IFAC - Instituto de Filosofia, Artes e Cultura
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Resultados da Pesquisa
Item Iluminação e jogos : contribuições para a formação do ator.(2019) Santana, Paulo Cardoso de; Valença, Ernesto Gomes; Valença, Ernesto Gomes; Souza, Luís Otávio Carvalho Gonçalves de; Oliveira, Rogério Santos deA presente dissertação tem como proposta lançar um olhar sobre a formação do ator, buscando desenvolver uma técnica dentro da sua formação que o auxilie na interação com a iluminação teatral. Para tanto, parte-se da análise do “sistema” de Stanislavski e a sua técnica de formação de atores como um todo, dando enfoque na relação que esta possui com a iluminação teatral e com os jogos teatrais de Viola Spolin. Posteriormente, passa-se a uma análise dos jogos teatrais desenvolvidos por Viola Spolin, buscando compreender seu sistema de regras, sua metodologia e sua relação com a iluminação teatral. Na terceira parte se encontra a descrição da prática desenvolvida em forma de oficina a partir da inter-relação entre Stanislavski, jogos teatrais de Viola Spolin e a iluminação teatral. Por fim, a quarta parte se dedica à análise dessa experiência prática a partir da visão tanto dos jogadores quanto do pesquisador. A pesquisa se propõe, em suma, a fazer uma análise crítica de um segmento de jogos teatrais que tenha como objetivo base trabalhar e desenvolver a relação do ator com a iluminação teatral.Item Luz e criação cênica : inquietações de um ator-iluminador.(2018) Aguiar, Cristiano Diniz; Gomes, Ricardo Carlos; Gomes, Ricardo Carlos; Hildebrando, Antônio Barreto; Oliveira, Letícia Mendes deO trabalho parte das minhas inquietações como ator/iluminador quanto às dificuldades de meus colegas de cena ao se relacionarem com a luz. Essa questão surgiu durante minha graduação em teatro na UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais). Desde então, passei por uma iniciação científica sob tal tema e atuei como professor em disciplinas de Iluminação nas graduações em Teatro da UFMG, UFSJ e UFOP, onde pude desenvolver exercícios que buscam instrumentalizar o ator para perceber como a luz desenha seu corpo no espaço, propiciando-lhe uma relação consciente com a teatralidade (SARRAZAC, 2013) da luz. Busquei em Picon-Vallin (2006) e Simões (2008) bases teóricas sobre a visualidade da cena e a relevância da luz cênica na cena contemporânea, assim, vemos a relevância da consciência dessas questões para um ator inserido em tal contexto.