IFAC - Instituto de Filosofia, Artes e Cultura

URI permanente desta comunidadehttp://www.hml.repositorio.ufop.br/handle/123456789/635

Navegar

Resultados da Pesquisa

Agora exibindo 1 - 1 de 1
  • Item
    Território da arte: intervenções artísticas e a construção de narrativas feministas na educação básica.
    (2024) Xavier, Dalila David; Prof. Dra. Neide das Graças de Souza Bortolini; neide.bortolini@ufop.edu.br; Dra. Ana Carolina Fialho de Abreu - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia Dr. Ernesto Gomes Valença - Universidade Federal de Ouro Preto Dra. Gláucia Maria dos Santos Jorge - Universidade Federal de Ouro Preto
    Esta pesquisa aborda o ensino da Arte entre questões feministas ao apontar mudanças potenciais de pensamentos e ações e teve o objetivo de refletir acerca de intervenções nas escolas públicas. A dissertação analisa, portanto, dois projetos artístico-pedagógicos realizados em escolas da zona rural da rede municipal de ensino de Ouro Preto - MG, a saber, Escola Municipal Benedito Xavier, situada no distrito de Glaura; e a Escola Municipal Aleijadinho, situada no distrito de Santo Antônio do Salto. O espaço escolar apresenta limitações físicas e orçamentárias, questões sociais e culturais de cada comunidade, condições adversas de trabalho docente, além de opressões reproduzidas socialmente. No contexto da pesquisa participante, o estudo buscou compreender possibilidades de transformação social por meio do ensino de Arte a partir de dois projetos artísticos de perspectiva feminista e antirracista realizados com discentes do Ensino Fundamental II: o Museu Aberto e o Programa Papo Reto. Os resultados das discussões mostraram que o território da Arte é capaz de romper com o silenciamento das vozes femininas ao conferir lugar de fala a suas protagonistas.