IFAC - Instituto de Filosofia, Artes e Cultura
URI permanente desta comunidadehttp://www.hml.repositorio.ufop.br/handle/123456789/635
Navegar
3 resultados
Resultados da Pesquisa
Item Dança e biopolítica : notas sobre uma vida nua.(2022) Lemos, Gabriely Mara; Peretta, Éden SilvaEste artigo busca colocar em diálogo alguns conceitos trabalhados pelo filósofo italiano Giorgio Agamben e o espetáculo de teatrodança Zoé - restos de uma vida nua (2018), do coletivo Anticorpos - Investigações em Dança (UFOP). Neste sentido, evidencia-se que as noções de Vida Nua e de Resto figuram como elementos centrais no processo de criação coreodramatúrgica da obra, propondo um potente encontro entre princípios do pensamento político agambeniano e matrizes poéticas da dança butô.Item Autópsia de uma dança : o corpo anti-sistêmico no Butô de Tatsumi Hijikata.(2021) Miranda Júnior, Cláudio; Peretta, Éden Silva; Peretta, Éden Silva; Lyra, Luciana de Fátima Rocha Pereira de; Silva, Éder Rodrigues daInspirado no caderno de criação (butô-fu), este livro-instrumento coreo-dramatúrgico tem como escopo examinar o corpo-dança deste autor acerca de fibras Anti-Sistêmicas, partindo da ideia dos “corpos possíveis” (kanôtai), identificados no trabalho de Tatsumi Hijikata. Para tanto, realizaremos incisões-interlocutórias-poéticas, enquanto dança corpo-palavras, entre as memórias do escrevente-dançarino e as construções imagem-cênico-performáticas de Tatsumi Hijikata. Assim, o diálogo se dará através de um exame pericial de suas vidas, conectando experiências que os ajudaram a elaborar suas concepções artísticas, tornando possível a dissecação dos principais elementos que configuram suas poéticas. Esse método cirúrgico se estabelece mediante a proposta do fundador da dança Butô de “dissolução” dos corpos culturalmente constituídos (shintai), sugerindo que a própria morfologia seria uma consequência de sistemas conceituais hegemônicos, os quais podem considerar que as fronteiras e as superfícies dos corpos são politicamente construídas. Por meio de sua/uma performatose, a pesquisa poética coleta a descaracterização e o rompimento da rigidez de categorias que normatizam a linguagem, a espécie, o corpo, o sexo, o gênero e a sexualidade, proporcionando amostras de uma transcultura da estruturação do sujeito. Em suma, essa dança-travessia resulta de uma necessidade particular em desaprender os sistemas preestabelecidos semióticos-morais-corpóreos que invisibilizam a presença de corporalidades dissidentes e outras especificidades para além da anatomia, um corpo imagético gerado por estados singulares de percepção do próprio corpo num devir-poético.Item Potências da carne, poesias do corpo.(2013) Peretta, Éden SilvaA dança Butô apresentou para o mundo ocidental intrigantes métodos de construção da presença cênica, contaminando de forma contundente os processos de treinamento de atores e dançarinos. Mas para, além disso, o percurso de investigação arqueológica da materialidade do “corpo de carne”, colocado em movimento por essa dança, pode também nos apresentar interessantes matrizes para repensarmos radicalmente a educação do corpo, justamente na fricção entre carne, poesia e política.