IFAC - Instituto de Filosofia, Artes e Cultura

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Resultados da Pesquisa

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    Afroperspectividades acerca do Teatro Negro Contemporâneo em Belo Horizonte.
    (2023) Silva, Giovany de Oliveira; Maciel, Paulo Marcos Cardoso; Maciel, Paulo Marcos Cardoso; Alexandre, Marcos Antônio; Baumgartel, Stephan Arnulf
    A pesquisa “Afroperspectividades acerca do Teatro Negro Contemporâneo em Belo Horizonte” foi desenvolvida junto ao PPGAC/UFOP, com fomento da FAPEMIG e tendo como orientador o Prof. Dr. Paulo Marcos Cardoso Maciel. Neste processo, buscam-se perspectivas afrocentradas para a reflexão acerca dos fazeres teatrais negros na contemporaneidade e mais especificamente em Belo Horizonte. Partindo da Filosofia Afroperspectivista, buscam-se entendimentos enegrecidos acerca de dois espetáculos belorizontinos, “In Sã O Universo do Rosário em Nós” e “Estranha Fruta”, das companhias União Performática Pessoas da Pessoa e Morro Encena respectivamente. A análise das espetacularidades face aos princípios da filosofia afroperspectivista, permitirá o aporte de novos entendimentos para a crítica teatral e a história do teatro negro em Belo Horizonte, sobretudo, na contemporaneidade. Na dissertação, buscou-se compreender que aspectos compõem as escolhas estéticas e políticas desses trabalhos e onde, neles, residem elementos afroperspectivizados. Compreender a maneira como esses signos se rearranjam em imagens e metáforas, é parte da procura por um aprofundamento das compreensões da Estética da Atitude e da Poética da Negrura rumo a uma afroperspectividade nas formas de pensar teatro. O que implica necessariamente na revisão da bibliografia da área e a aproximações entre conceitos da afroperspectividade com os de outras searas, como Ecologia Decolonial, Quilombismo, Tempo Espiralar, Fissura e Fabulação, Corpo Negro Pulsante, Afrofuturismo, dentre outros. Esse arranjo epistêmico encaminha ao encontro de metáforas de água presentes nos trabalhos aqui analisados e em outros textos e espetáculos da cena negra contemporânea em Belo Horizonte.
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    Crenças de coordenação e a impenetrabilidade da crise ambiental.
    (2022) Gonçalves, Vinícius; Cardoso, Guilherme Araújo; Noronha, Daniel de Luca Silveira de; Cardoso, Guilherme Araújo; Noronha, Daniel de Luca Silveira de; Petterson, Bruno Batista; Segundo, Luiz Helvécio Marques
    Os problemas ambientais gerados pelo comportamento das sociedades humanas foram identificados há mais de dois séculos, quando se notou que uma demanda irrestrita não é condizente a um sistema limitado pelas leis ecológicas. Esta crise ambiental se perpetua pois não há uma coesão quanto ao seu reconhecimento, não havendo um consenso em como a enfrentar. As pesquisas que apontam sua gravidade são rebatidas por argumentos que negam sua existência, os representantes destes argumentos negacionistas são impenetráveis aos fenômenos que a comprovem. Desta forma, a crise ambiental continua a se agravar, a resistência presentes em certos grupos socioculturais está incrustada no próprio comportamento destes; já que a permanência de determinados hábitos nocivos ao ambiente, demonstram estar além das possibilidades de mudança, disponíveis pelo avanço tecnológico e científico da sociedade atual. A intencionalidade compartilhada proposta por Michael Tomasello, é uma capacidade cognitiva unicamente humana e compõe sua teoria da evolução social, ela determina os mecanismos de cognição social que emergiram durante a história evolutiva humana, estes possibilitaram a produção, acúmulo e a transmissão de cultura. Dentro deste contexto evolutivo os argumentos negacionistas são observados sob uma nova perspectiva, mediante sua eficiência em explorar as crenças que coordenam determinados grupos. Derivadas da intencionalidade compartilhada, as crenças de coordenação são um dos principais fatores para o surgimento da organização social, assim elas apresentam um potencial para uma nova aproximação do problema da crise ambiental que se enraíza na forma com que os seres humanos se relacionam entre si, em relação ao seu grupo sociocultural, e também com seu ambiente.
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    Caderno de Resumos do XIV Encontro Nacional de Pesquisa em Filosofia - ENPF.
    (2023) Figueiredo, Cristina de Oliveira; Santos, Lucas de Assis Sena; Lucas, Yasmin do Rego
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    Espelho do trágico : uma leitura de Édipo e Hamlet em Kierkegaard.
    (2022) Araújo, Fernanda Carvalho; Souza, Guiomar Maria de Grammont Machado de Araújo; Souza, Guiomar Maria de Grammont Machado de Araújo; Culleton, Alfredo Santiago; Pimenta Neto, Olímpio José
    Segundo Kierkegaard, por mais que o mundo tenha mudado, o trágico antigo perdura no trágico moderno. A questão fundamental reside entre a livre escolha e a aceitação do destino, isto é, entre o Indivíduo e o Geral. O elemento comum entre os modos do trágico é a culpa, cujo desenvolvimento faz-se presente nos personagens Édipo e Hamlet: o primeiro representa o trágico antigo, e o segundo o trágico moderno. A leitura comparada dessas tragédias, partindo do pressuposto que ambos os heróis estão conectados pelo conceito de culpa, sustenta a tese kierkegaardiana segundo a qual a colisão entre estes dois mundos – antigo e moderno – têm algo em comum: o trágico. No entanto, a culpa em Édipo é indubitavelmente estética, e em Hamlet, o paradigma do homem moderno, a culpa tende a ser ética. O objetivo desta pesquisa é desenvolver estes dois tipos de culpa trágica a partir da leitura que Kierkegaard faz do fenômeno trágico, defendendo a ideia de que a culpa em Hamlet é estética.
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    Caderno de resumos do XIII Encontro Nacional de Pesquisa em Filosofia - ENPF.
    (2022) Figueiredo, Cristina de Oliveira; Lucas, Yasmin do Rego
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    Caderno de resumos do XII Encontro Nacional de Pesquisa em Filosofia - ENPF
    (2021) Andrade, Vitor Douglas de; Lucas, Yasmin do Rego
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    Racionalidade e empatia : altruísmo eficaz e impacto positivo no mundo.
    (2021) Bompan, Tiago Lucas João Elis de Andrade; Alves Júnior, Douglas Garcia; Alves Júnior, Douglas Garcia; Cardoso, Guilherme Araújo; Bonella, Alcino Eduardo
    Em um artigo publicado na década de 70, o filósofo australiano Peter Singer defende que temos a obrigação moral de ajudar os menos favorecidos. O argumento apresentado por Singer pode ser interpretado da seguinte forma: o sofrimento e a morte decorrentes da falta de comida, assistência médica e moradia são ruins; se podemos evitar que essas coisas ruins aconteçam, sem que para isso seja preciso sacrificar coisa alguma de importância comparável, então devemos fazê-lo; se não fizermos estamos a agir mal. Fortemente influenciado por esse argumento um grupo de jovens, composto em sua grande maioria por universitários americanos e britânicos, iniciou um movimento conhecido como Altruísmo Eficaz. O movimento baseiase em uma ideia simples; devemos, por meio da racionalidade, tentar reduzir o sofrimento no mundo. O objetivo desta pesquisa é avaliar a cogência argumentativa do Altruísmo Eficaz e seus desdobramentos ao considerar que a racionalidade é um instrumento mais eficaz do que a empatia quando queremos fazer do mundo um lugar melhor.
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    Teísmo aberto : uma proposta de resolução para o problema da presciência divina versus o livre-arbítrio humano.
    (2020) Batista, Cristiano Dutra; Miranda, Sérgio Ricardo Neves de; Oliveira, Luis Renato Gouvea de; Miranda, Sérgio Ricardo Neves de; Oliveira, Luis Renato Gouvea de; Portugal, Agnaldo Cuoco
    Este trabalho tem o objetivo de apresentar a teoria do Teísmo Aberto como opção de resolução para o problema filosófico do conflito entre o atributo divino da presciência e o livre arbítrio humano. A escolha por essa solução e não outra deve-se a sua relevância e atualidade. Para tanto, apresentará as bases teóricas para o desenvolvimento do debate que consiste na apresentação das principais teorias sobre os conceitos-chave que serão trabalhados, a saber: a natureza de Deus e seus atributos, sua relação com o homem e a criação e sua providência. Uma vez feita essa contextualização, apresentará o problema e a respectiva tentativa de solução para ele de duas visões concorrentes. A primeira, chamada de “Presciência Simples”, admite que não há conflito entre presciência divina e livre arbítrio com base no princípio de necessidade acidental. A segunda, chamada de “Molinismo”, compatibiliza a presciência divina com o livre-arbítrio com base no conhecimento de Deus acerca dos contrafactuais. Em seguida, dedicará um capítulo inteiro a apresentação do Teísmo Aberto. Com base nessa última teoria será feita a crítica às outras duas anteriores. Concluirá que, em comparação com as teorias apresentadas, o Teísmo Aberto comprova ser filosoficamente superior às teorias concorrentes.
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    A alteridade na prosaística de Bakhtin.
    (2018) Nunes, Hugo Ferreira; Souza, Guiomar Maria de Grammont Machado de Araújo; Freitas, Romero Alves; Souza, Guiomar Maria de Grammont Machado de Araújo; Culleton, Alfredo Santiago; Maciel, Emílio Carlos Roscoe
    Foi investigado o livro de Bakhtin Problemas da Poética de Dostoievski (2010) no qual Bakhtin detecta que, o equívoco da visão dos críticos literários em relação as obras de Dostoievski, se deve às suas concepções monológicas utilizadas como método de investigação, que não permitiram enxergar a criação polifônica de Dostoievski. No segundo capítulo foi analisado os equívocos cometidos pelos críticos literários em relação às obras de arte em geral e em relação às obras de Dostoievski. Ainda neste capítulo foi apresentada a palavra bivocada, ícone representante das múltiplas vozes e a alteridade, entendida como referência no processo de singularização do autor, personagens, leitores e críticos. No terceiro capítulo foi averiguada a visão excedente que complementa, de forma única, a relação do mesmo com o outro, ampliando a visão daqueles que participam da prosa.
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    O diálogo entre filosofia e pintura em Merleau-Ponty.
    (2017) Soares, Tiago Nunes; Furtado, José Luiz; Furtado, José Luiz; Ferraz, Marcus Sacrini Ayres; Takayama, Luiz Roberto
    O objetivo é explorar o diálogo e as convergências que se estabelecem entre a filosofia e a arte pictórica a partir das reflexões de Merleau-Ponty. Para cumprir essa tarefa nos dedicamos ao estudo de três ensaios do filósofo dedicados à pintura, a saber, A dúvida de Cézanne, A linguagem indireta e as vozes do silêncio e O olho e o espírito. Para tratar do tema foi oportuno situar o projeto merleau-pontyano diante do problema da crise da razão para apontarmos sua proposta de superação da mesma e mostrar o lugar que a pintura ocupa nessa empreitada.