IFAC - Instituto de Filosofia, Artes e Cultura
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Item O ator-dramaturgo : perspectivas e procedimentos entre autoralidade e cena.(2019) Pires, Felipe Moratori; Oliveira, Letícia Mendes de; Oliveira, Letícia Mendes de; Rojo de la Rosa, Sara del Carmen; Cavalcante, Alex Beigui de Paiva; Fahrer, Lucienne GuedesEsta dissertação, denominada O ator-dramaturgo: perspectivas e procedimentos entre autoralidade e cena, tem como principal objetivo a investigação da fusão, ou fronteira, das funções “dramaturgia” e “atuação” em processo de criação para teatro. Para isso, são desenvolvidas discussões acerca da crise do gênero dramático, suas aproximações com a crise do próprio gesto de escrever e a emergência da corporeidade, tendo como ponto de partida a virada epistemológica do século XIX. As discussões sobre o conceito de escrita, e sua crise no contexto contemporâneo, são realizadas a partir da filosofia crítica de Vilém Flusser, que permite reflexões que tensionam a natureza unidimensional da escrita em contraste com a natureza quadridimensional da cena teatral. A compreensão do trabalho do ator nestadissertação é norteada pelas teorias de Jersy Grotowski, cujo legado se atualiza no Brasil por meio dos estudos de Luis Otávio Burnier e o grupo que fundou, o Lume Teatro, compreensão que propõe o ator como criador, o centro psíquico e físico da sua própria arte, e, sobretudo, elaborador da sua própria dramaturgia. Os tensionamentos teóricos sobre escrita e imagem nos procedimentos de composição cênica, junto às perspectivas das poéticas do corpo, são observados no processo de criação do espetáculo “Terra sem Acalanto”, da companhia Sala de Giz, de Juiz de Fora (MG). O espetáculo em questão é objeto de pesquisa prática no qual o autor exerceu as funções de dramaturgismo e atuação.