IFAC - Instituto de Filosofia, Artes e Cultura

URI permanente desta comunidadehttp://www.hml.repositorio.ufop.br/handle/123456789/635

Navegar

Resultados da Pesquisa

Agora exibindo 1 - 3 de 3
  • Item
    Trajetória do espetáculo em Leopoldina : um recorte sobre as Artes Cênicas no interior mineiro durante o final do século XIX e início do século XX.
    (2022) Barroso, Alan Villela; Maciel, Paulo Marcos Cardoso; Santos, Clóvis Domingos dos; Maciel, Paulo Marcos Cardoso; Rabetti, Maria de Lourdes; Mollo, Helena Miranda
    Esta pesquisa investigou a história do teatro e das Artes Cênicas em Leopoldina, cidade localizada na Zona da Mata de Minas Gerais, do ponto de vista da imprensa local, buscando compreender, ao mesmo passo, as condições que propiciaram a existência de uma vida teatral mais regular em Leopoldina e, de maneira mais geral, em Minas Gerais, no final do século XIX e início do século XX. Na lacuna de registros físicos e materiais deixados pelos artistas que se apresentaram ao longo do período investigado, adotou-se uma metodologia de pesquisa documental em fontes periódicas que circularam a época, entre elas, O Leopoldinense, jornal inaugurado em 1879, e a Gazeta de Leopoldina, em 1895, onde foram encontradas e analisadas notícias, críticas teatrais e anúncios de espetáculos, cujas informações, extraídas e organizadas, por sua vez, cruzadas com a bibliografia especializada, discorrem sobre os principais aspectos que circunscrevem a produção teatral e o incremento do teatro no interior mineiro, a partir de Leopoldina, em diálogo com a historiografia do teatro brasileiro no mesmo período.
  • Item
    Os elementos essenciais da Commedia Dell'arte no século XVI e na contemporaneidade.
    (2020) Hunzicker, Frederick Magalhães
    A Commedia dell´Arte é uma comédia de ofício, de profissão, e, com isso, tem seus elementos constitutivos. Através da análise matricial ponderamos os procedimentos de criação de um espetáculo de Commedia dell´Arte. Também, elencamos elementos de criação do ator, como a máscara, a improvisação e o roteiro de intrigas (canovaccio). Tanto a máscara quanto a improvisação dizem respeito ao trabalho do ator; já o roteiro (canovaccio) se relaciona com as ações do ator, a dramaturgia do ator. A expressividade pauta a técnica e o talento artístico com a pré‐expressividade, que seria aquilo que o ator prepara antes de interpretar a personagem. As propriedades populares da Commedia dell'Arte foram dadas pelo caráter carnavalesco, já que a cultura cômica popular da Idade Média, principalmente a cultura carnavalesca, conformava-se através de uma grande diversidade: festas públicas carnavalescas; ritos e cultos cômicos especiais; os bufões e tolos; gigantes, anões e monstros; palhaços de diversos estilos; a literatura paródica, etc. E por fim, no teatro oriental, a máscara surge conectada à dança ritual, enquanto no ocidente, está presente nos festejos populares ou ligada a alguma tradição religiosa.
  • Item
    O negócio da tradução teatral visto do Brasil do século XIX.
    (2019) Maciel, Paulo Marcos Cardoso
    O presente artigo objetiva discutir o negócio da tradução teatral visto do Brasil do século XIX partindo da identificação de alguns dos diferentes papéis que, segundo revelam os impressos teatrais e as crônicas teatrais do período, teriam sido a ela reservados na constituição da cultura dramática que circulava dentro e fora do país. Trajeto analítico que serve para compreensão mais geral da abrangência da tradução teatral de acordo com as fronteiras da circulação das peças teatrais impressas que, vistas de longe, destacam sua intensa e extensa presença na biblioteca dramática disponível entre 1800 e 1900, conforme constatamos nos rastros desse passado hoje depositados no acervo da Fundação Biblioteca Nacional.