IFAC - Instituto de Filosofia, Artes e Cultura

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Resultados da Pesquisa

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    A violência e a morte na cena contemporânea : limites da visibilidade.
    (2018) Pontes, Carlos Frederico Bustamante; Silva, Carlos Alberto Ferreira da; Oliveira, Letícia Mendes de; Gasperi, Marcelo Eduardo Rocco de
    A proposta deste texto é analisar processos artísticos no teatro e no cinema nos quais os temas da violência e da morte aparecem como elementos propulsores paraconstruções criativas, ritualísticas e estéticas. Sendo assim, este trabalho pretende analisar situações acerca de imagens que a violência e a morte proporcionam em diferentes esferasda criação artística. Ora vista como tabu pela sociedade contemporânea que tenta afastá-la do meio social, ora veiculada pelo ângulo sensacionalista da mídia, o tema da morte será visto aqui em diferentes camadas de representação. Já as cenas da violência no mundo contemporâneo, estas se espalham pelas telas do cinema,da televisão e se multiplicam nas demais telas dos dispositivos tecnológicos atuais. Imagens e cenas que exploram cada detalhe de diferentes atos de violênciasão repetidas e compartilhadas continuamente.
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    Gestos performativos como atos de resistência : corpas-monstro na cena contemporânea.
    (2019) Amorim, Frederico Levi; Pereira, Elvina Maria Caetano; Pereira, Elvina Maria Caetano; Castanheira, Ludmila de Almeida; Gasperi, Marcelo Eduardo Rocco de
    Esta dissertação tem por objetivo analisar e refletir sobre os entrecruzamentos entre arte e vida em criações de artistas LGBTTQI-+ sob uma perspectiva T: na performance e, principalmente, na criação de espaços de encontro e [re]existência. Suas vivências como artistas estão diretamente atreladas às suas corpas dissidentes. Para essa análise, levanto alguns saberes decoloniais, partindo das construções artísticas e teóricas constantes nas criações de artistas trans contemporâneas latino-americanas, tais como a performer, cantora e escritora argentina Susy Shock, que se reconhece como uma ‘artista trans sudaca’: "Eu sou um monstro, que os outros sejam o normal!". Lanço um olhar para a cena trans contemporânea no Brasil, partindo das sujeitas das histórias e ações para observar tanto aspectos estéticos quanto políticos que compõem uma perspectiva transfeminista de fazer e pensar a arte, buscando pontos que possam também dialogar com minhas produções artísticas. Em especial as ações propostas por Juhlia Santos, artista, mulher Trans, negra; Jota Mombaça, artista, bicha não-binária, negra, nordestina e pela Academia Transliterária, agrupamento sediado em Belo Horizonte. Finalmente, reflito sobre meu processo criativo e sobre os espaços de fazer artístico que criamos a partir de encontros em Ouro Preto até chegar no que hoje chamamos de coletiva Queerlombo. Desse modo, busco indicar alguns procedimentos e sua relação com esses espaços, para observar suas implicações políticas na minha própria experiência como pessoa em trâns-ito.
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    Ficcionalização do fato real noticiado : processo de criação teatral a partir de notícias.
    (2019) Carvalho, Bruno Quiossa; Oliveira, Letícia Mendes de; Oliveira, Letícia Mendes de; Dias, Juarez Guimarães; Gasperi, Marcelo Eduardo Rocco de
    O presente estudo, denominado "Ficcionalização do Fato Real Noticiado: processo de criação teatral a partir de notícias", visa a pesquisa sobre o processo da construção cênica no teatro contemporâneo a partir de elementos gerados pelo real factual jornalístico. Partindo da interlocução entre duas áreas de conhecimento, o teatro e o jornalismo, pretende-se com essa pesquisa investigar e explicitar um processo de criação da cena contemporânea que busca, nos fatos reais noticiados produzidos pelos meios de comunicação, alimento para a construção cênica. O estudo do real e da ficção no teatro, bem como na comunicação, são o norte deste trabalho que busca descrever dois processos de criação vividos pelo pesquisador: o primeiro, na criação do espetáculo "Estação dos Passageiros Invisíveis" (2014); o segundo na criação do espetáculo teatral "Terra sem acalanto" (2018). Ambos os processos partem de fatos noticiados que servem de base para a construção dos mesmos. A presente pesquisa visa descrever metodicamente como esses processos de criação se deram na prática, criando um sistema de criação cênica a partir do real noticiado.
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    A sala de ensaio : o espaço informe do ator na criação teatral.
    (2018) Lopes, Nícolas Corres; Oliveira, Rogério Santos; Ferracini, Renato; Maciel, Paulo Marcos Cardoso; Oliveira, Rogério Santos
    Esta dissertação discorre sobre o processo Corpoalíngua, vivido junto ao N3PS (Nômades permanentes pesquisam e perfomam), onde observo a prática que realizamos do Teatro Desessência de Clarissa Alcantara, em diálogo com os pensamentos de Antanin Artaud, Guilles Deleuze, Félix Guattari e Cassiano Quilici a cerca do corpo sem órgãos. Esta sala de ensaio como processo se abre para pensarmos, arte e vida, ator e homem cotidiano não mais como lugares determinados, mas como multiplicidades e atravessamentos. A ruptura do que é posto como molde sobre os corpos é capaz de nos colocar em constante movimento de reinvenção, operando revoluções.
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    O(a) espectador(a) nos trilhos da emancipação : práticas de mediação teatral com estudantes da Educação de Jovens e Adultos.
    (2018) Pereira, Ana Amaral Nunes; Pinto, Davi de Oliveira; Pinto, Davi de Oliveira; Carvalho, Flavio Augusto Desgranges de; Bortolini, Neide das Graças de Souza
    A pesquisa realizada objetivou trabalhar a emancipação de estudantes de duas turmas da EJA de uma escola municipal em Ouro Preto - MG por meio da mediação teatral de uma leitura dramática. Fez-se uma revisão bibliográfica sobre mediação teatral e emancipação. Com base em dados recolhidos ao longo de um período inicial de observação da escola enquanto espaço físico e instituição de ensino, planejaramse, executaram-se e analisaram-se ações mediadoras pré, durante e pós-espetáculo. Os dados foram registrados por meio de anotações da pesquisadora, trabalhos escritos feitos pelos (as) participantes, gravações em áudio e fotografia. A interpretação dos dados obtidos levou a concluir que, mesmo que o teatro seja um conhecimento pouco trabalhado na escola parceira, a exemplo de quase todas as escolas públicas brasileiras; ainda que apresentações da arte teatral não estejam tão presentes quanto deveriam na programação cultural da cidade de Ouro Preto; embora haja ainda uma distância entre a produção artística do Departamento de Artes Cênicas da Universidade Federal de Ouro Preto e a comunidade ouro-pretana; a despeito de não ter sido possível contar com uma estrutura que possibilitasse a saída das duas turmas para ir ao teatro; em que pesem todos esses obstáculos, foi possível desenvolver um processo de mediação teatral perpassada pela busca da emancipação que, até certo ponto, instrumentalizou e sensibilizou os (as) estudantes e a professora com relação ao teatro e ao posicionamento do (a) cidadão (ã) no que se refere a si mesmos (as), aos (às) demais cidadãos (ãs) e ao complexo contexto que enfrentam no seu dia a dia.
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    Caminhos da mediação teatral : refletindo sobre práticas com estudantes de licenciatura em pedagogia da Universidade Federal de Ouro Preto.
    (2018) Pereira, Emerson Fernandes; Pinto, Davi de Oliveira; Ferreira, Melissa da Silva; Pinto, Davi de Oliveira; Oliveira, Letícia Mendes de
    A pesquisa aqui registrada objetivou investigar possibilidades de aproximar espectador e espetáculo teatral de modo significativo, ou seja, feito de tal modo que gerasse interesse em continuar fruindo teatro enquanto uma das modalidades de atividade cultural passíveis de integrarem o cotidiano dos espectadores participantes. Inspiradas numa perspectiva metodológica de pesquisa-ação, as práticas de mediação teatral feitas com estudantes de duas turmas de Licenciatura em Pedagogia do Departamento de Educação do Instituto de Ciências Humanas e Sociais da Universidade Federal de Ouro Preto, em Mariana - MG, possibilitaram levantar dados a partir dos quais se fez uma reflexão cuidadosa, a qual se pautou na preocupação constante com a valorização da voz de cada estudante/espectador e com a instigação de sua singularidade criativa. As análises levaram a vislumbrar o potencial que a mediação teatral tem de valorizar o cidadão na progressiva aquisição de competências e habilidades para exercer com alegria essa função tão essencial à arte do teatro: o espectador. Nessa perspectiva, destacam-se as propostas concretas de mediação teatral descritas, as quais foram utilizadas no âmbito da formação inicial de professores – no caso, pedagogos (as) – o que adquire especial relevância dado que esses são, na maioria das vezes, os primeiros mediadores a tentar diminuir a distância ainda predominante entre a população brasileira que se encontra nas escolas e a apropriação do teatro como um bem cultural acessível a todos.
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    Fluxo-frame: o vídeo e a cena : relatos de experiências com o Agrupamento Andar7.
    (2018) Ramim, Luciana; Oliveira, Aline Mendes de; Leite, Marcelo Denny de Toledo; Oliveira, Aline Mendes de; Valença, Ernesto Gomes
    O presente trabalho busca descrever e compreender experimentos de arte contemporânea que fazem uso do vídeo em cena. As obras aqui discutidas apresentam hibridismos entre a linguagem do vídeo e as diferentes linguagens que envolvem o corpo e a presença: teatro, performance, videoarte, videoinstalações , experiências imersivas e interativas, intervenções urbanas e procedimentos relacionais. Como forma de abordar o tema, é traçado um panorama histórico e tecnológico, com alguns exemplos de obras que experimentam as interfaces entre vídeo e cena na história da arte. Em seguida, são apresentados e discutidos alguns procedimentos criativos experimentados durante a trajetória de produção e pesquisa do Agrupamento Andar7, coletivo multimídia que desenvolve trabalhos em diferentes linguagens e suportes, em busca de uma cena híbrida e tecnológica. Por fim, são discutidos alguns conceitos que estão relacionados às práticas de intersecção entre vídeo e cena.
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    Arte como saúde : crítica, clínica e o povo que falta.
    (2016) Silva, Cíntia Vieira da
    O artigo se propõe a comentar o texto “A arte da crítica: conversa entre um ator japonês e um crítico brasileiro”, de Patrick Pessoa. Como foi escrito para ser apresentado em um encontro do GT de Estética, cujo funcionamento supõe que os participantes tenham acesso ao texto comentado antes do evento, procurou-se evitar repetir excessivamente o que o texto apresenta, já que ele é bastante claro. Em lugar de explicar as ideias ali desenvolvidas, ou discuti-las, o artigo se construiu em diálogo com elas, procurando pensar as questões que Patrick Pessoa elabora numa perspectiva diferente da sua. Em suma, o artigo apresenta o conceito deleuziano de crítica, mostrando como ele pode esposar a “arte da crítica” reivindicada por Pessoa.
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    Contribuição para uma nova leitura do texto teatral.
    (2000) Nova, Vera Casa; Pereira, Elvina Maria Caetano
    Esse artigo apresenta uma proposta de leitura que tem como base os princípios teóricos da Análise do Discurso c da Semiótica Teatral. Parte da distinção entre teatro, literatura dramática e teoria teatral e vê como objeto da crítica teatral, por sua estreita relação com a literatura, aquilo que denominamos literatura dramática. O teatro proposto por Grotowski é visto como um conceito em cena, na relação entre o ator e o espectador, mediada ou não por um texto. A partir da discussão levantada por Searle sobre o estatuto lógico do discurso ficcional, dois importantes conceitos são definidos: o de teatro de representação eo de teatro de atuação.
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    Eles não usam Black-Tie : a forma como conteúdo histórico-ideológico.
    (2010) Nosella, Berilo Luigi Deiró
    O presente artigo analisa comparativamente a peça Eles não usam black-tie, de Gianfrancesco Guarnieri (1958) e o filme homônimo (1981) com direção de Leon Hirszman. Demonstramos que há uma dicotomia no texto de Guarnieri que se equilibra na configuração da forma interna da peça teatral e, verificamos que, na transposição da linguagem teatral para a linguagem cinematográfica, e pelas opções da adaptação em momentos diversos de nossa história política, essa balança se desequilibra. Desta forma, percebemos como, a partir de nossa matéria estética, podemos compreender o nosso devir histórico.