IFAC - Instituto de Filosofia, Artes e Cultura
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Item Corpo desembestado : relações entre teatro, literatura e filosofia.(2016) Silva, Matheus; Dias, Luciana da Costa; Pedron, Denise Araújo; Oliveira, Aline Mendes deEssa dissertação discorre sobre os conceitos de “devir-animal” e “blocos de sensações – perceptos e afectos” – dos filósofos Gilles Deleuze e Félix Guattari, correlacionando-os com as produções artísticas almejadas pelo Teatro da Crueldade, de Antonin Artaud, e do romance “As ondas”, de Virginia Woolf, bem como as ações na arte da performance que realizo no N3Ps e no Obscena agrupamento. Tais conceitos deleuze-guattarianos, através de um método cartográfico, são instrumentos de intensificação de uma prática que liberta o corpo de uma lógica dominante e o leva para lugares não conhecidos, selvagens e impessoais, produzindo um “corpo desembestado”. Através destas transversalidades, é possível pensar a arte da performance e o Teatro da Crueldade enquanto práticas processuais inventivas que não se prendem a limites fronteiriços entre pensamento e corpo. Ao investigar seus blocos de afectos e perceptos, os corpos podem ultrapassar seus contornos, diluindo a fronteira entre arte e vida. Através do movimento migratório entre homem e animal, este corpo é capaz de tornar expresso sensações não-ditas, a ir além dos signos, ao encontro das coisas em seu estado provisório, afirmando a vida em sua potência produtiva.