IFAC - Instituto de Filosofia, Artes e Cultura
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Item Um guia para a filosofia trágica.(2021) Pimenta Neto, Olímpio JoséPretendo sumariar o principal das ideias de Roberto Machado a respeito da filosofia trágica de Nietzsche revisitando Nietzsche e a verdade, mas, principalmente Zaratustra: tragédia nietzschiana. Indicarei como o intérprete articulou uma visão de conjunto do pensamento estudado em que seus aspectos mais difíceis—por exemplo, a composição teórica e poética entre eterno retorno e vontade de potência nos termos desafiadores do livro Assim falou Zaratustra—foram esclarecidos de maneira consistente, legando ao público uma via de acesso autorizada e estimulante às contribuições nietzschianas para a História da Filosofia e para a Filosofia ela mesma. Rendo homenagem ao mestre recém desaparecido acrescentando ao relato breves notícias da convivência de anos havida entre nós.Item Filosofia como forma de vida : variações sobre o tema a partir de Nietzsche e Sócrates.(2020) Pimenta Neto, Olímpio JoséBusca-se, a partir do exame dos compromissos existenciais implicados pela prática filosófica dos dois pensadores, estipular uma série de convergências entre ambos. Porque tal associação parece improvável, se se tem em vista o combate dado por Nietzsche a formulações substantivas do repertório filosófico tradicional talvez autorizadas por Sócrates, importará oferecer ao final um balanço da reflexão também quanto a isso.Item Como devemos viver? : duas formulações do tema a partir do livro i da “República”.(2019) Pimenta Neto, Olímpio JoséTendo o Livro I da “República” de Platão como seu horizonte de referência, este artigo pretende, enquanto apresenta sumariamente as posições defendidas por Sócrates e Trasímaco sobre a justiça, examinar suas principais implicações para nós, no sentido de estabelecer algumas pistas sobre como responder à pergunta feita em seu título, a saber, “como devemos viver?”.Item O exemplo de Sócrates.(2019) Pimenta Neto, Olímpio JoséUm tópico de interesse permanente em relação a Sócrates é a determinação dos melhores termos para o entendimento da articulação entre sua vida e sua prática filosófica. O presente artigo busca ensaiar uma discussão introdutória desta questão. Nesse sentido, parte-se de uma restituição, em largos traços, do testemunho das três principais fontes diretas, avança-se daí até algumas formulações atuais centradas no tema do exame para, por último, considerar a matéria à luz da morte de Sócrates e dos desdobramentos que seu exemplo quanto a isso ensejou, já no âmbito das escolas helenísticas.Item Por um classicismo dionisíaco : Nietzsche e a literatura.(2014) Pimenta Neto, Olímpio JoséProcuramos mostrar como a reflexão nietzschiana sobre a literatura orienta-se por um classicismo dionisíaco, entendido como uma disposição afirmativa a favor da existência continuamente ligada à questão da forma.Item Nietzsche e a arte de decifrar enigmas : treze conferências europeias.(2015) Pimenta Neto, Olímpio JoséItem Arte e conhecimento em Nietzsche.(2001) Pimenta Neto, Olímpio JoséEste artigo pretende analisar aspectos concernentes ao problema do conhecimento, da racionalidade e da verdade, em Nietzsche, visando à composição de um painel no qual a arte inscreva-se como elemento necessário. A distinção entre “a arte das obras de arte” e atividade ou atitude artística introduzida por Nietzsche em Humano demasiado humano aparece como pano de fundo da análise.Item Observações sobre a honestidade intelectual em Nietzsche.(2010) Pimenta Neto, Olímpio JoséItem Lendo Nietzsche à luz do futebol.(2004) Pimenta Neto, Olímpio JoséA autor toma o futebol como um campo fértil para refletir valores da filosofia de Nietzsche, fundamentalmente aqueles que oporiam o futebol arte, produto dos senhores, com seus craques, suas jogadas geniais e vocação para o ataque, ao futebol de resultados, do homem comum, com ênfase em volantes de marcação, estratégias que jogam pelo regulamento, esquemas táticos baseados no contra-ataque.Item O cultivo da arte do estilo.(2008) Pimenta Neto, Olímpio JoséEm uma das passagens da obra publicada em que se refere de modo mais direto à questão do estilo, Nietzsche oferece indicações bastante precisas sobre o significado de sua própria arte do estilo. Retomando as seções iniciais de “Ecce Homo”, interessa-nos reconstruir o percurso, simultaneamente argumentativo e narrativo, que avaliza as considerações do filósofo sobre o tema, buscando evidenciar os nexos indissolúveis que articulam as dimensões epistêmica, moral e artístico-estética de seu pensamento.