IFAC - Instituto de Filosofia, Artes e Cultura

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Resultados da Pesquisa

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    Território da arte: intervenções artísticas e a construção de narrativas feministas na educação básica.
    (2024) Xavier, Dalila David; Prof. Dra. Neide das Graças de Souza Bortolini; neide.bortolini@ufop.edu.br; Dra. Ana Carolina Fialho de Abreu - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia Dr. Ernesto Gomes Valença - Universidade Federal de Ouro Preto Dra. Gláucia Maria dos Santos Jorge - Universidade Federal de Ouro Preto
    Esta pesquisa aborda o ensino da Arte entre questões feministas ao apontar mudanças potenciais de pensamentos e ações e teve o objetivo de refletir acerca de intervenções nas escolas públicas. A dissertação analisa, portanto, dois projetos artístico-pedagógicos realizados em escolas da zona rural da rede municipal de ensino de Ouro Preto - MG, a saber, Escola Municipal Benedito Xavier, situada no distrito de Glaura; e a Escola Municipal Aleijadinho, situada no distrito de Santo Antônio do Salto. O espaço escolar apresenta limitações físicas e orçamentárias, questões sociais e culturais de cada comunidade, condições adversas de trabalho docente, além de opressões reproduzidas socialmente. No contexto da pesquisa participante, o estudo buscou compreender possibilidades de transformação social por meio do ensino de Arte a partir de dois projetos artísticos de perspectiva feminista e antirracista realizados com discentes do Ensino Fundamental II: o Museu Aberto e o Programa Papo Reto. Os resultados das discussões mostraram que o território da Arte é capaz de romper com o silenciamento das vozes femininas ao conferir lugar de fala a suas protagonistas.
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    Obra de arte : Dasein e fenomenologia.
    (2023) Hernandes, Brenda Korczagin; Nachmanowicz, Ricardo Miranda; Nachmanowicz, Ricardo Miranda; Figueiredo, Virginia de Araújo; Souza, Guiomar Maria de Grammont Machado de Araújo
    O presente trabalho tem por objetivo compreender o pensamento de Martin Heidegger e sua visão da obra de arte a partir do ensaio A origem da obra de arte (1936), assim como o desdobramento de seu pensamento em relação aos parâmetros de Ser e Tempo (1927). Para isso, pretende-se evidenciar as bases para a reflexão ontológico-fenomenológica que se iniciam em ST e se realizam no ensaio de 1936. O objetivo da pesquisa é contribuir para a viabilização de acesso ao pensamento heideggeriano a respeito da temática do artístico.
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    Professor errante : outras narrativas erráticas no ambiente escolar.
    (2022) Holanda, Frаncisco Lаécio Аrаújo de; Gasperi, Marcelo Eduardo Rocco de; Gasperi, Marcelo Eduardo Rocco de; Ferreira, Inês Karin Linke; Peretta, Éden Silva
    Estа dissertаção аnаlisа o conceito de Errânciа (BERENSTEIN, 2012) e o аproximа dаs práticаs educаtivаs, mais precisamente da Pedagogia do Teatro. A ideia foi investigar а composição de umа perspectivа de arte contemporânea e sua relação com a proposta docente em artes, em especiаl nаs escolаs municipаis dаs cidаdes de Ouro Preto e Mаrinа (MG), durаnte а pаndemiа causada pelo Coronаvírus, entre os anos de 2020 e 2021. Logo, investigou-se cаrаcterísticаs errаntes, аtribuídаs à docência, entre diferentes cаmpos аrtísticos, ampliando suаs práticаs coletivаs de vivência em sаlа de аulа. А revisão dа literаturа se bаseou num horizonte multirreferenciаl, envolvendo conceitos e teoriаs de diferentes disciplinаs de áreаs do conhecimento distintаs, incluindo а Аrte, а Educаção, а Históriа e а Cаrtogrаfiа. Apаrecem em destaque autores como: Pаolа Berenstein Jаcques (2012), Pаulo Freire (2003), Guy Debord (1961) e Walter Benjamin (1981). Por fim, este processo teórico-prático demonstrа que o professor errаnte não é só um modo operаnte, mas sim, umа estrаtégiа de sobrevivênciа, onde se estаbelece zonаs de contаto e de conflito entre diversos modos de existir, de аtuаr, de vivenciаr а escolа e а sаlа de аulа.
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    Absurdo, arte e revolta em Albert Camus.
    (2020) Costa, Phabyo Laurenço da; Souza, Guiomar Maria de Grammont Machado de Araújo; Souza, Guiomar Maria de Grammont Machado de Araújo; Camerino, Luciano Caldas; Pimenta Neto, Olímpio José
    Este trabalho pretende avaliar, a partir de dois ensaios escritos por Albert Camus acerca do Mito de Sísifo e de O Homem Revoltado, como a aceitação e a revolta, determinam a condição do homem como absurda e permitem pensar a Arte e a Revolta (Metafísica) como superação do pensamento suicida e totalitário. Albert Camus verificou que o mundo se apresenta ao homem tanto como objeto de conhecimento, quanto como condição de vida e sobrevida. Aprofundando a análise sobre as obras citadas de Albert Camus, revela-se uma filosofia que perpassa a construção de uma teoria estética e uma filosofia da arte e que encontra na Revolta Metafísica, uma perspectiva de travessia do estado absurdo, da própria finitude do humano, para o estado de superação do sofrimento e insatisfação diante o sentimento de injustiça presentes no mundo. Uma Metafísica da Revolta é elaborada por Camus como único meio de alcance do conhecimento da essência do mundo e do homem. Desse modo, a Arte - Revolta Metafísica (tomada de consciência do homem da sua condição absurda) tornamse as únicas vias para a libertação do homem que conhece e encontra a si mesmo como sujeito desprovido de vontade de viver.
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    Experiência estética no museu contemporâneo em Theodor W. Adorno.
    (2020) Proença, Fernanda Gonçalves de Camargo; Guimarães, Bruno Almeida; Kangussu, Imaculada Maria Guimarães; Silva, Eduardo Soares Neves; Guimarães, Bruno Almeida
    Tomando o museu como alegoria da modernidade, a pesquisa busca evidenciar sua influência na experiência estética das obras que ele abriga, expressa na tensão entre a sistematização da cultura e o teor subversivo da arte, à luz da filosofia de Theodor W. Adorno. A pergunta que norteia a investigação é como a mediação do museu na recepção estética pode afetar o teor de verdade das obras de arte, com ênfase na sua instrumentalização pela indústria cultural e, em contrapartida, o papel do pensamento crítico na atualização do potencial emancipatório da arte institucionalizada.