IFAC - Instituto de Filosofia, Artes e Cultura

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    O corpo sem órgãos como resistência visceral : atravessamentos a partir da revolução corporal de Antonin Artaud.
    (2022) Silveira, Marina de Nóbile da; Dias, Luciana da Costa; Dias, Luciana da Costa; Curi, Alice Stefânia; Peretta, Éden Silva
    Antonin Artaud (1896-1948) foi uma figura marcante entre os reformadores do teatro do século XX, atuando em diversas frentes como ator, escritor, dramaturgo, roteirista, diretor e pesquisador. A questão da liberdade perpassou todo seu trabalho, desde a criação do Teatro da Crueldade até a formulação do Corpo sem Órgãos, na fase final de sua vida. Assim, a presente investigação teve por objetivo investigar possibilidades de resistência artístico-política para a contemporaneidade, inspiradas na revolução corporal empreendida pelo artista. O referencial teórico se utilizou de diálogos que partiram das reflexões de Artaud sobre o organismo e seu atravessamento pelas denúncias / anúncios feitos pelos conceitos de biopolítica de Michel Foucault e necropolítica de Achille Mbembe. Como conclusão, aponta-se para o conceito de resistência visceral, encontrado como linha de fuga na obra de Mbembe, destacando assim a possibilidade de integração entre o corpo sem órgãos e as lutas das visceralidade.
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    Virtualidades ciborgue : poéticas de uma cena expandida.
    (2022) Maia, Ricardo José Correia; Dias, Luciana da Costa; Dias, Luciana da Costa; Velardi, Marília; Gasperi, Marcelo Eduardo Rocco de
    A presente dissertação tem por objetivo refletir sobre a potência dos corpos do ator e do performer enquanto sociopolíticos a partir de uma base teórica construída com ênfase no diálogo entre a Filosofia e as Artes Cênicas. O Ciborgue, manifestado por Donna Haraway, é o condutor fundamental para o entendimento desta proposta, onde através de um devir ciborgue busca-se compreender as possibilidades criativas em processos de criação de presença performativa. Assim, para compreender melhor a relação entre tecnologia e performance, são abordados trabalhos nos campos da dança, teatro, performance e cinema. Tomando como base este aparato teórico, a pesquisa caminha para refletir tais teorias em um olhar para a performance em ambientes virtuais, especialmente no cenário de Streaming de jogos virtuais, buscando compreender as interseções entre a Performance, o Corpo Ciborgue e as possíveis realidades virtuais.
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    A construção do papel a partir de Konstantín Stanislávski e Declan Donnellan na dramaturgia de Harold Pinter.
    (2021) Parreira, Carmen Lorena Jamarino Andrade; Oliveira, Letícia Mendes de; Souza, Luiz Otávio Carvalho Gonçalves; Oliveira, Letícia Mendes de; Souza, Luiz Otávio Carvalho Gonçalves; Maletta, Ernani de Castro; Souza, Raquel Castro de; Maciel, Paulo Marcos Cardoso
    A presente dissertação é um estudo sobre a construção da personagem da dramaturgia de Harold Pinter. Pinter é classificado como um dramaturgo do Teatro do Absurdo, termo forjado por Martin Esslin. Embasados pelas teorias da atuação cênica dos diretores de teatro Konstantín Stanislávski e Declan Donnellan, investigamos a funcionalidade de seus procedimentos para a construção da personagem Sarah da peça “Amante”, do referido autor. A investigação apresenta as seguintes questões norteadoras: quais são os procedimentos mais adequados dessas teorias para construir uma personagem da dramaturgia pinteriana? Quais são os procedimentos dessas teorias que favorecem a atriz para uma atuação viva, sem que ela se sinta bloqueada? Para identificar as estratégias que julgamos mais apropriadas para a compreensão da construção de uma personagem pinteriana a partir dessas teorias, apresentamos uma leitura do processo de montagem da obra “Amante”. A fim de rastrear os procedimentos metodológicos apresentados e apontar a contribuição de alguns aspectos de ambos para a construção do papel supracitado, contamos com uma revisão bibliográfica dos autores já mencionados, análise da obra “Amante”, registros de caderno de bordo escrito na época da montagem, 2017 e depoimentos do meu parceiro de cena fornecido em 2020. A partir do estudo sobre o processo de montagem da peça teatral concluído em 2017, analisamos os pontos de intercessão entre os procedimentos metodológicos selecionados de Stanislávski e Donnellan, destacando sua eficácia e adequação na atuação do papel Sarah. A partir dessa convergência metodológica, apontamos a complementaridade e funcionalidade entre os aspectos estudados de ambas as teorias, em busca de contribuir com os estudos de atuação cênica de um papel pinteriano, do Teatro do Absurdo, através da utilização da personagem Sarah como metodologia de análise da aplicação dos procedimentos apresentados.
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    Musicalidades sonoridades e sua potência épica no espetáculo O Pão e a Pedra da CIA do Latão.
    (2021) Sampaio, Gustavo Ferreira de Oliveira; Cavalcante, Alex Beigui de Paiva; Cavalcante, Alex Beigui de Paiva; Santos, Sérgio Ricardo de Carvalho; Maciel, Paulo Marcos Cardoso
    Esta dissertação tem como foco uma pesquisa acerca do trabalho sonoro-musical, desenvolvido no espetáculo O Pão e a Pedra (2016) pela Companhia do Latão. Esta é uma peça em que é possível notar um trabalho estético-político muito presente , cujo o tema central trata-se sobre o universo do trabalho, relacionado a greve do ABC paulista, em São Bernardo do Campo -SP EM 1979, também sobre mudanças de coordenada política da época, e as questões de luta de classes. Tal como Bertolt Brecht aplicava a estética do Teatro Épico/ dialeto em seus espetaculos no século XX, como de recursos narrativos , de corais, de musicas, do estranhamento, entre outros, faço um paralelo de como esses potentes recursos se refletem no trabalho da CIA do Latão. Pensando principalmente em como a sonoplastia e a musica, importantes matrizes da cena épica, aparecem em um viés estético, reflexivo, e por um princípio da crítica das contradições neste espetáculo. E também, neste sentido, apresento algumas das diferenças aplicação sonoro-musical em O Pão e a Pedra (2016), não trabalhada apenas como estética pura.
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    Os elementos essenciais da Commedia Dell'arte no século XVI e na contemporaneidade.
    (2020) Hunzicker, Frederick Magalhães
    A Commedia dell´Arte é uma comédia de ofício, de profissão, e, com isso, tem seus elementos constitutivos. Através da análise matricial ponderamos os procedimentos de criação de um espetáculo de Commedia dell´Arte. Também, elencamos elementos de criação do ator, como a máscara, a improvisação e o roteiro de intrigas (canovaccio). Tanto a máscara quanto a improvisação dizem respeito ao trabalho do ator; já o roteiro (canovaccio) se relaciona com as ações do ator, a dramaturgia do ator. A expressividade pauta a técnica e o talento artístico com a pré‐expressividade, que seria aquilo que o ator prepara antes de interpretar a personagem. As propriedades populares da Commedia dell'Arte foram dadas pelo caráter carnavalesco, já que a cultura cômica popular da Idade Média, principalmente a cultura carnavalesca, conformava-se através de uma grande diversidade: festas públicas carnavalescas; ritos e cultos cômicos especiais; os bufões e tolos; gigantes, anões e monstros; palhaços de diversos estilos; a literatura paródica, etc. E por fim, no teatro oriental, a máscara surge conectada à dança ritual, enquanto no ocidente, está presente nos festejos populares ou ligada a alguma tradição religiosa.
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    Análise ativa e alvo : reflexão pedagógica expandida para o trabalho do ator sobre a peça e o papel.
    (2021) Lima, Daniela de Castro; Gomes, Ricardo Carlos; Gomes, Ricardo Carlos; Vássina, Elena; Albricker, Vinícius Assunção; Souza, Raquel Castro de
    A presente dissertação tem como tema o trabalho do ator no método da análise ativa, de Konstantin Stanislávski. Como objeto de estudo propomos uma interseção entre princípios e práticas do diretor russo Konstantin Stanislávski e do diretor inglês Declan Donnellan, apresentando uma reflexão pedagógica expandida para o trabalho do ator sobre a peça e o papel. A investigação partiu da seguinte questão norteadora: no contexto da análise ativa, de Stanislávski, como podemos delinear uma prática cênica a partir da utilização do alvo, de Donnellan, como elemento auxiliar dentro desse processo de análise? Para investigar e propor estratégias complementares para a criação do ator a partir do diálogo entre esses encenadores foi realizada uma revisão da literatura sobre o tema da análise ativa e uma revisão bibliográfica sobre Konstantin Stanislávski e sobre Declan Donnellan. A partir de uma análise comparativa dos procedimentos propostos pelos autores estudados, apresentamos como resultado um enriquecimento de possibilidades práticas para o trabalho do ator na análise ativa, em que o alvo, de Donnellan, é inserido no contexto do método de Stanislávski de modo a contribuir com o processo de estudo da peça e do papel por meio da (re)ação do ator.
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    Formação de público em Ouro Preto : contexto e convívio.
    (2020) Regenthal, Bruno Moraes; Gasperi, Marcelo Eduardo Rocco de; Oliveira, Letícia Mendes de; Gasperi, Marcelo Eduardo Rocco de; Oliveira, Letícia Mendes de; Magela, André Luiz Lopes; Valença, Ernesto Gomes
    A presente pesquisa tem o objetivo de analisar o contexto do teatro da cidade de Ouro Preto por uma perspectiva histórica, socioeconômica e cultural. O mote principal é a problematização da fruição do espectador à arte teatral e a formação de espectadores através de ações culturais dentro e fora do âmbito escolar. São colocadas em pauta estudos de caso de propostas desenvolvidas junto a escolas do município de Ouro Preto (ações no âmbito escolar) e em parceria com a Cia Lamparina – Teatro de Animação (ações fora do âmbito escolar), colaborando para o diálogo com pesquisas desenvolvidas que podem colaborar para a estruturação de uma formação de espectadores. Têm-se como resultado análises de casos e possíveis caminhos e metodologias que podem ser desenvolvidos junto à comunidade para o acesso linguístico e físico ao teatro e para a maximização da fruição das obras teatrais junto ao espectador. Entre a bibliografia abrangida pela pesquisa, estão autores referentes à mediação teatral, como Flávio Desgranges (2003) e Glauber Abreu (2015), pesquisadores ligados à produção cultural, como Rômulo Avelar (2013), filósofos com estudos que podem ser relacionados ao teatro, como Jorge Dubatti (2016) e Jorge Larrosa (2002), além de indicadores culturais e ações já desenvolvidas no município.
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    Ressonância de um mito : Antígonas no Século XX.
    (2020) Silva, Raíssa Palma de Souza; Maciel, Paulo Marcos Cardoso; Maciel, Paulo Marcos Cardoso; Barbosa, Tereza Virgínia Ribeiro; Bortolini, Neide das Graças de Souza
    Esta dissertação visa mostrar, através do estudo das reescritas de Antígona, algumas marcas da temporalidade cruzada na longa duração do texto teatral. Para isso, partimos da obra Antígona de Sófocles e passamos por outras retomadas do mito na Antiguidade e no princípio do século XX, comparando-as entre si. Em nosso primeiro capítulo, buscamos apresentar um pequeno panorama das versões antigas do Mito de Antígona através das obras: Os sete contra Tebas, de Ésquilo, Antígona de Sófocles e As Fenícias, de Eurípides, obras que enfocaram nossa personagem-matriz. O segundo capítulo é dedicado a nosso principal objeto de análise: duas reescritas de Antígona de Sófocles datando do início do século XX: Antigone d’après Sophocle de Jean Cocteau e Antigone, de Jean Anouilh. O terceiro capítulo trata dos procedimentos e técnicas utilizadas pelos autores franceses para constituírem suas reescritas, comparando-os igualmente com algumas reescritas para o português do Brasil sobre a interpretação sofocliana do mito. Através deste itinerário de longa duração, procuramos salientar, confrontando a fortuna crítica voltada ao estudo da reescrita de mitos antigos e sobre tradução, a ausência de um texto fundador ou ponto de partida fixador de uma versão original ou definitiva do mito.