IFAC - Instituto de Filosofia, Artes e Cultura
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Item A construção do papel a partir de Konstantín Stanislávski e Declan Donnellan na dramaturgia de Harold Pinter.(2021) Parreira, Carmen Lorena Jamarino Andrade; Oliveira, Letícia Mendes de; Souza, Luiz Otávio Carvalho Gonçalves; Oliveira, Letícia Mendes de; Souza, Luiz Otávio Carvalho Gonçalves; Maletta, Ernani de Castro; Souza, Raquel Castro de; Maciel, Paulo Marcos CardosoA presente dissertação é um estudo sobre a construção da personagem da dramaturgia de Harold Pinter. Pinter é classificado como um dramaturgo do Teatro do Absurdo, termo forjado por Martin Esslin. Embasados pelas teorias da atuação cênica dos diretores de teatro Konstantín Stanislávski e Declan Donnellan, investigamos a funcionalidade de seus procedimentos para a construção da personagem Sarah da peça “Amante”, do referido autor. A investigação apresenta as seguintes questões norteadoras: quais são os procedimentos mais adequados dessas teorias para construir uma personagem da dramaturgia pinteriana? Quais são os procedimentos dessas teorias que favorecem a atriz para uma atuação viva, sem que ela se sinta bloqueada? Para identificar as estratégias que julgamos mais apropriadas para a compreensão da construção de uma personagem pinteriana a partir dessas teorias, apresentamos uma leitura do processo de montagem da obra “Amante”. A fim de rastrear os procedimentos metodológicos apresentados e apontar a contribuição de alguns aspectos de ambos para a construção do papel supracitado, contamos com uma revisão bibliográfica dos autores já mencionados, análise da obra “Amante”, registros de caderno de bordo escrito na época da montagem, 2017 e depoimentos do meu parceiro de cena fornecido em 2020. A partir do estudo sobre o processo de montagem da peça teatral concluído em 2017, analisamos os pontos de intercessão entre os procedimentos metodológicos selecionados de Stanislávski e Donnellan, destacando sua eficácia e adequação na atuação do papel Sarah. A partir dessa convergência metodológica, apontamos a complementaridade e funcionalidade entre os aspectos estudados de ambas as teorias, em busca de contribuir com os estudos de atuação cênica de um papel pinteriano, do Teatro do Absurdo, através da utilização da personagem Sarah como metodologia de análise da aplicação dos procedimentos apresentados.Item Análise ativa e alvo : reflexão pedagógica expandida para o trabalho do ator sobre a peça e o papel.(2021) Lima, Daniela de Castro; Gomes, Ricardo Carlos; Gomes, Ricardo Carlos; Vássina, Elena; Albricker, Vinícius Assunção; Souza, Raquel Castro deA presente dissertação tem como tema o trabalho do ator no método da análise ativa, de Konstantin Stanislávski. Como objeto de estudo propomos uma interseção entre princípios e práticas do diretor russo Konstantin Stanislávski e do diretor inglês Declan Donnellan, apresentando uma reflexão pedagógica expandida para o trabalho do ator sobre a peça e o papel. A investigação partiu da seguinte questão norteadora: no contexto da análise ativa, de Stanislávski, como podemos delinear uma prática cênica a partir da utilização do alvo, de Donnellan, como elemento auxiliar dentro desse processo de análise? Para investigar e propor estratégias complementares para a criação do ator a partir do diálogo entre esses encenadores foi realizada uma revisão da literatura sobre o tema da análise ativa e uma revisão bibliográfica sobre Konstantin Stanislávski e sobre Declan Donnellan. A partir de uma análise comparativa dos procedimentos propostos pelos autores estudados, apresentamos como resultado um enriquecimento de possibilidades práticas para o trabalho do ator na análise ativa, em que o alvo, de Donnellan, é inserido no contexto do método de Stanislávski de modo a contribuir com o processo de estudo da peça e do papel por meio da (re)ação do ator.Item Iluminação e jogos : contribuições para a formação do ator.(2019) Santana, Paulo Cardoso de; Valença, Ernesto Gomes; Valença, Ernesto Gomes; Souza, Luís Otávio Carvalho Gonçalves de; Oliveira, Rogério Santos deA presente dissertação tem como proposta lançar um olhar sobre a formação do ator, buscando desenvolver uma técnica dentro da sua formação que o auxilie na interação com a iluminação teatral. Para tanto, parte-se da análise do “sistema” de Stanislavski e a sua técnica de formação de atores como um todo, dando enfoque na relação que esta possui com a iluminação teatral e com os jogos teatrais de Viola Spolin. Posteriormente, passa-se a uma análise dos jogos teatrais desenvolvidos por Viola Spolin, buscando compreender seu sistema de regras, sua metodologia e sua relação com a iluminação teatral. Na terceira parte se encontra a descrição da prática desenvolvida em forma de oficina a partir da inter-relação entre Stanislavski, jogos teatrais de Viola Spolin e a iluminação teatral. Por fim, a quarta parte se dedica à análise dessa experiência prática a partir da visão tanto dos jogadores quanto do pesquisador. A pesquisa se propõe, em suma, a fazer uma análise crítica de um segmento de jogos teatrais que tenha como objetivo base trabalhar e desenvolver a relação do ator com a iluminação teatral.Item O tempo-ritmo em Grotowski e Stanislávski : possíveis contribuições para o treinamento do ator.(2016) Maciel, Adriana da Silva; Gomes, Ricardo Carlos; Gomes, Ricardo Carlos; Lima, Tatiana Motta; Pinto, Davi de OliveiraO objetivo desta dissertação é a pesquisa sobre as práticas de treinamento do ator em relação ao conceito de tempo-ritmo em Constantin Stanislávski e Jerzy Grotowski. De início, investigou-se o significado do treinamento do ator em relação ao conceito de seu trabalho sobre si mesmo. Após isso, buscou-se entender o tempo-ritmo dentro das práticas de Stanislávski e Grotowski. Por último, dissertou-se acerca do conhecimento teórico que foi desenvolvido na prática realizada, principalmente no Núcleo de Pesquisa Sobre a Arte do ator entre o Oriente. Ao fim desse trabalho, concluiu-se que o tempo-ritmo se relaciona com o conceito de ação física. Além disso, verificou-se que o treinamento sobre o tempo-ritmo associado ao trabalho sobre si gera diversas questões para o ator que atravessam tanto um nível técnico quanto artístico.