IFAC - Instituto de Filosofia, Artes e Cultura

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    A pulsão de teatralidade e a sobrevivência do teatro na atualidade.
    (2016) Medeiros, Elen de; Santos, Matheus Borelli dos
    Este artigo busca, por meio de uma leitura de O teatro é necessário?, de Denis Guénoun, aproximar as ideias abordadas pelo autor ao conceito de “pulsão de ficção”, forjado por Suzi Frankl Sperper, em uma tentativa de refletir acerca das motivações do espectador contemporâneo ao buscar uma obra teatral. Esse pensamento, apoiado na noção da tríplice mimese, de Paul Ricoeur, irá levantar possibilidades que investigam como um espaço institucionalizado pode proporcionar terreno fértil para o cultivo dessa necessidade humana pela ficcionalização.
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    A performatividade como um elemento desterritorializador na encenação contemporânea.
    (2016) Araujo, Paulo Ricardo Maffei de; Pereira, Elvina Maria Caetano; Pereira, Elvina Maria Caetano; Mencarelli, Fernando Antonio; Oliveira, Aline Mendes de
    Esta pesquisa propõe uma investigação acerca das relações estabelecidas entre teatro e performance na encenação contemporânea, pensando a performatividade como um elemento desterritorializador na concepção do enunciado cênico. Deste modo realizamos uma intersecção entre teorias e reflexões acerca do conceito de encenação – desde seu surgimento, em meados do século XX, até a contemporaneidade –, e a filosofia pós-estruturalista de Gilles Deleuze e Félix Guattari, através dos conceitos de agenciamento, território, desterritorialização e reterritorialização, propondo um desenho conceitual acerca das mudanças de paradigmas na composição da encenação contemporânea, operadas pela presença da performatividade. Assim compreendemos a encenação como um território gestado pela tradição teatral e a performatividade como um elemento desestabilizador deste território, ocasionando mudanças nos modos de composição do enunciado cênico, ao longo da segunda metade do século XX, nos permitindo traçar possibilidades de compreender como a encenação contemporânea vem articulando seus enunciados cênicos.