IFAC - Instituto de Filosofia, Artes e Cultura
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Item Ética e religião : uma abordagem analítica do teísmo.(2023) Machado, Matheus Batista; Miranda, Sérgio Ricardo Neves de; Miranda, Sérgio Ricardo Neves de; Spica, Marciano Adilio; Marques Segundo, Luiz HelvécioO presente trabalho tem como principal objetivo comparar duas teorias metaéticas com o fim de selecionar qual das duas explica de forma mais satisfatória o fenômeno da moralidade. As teorias selecionadas para este trabalho foram a TCD (Teoria do Comando Divino) e o Naturalismo Ético. Ambas as teorias possuem seus méritos, como por exemplo, a defesa da objetividade dos valores e a normatividade dos deveres. Entretanto, no decorrer do trabalho, visou-se analisar mais profundamente ambas as teorias e concluiu-se que, por mais méritos que possua, a teoria do Naturalismo Ético não é capaz de explicar de forma plena a moralidade objetiva e a existência dos deveres morais. Ao postular a existência de Deus, torna-se muito mais simples a tarefa de explicar a moralidade em termos de objetividade, normatividade dos deveres e a motivação que os seres humanos possuem para agirem de forma correta. O sucesso da TCD em explicar a moralidade nos leva a inferir a probabilidade da existência de Deus.Item O malheur e a verdade em Simone Weil : uma interpretação do sofrimento humano.(2021) Figueiredo, Cristina de Oliveira; Motta, Guilherme Domingues da; Coelho, Venúncia Emília; Motta, Guilherme Domingues da; Coelho, Venúncia Emília; Silveira, Carlos Frederico Gurgel Calvet da; Alves Júnior, Douglas GarciaA vida de Simone Weil foi marcada pelo comprometimento com as pessoas que viviam uma vida marginalizada socialmente e sob o signo da opressão. Em sua busca para compreender a dinâmica da alienação dos meios de produção, começou a trabalhar em fábricas e, a partir dessa experiência, trouxe a lume o seu conceito primordial do malheur. Malheur significa o ápice do sofrimento humano e afeta todas as dimensões existenciais do ser humano. Weil, em sua própria vivência da agonia do malheur e após sofrer a experiência mística da graça (grâce), levantou a hipótese teológica de que somente essa força é capaz de arrancar o ser humano dessa vivência miserável e conduzi-lo até a Verdade (Verité) ou a Deus (Dieu). A nossa dissertação busca compreender como estão relacionadas as categorias existenciais do malheur e da verdade. O que a análise dos textos fundamentais da autora e dos seus principais comentadores mostrou é que essas categorias existenciais do malheur e da verdade se entrelaçam no amor sobrenatural ao próximo (l'amour surnaturel du prochain), uma das formas do amor implícito ou indireto de Deus (amour indirect ou implicite de Dieu).Item Epistemologia reformista e fragilidade epistémica.(2017) Murcho, Desidério Orlando FigueiredoNeste artigo são apresentados e discutidos alguns aspectos nucleares da conhecida epistemologia reformista de Plantinga. Procura-se mostrar que o seu principal contributo é tornar evidente quão forte é a objecção de jure à crença religiosa, mas que enfrenta algumas dificuldades sérias, tanto empíricas como filosóficas.