IFAC - Instituto de Filosofia, Artes e Cultura

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    Organicismo musical a partir do juízo teleológico kantiano.
    (2022) Souza, Demétrius Alexandre da Silva; Nachmanowicz, Ricardo Miranda; Nachmanowicz, Ricardo Miranda; Vieira, Vladimir Menezes; Assumpção, Gabriel Almeida
    O objetivo principal deste trabalho é propor a utilização do juízo teleológico de Kant – tal como apresentado na Crítica da faculdade de julgar (1790) – enquanto ferramenta conceitual para compreensão da obra musical entendida como objeto estético autônomo no interior do paradigma organicista. Para tanto, pareceu-nos necessário, em primeiro lugar, analisar a filosofia da música kantiana e averiguar suas afinidades com o discurso da autonomia da música. Em segundo lugar, acompanhamos de um ponto de vista histórico e conceitual, a transição da heteronomia à autonomia musical. E, por fim, apresentamos o pensamento de Kant sobre teleologia e organismo contidos na obra supracitada com vistas a explicitar alguns de seus pormenores técnicos e também com vistas à abertura provocada pela aplicação destes conceitos em áreas diversas daquelas nas quais o filósofo efetivamente as aplicou. A realização deste itinerário nos permitiu mobilizar elementos teóricos suficientes para sustentar nossa proposta: as propriedades de uma finalidade interna, bem como a de um força formativa – características distintivas dos seres organizados – podem ser transferidas para a obra musical mediante o recurso heurístico da analogia e fornecer assim, uma modo de pensar a autonomia da música na sua estreita relação com o organicismo ao mesmo tempo em que é coerente com as exigências da filosofia crítica e com o testemunho histórico. Concluímos que, se a filosofia da música kantiana não compreende a música como obra autônoma e, em certo sentido, não a compreende como bela arte, a teoria dos organismos e do juízo teleológico deste autor, dada a convergência histórica das noções de autonomia e organicidade, oferece subsídios para que possamos compreendê-la como tal.