IFAC - Instituto de Filosofia, Artes e Cultura

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Resultados da Pesquisa

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    Como a literatura pode ser formativa? : sobre os modos de uma diferenciação mimética da razão.
    (2015) Alves Júnior, Douglas Garcia
    Que a literatura é importante para a formação é uma declaração geralmente bem aceita. Quando se pergunta pelos conceitos reguladores de literatura e de formação envolvidos, no entanto, as discussões, frequentemente, dão margem a desacordos fundamentais. Pretendo indicar que, quando se põe em questão o vínculo entre literatura e formação, se trata, a cada vez, de maneiras distintas de articular a relação entre o estético e o prático. A partir da atenção dada pela teoria crítica à dialética de razão em natureza, argumentarei a favor de uma potência formativa da literatura, remetendo-a à criação histórica de sentidos alternativos de mundo nos planos subjetivo, natural e social.
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    O drama e o espanto : sobre poesia e filosofia em Fernando Pessoa.
    (Programa de Pós-Graduação em Filosofia. Departamento de Filosofia, Instituto de Filosofia, Artes e Cultura, Universidade Federal de Ouro Preto., 2011) Souza, Fabrício Lúcio Gabriel de; Alves Júnior, Douglas Garcia
    Este estudo tem sua origem na afirmação de Fernando Pessoa: “Eu era um poeta animado pela filosofia, não um filósofo com faculdades poéticas”. Desse modo, através de uma análise imanente, mostraremos primeiramente como se constituíram as ideias estéticas desse poeta e dos seus heterônimos, Antônio Mora e Álvaro de Campos. Depois, seguindo uma reflexão a partir da leitura crítica dos poemas tanto do poeta ortônimo, quanto dos três principais heterônimos, Alberto Caeiro, Ricardo Reis e Álvaro de Campos, consideramos as discussões acerca da relação entre poesia e filosofia e o que significa, neste contexto, ser “um poeta animado pela filosofia”.