : percepções a partir do processo de criação do espetáculo cênico Habemus Corpus.
    (2016) Sarto, Luiz Carlos Costa; Oliveira, Rogério Santos de; Oliveira, Rogério Santos de; Mencarelli, Fernando Antonio; Peretta, Éden Silva
    Esta dissertação propõe investigar a constituição do papel do diretor teatral a partir das funções desenvolvidas no estabelecimento de processos de criação cênica. Tendo como ponto de partida a percepção acerca do próprio fazer como diretor teatral, analisa-se as fases técnicas-criativas e as ferramentas envolvidas na condução, pro- vocação e composição do processo de criação do espetáculo Habemus Corpus. Para tanto, atem-se na análise dos pontos que, ao longo do processo, mostraram-se fun- damentais para este fazer: as ferramentas de trabalho técnica-criativas propostas para as atrizes e os atores; a percepção do espaço de ensaio como lugar teatral, de onde se provoca ações e relações criativas; as práticas técnicas de criação cênica, especí- ficas para a composição do espetáculo; as ideias iniciais de construção processual que estabeleci junto às atrizes e atores; e a construção de materiais criativos utilizados na composição do espetáculo.
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    Expressividade e recriação : a pintura como novo modo de ver o mundo.
    (Programa de Pós-Graduação em Filosofia. Departamento de Filosofia, Instituto de Filosofia, Artes e Cultura, Universidade Federal de Ouro Preto., 2010) Martins, Leandro José de Souza; Furtado, José Luiz
    Este trabalho procura contemplar as principais contribuições filosóficas de Merleau-Ponty acerca da pintura. Conforme se indicou no subtítulo, dissertaremos sobre a reflexão que Merleau-Ponty faz quanto à significação metafísica da experiência estética diante da pintura, sobretudo nos estudos que este mesmo autor fez sobre a obra de Paul Cézanne. Segundo a hipótese desta pesquisa, a pintura exerce um fundamental papel nos processos da experiência humana. Ela é meio privilegiado para uma compreensão profunda e abrangente da percepção encarnada. Com Merleau-Ponty, adotando-se sua herança teórico-fenomenológica, o trabalho dará relevo ao reaprender a pensar a percepção e o corpo pela pintura, tomando nela um sentido transcendente. Outrossim, o texto aborda em que medida a experiência estética de toda pintura, sobretudo da pintura de Cézanne, tem uma significação ontológico-metafísica. Uma vez determinada tal significação, apontar seus pressupostos e implicações, centralizados em uma nova forma de ver o Mundo.