IFAC - Instituto de Filosofia, Artes e Cultura

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Resultados da Pesquisa

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    Do corpo criador à expressão da carne : introdução ao tema do estilo em M. Merleau-Ponty.
    (2013) Machado, Abiatar David de Souza; Furtado, José Luis; Furtado, José Luis; Silva, Cíntia Vieira da; Serra, Alice Mara
    A inquietação estética de Merleau-Ponty é a pesquisa do corpo criador e suas relações com a carne. As criações do corpo revelam a expressividade e a profundidade das dimensões sensíveis da experiência e do mundo sensível. Essa expressividade é estilo, tanto no corpo quanto no mundo. Segundo o filósofo, as obras de arte transformam e ampliam um sentido ‘em obra’ na percepção. Entende-se, assim, de que modo o corpo da obra reverbera o corpo do artista e a carne do mundo sem se confundir com ambos, na medida em que esse processo é o surgimento de uma singularidade estética e um campo aberto de significações. Partindo da arqueologia do corpo criador realizada por Merleau-Ponty, o objetivo da dissertação é mostrar em alguns textos do filósofo elementos que tornam possível uma filosofia do estilo na pintura, na literatura ou na criação poética.
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    Atravessando a fronteira da pele : corpo e poder em Foucault e Preciado.
    (2022) Gonzaga, Caio Henrique Duarte; Silva, Cíntia Vieira da; Silva, Cíntia Vieira da; Lobo, Rafael Haddock; Alves Júnior, Douglas Garcia
    O presente trabalho parte da crítica feita ao pensamento de Michel Foucault por Paul B. Preciado, especificamente sobre os modos de produção dos corpos e subjetividades contemporâneos não levados a cabo nas análises da biopolítica. Embora o filósofo francês tenha antevisto os elementos constituintes dos regimes de subjetivação que atuam na nova modalidade de controle, Preciado sustenta a ideia de que as tecnologias de poder contemporâneas, farmacológicas e midiático-pornográficas, configuram um novo cenário político intimamente conectado ao novo modelo de capitalismo que começa a se mostrar na virada do século XX. Para descrever as principais configurações que a gestão da vida pode assumir em diferentes momentos, nossa pesquisa acompanha com Michel Foucault as análises pioneiras em torno dos procedimentos, dispositivos e técnicas para a criação e condução de condutas no regime biopolítico. Assim, recorremos às reflexões sobre a ritualização disciplinar do corpo a fim de situar a mesma estratégia de ação sobre ações prescrevendo a conduta do indivíduo nas principais configurações de gestão política da vida na sociedade contemporânea. A hipótese levantada por Preciado é que a estratégia farmacopornográfica deriva de semelhante forma de criação e gestão das tecnologias políticas do corpo, busca-se evidenciar a necessidade progressiva da substituição da autonomia na constituição ética de si, pela prescrição heterônoma de um código moral, bem como o trajeto histórico-crítico que permite situar a moderna gestão farmacopornográfica como estratégia política de governo de condutas, fornecendo pistas para uma reflexão sobre o desenvolvimento e preservação de micropolíticas de resistência, de práticas de si e de defesa de novas subjetividades.
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    Dançando contra o organismo : o butôh de Hijikata Tatsumi.
    (2020) Silva, Cíntia Vieira da
    O presente artigo arqueia-se sobre o corpus criador do ankoku butôh, ou dança da escuridão. A dança butôh de Hijikata Tatsumi arranca, com a tensão de seus movimentos, a finalidade dos corpos que a encarnam. Como cadáver arriscado, nas experimentações mais exaustivas, transmuta-se em escrita para o contínuo engendramento de corporeidades. Tal processo será aqui trazido à luz com o auxílio, sobretudo, do “corpo sem órgãos”, conceito trazido à baila por Antonin Artaud e Gilles Deleuze.
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    Presença e inacabamento : aproximações entre a dança e o pensamento crítico de Paulo Freire.
    (2019) Peretta, Éden Silva
    O presente ensaio busca gerar zonas de intersecção entre dimensões centrais do pensamento do revolucionário educador brasileiro Paulo Freire, protagonista da Pedadogia do Oprimido, e alguns procedimentos contemporâneos de criação no campo da dança. Essas sobreposições permitem assim o desenho de uma perspectiva crítica que fundamenta outras relações possíveis entre o corpo e a sociedade, ao reivindicar uma corporeidade fluida, politizada e historicizada. A investigação do gesto e da materialidade do corpo na dança, colaboram assim para uma problematização dos paradigmas fundamentais de nossas sociedades modernas ocidentalizadas.
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    Potências da carne, poesias do corpo.
    (2013) Peretta, Éden Silva
    A dança Butô apresentou para o mundo ocidental intrigantes métodos de construção da presença cênica, contaminando de forma contundente os processos de treinamento de atores e dançarinos. Mas para, além disso, o percurso de investigação arqueológica da materialidade do “corpo de carne”, colocado em movimento por essa dança, pode também nos apresentar interessantes matrizes para repensarmos radicalmente a educação do corpo, justamente na fricção entre carne, poesia e política.
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    Don Juan : paradigma do desejo na contemporaneidade.
    (2010) Souza, Guiomar Maria de Grammont Machado de Araújo
    Reflexão sobre os limites do desejo, na filosofia, na literatura e no teatro, tomando a figura de Dom Juan ou Don Giovanni como um paradigma, um modelo que atravessa os tempos, uma lenda na qual todo homem reconhece uma parte de si mesmo.
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    Da física do intensivo à estética do intensivo : Deleuze e a essência singular em Espinosa.
    (2010) Silva, Cíntia Vieira da
    A noção de intensidade é de extrema importância para o pensamento deleuziano, fazendo-se presente não apenas na elaboração de sua própria filosofia da diferença, como também nas leituras que faz dos outros filósofos que lhe são caros, especialmente na sua reconstrução do espinosismo. Deleuze concebe a essência singular espinosana em termos intensivos. Sendo assim, este artigo procura reunir elementos para mostrar a importância da noção de intensidade no projeto deleuziano de unificação dos dois sentidos de estética e o papel do uso de concepções de extração espinosista na empresa deleuziana. Estes apontamentos deixam implícito um outro tema: o da possibilidade de elaborar uma Estética a partir de Espinosa, vale dizer, uma Estética atenta a sua ancoragem corporal.
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    Crueldade e inocência : novos valores para um novo pensamento.
    (2006) Silva, Cíntia Vieira da
    O tema da crueldade possui importância inquestionável nas corrosivas contribuições nietzschianas ao que ele mesmo chama de história natural da moral. Relacionaremos o pensamento de Nietzsche com outros autores, como Antonin Artaud e Clarice Lispector, para tentar desenvolver um tema que foi colhido na filosofia de Gilles Deleuze: a ideia de um sistema da crueldade como possibilidade de escapar a todo e qualquer sistema de organização por transcendência.