IFAC - Instituto de Filosofia, Artes e Cultura

URI permanente desta comunidadehttp://www.hml.repositorio.ufop.br/handle/123456789/635

Navegar

Resultados da Pesquisa

Agora exibindo 1 - 8 de 8
  • Item
    Esboços de uma corporeidade decolonial na dança moderna africana de Germaine Acogny.
    (2022) Azevedo, Thais Lopes Santos de; Peretta, Éden Silva
    O presente artigo tem como objetivo central percorrer fragmentos da história de vida da dançarina e coreógrafa senegalesa Germaine Acogny, bem como alguns dos princípios de sua dança moderna africana, para problematizar a sua arte colocando-a em diálogo com dimensões do pensamento crítico e decolonial contemporâneo. Neste cruzamento teórico, emergem significativas questões (micro)políticas com as quais torna- se possível delinearmos esboços de uma corporeidade decolonial.
  • Item
    Dança e biopolítica : notas sobre uma vida nua.
    (2022) Lemos, Gabriely Mara; Peretta, Éden Silva
    Este artigo busca colocar em diálogo alguns conceitos trabalhados pelo filósofo italiano Giorgio Agamben e o espetáculo de teatrodança Zoé - restos de uma vida nua (2018), do coletivo Anticorpos - Investigações em Dança (UFOP). Neste sentido, evidencia-se que as noções de Vida Nua e de Resto figuram como elementos centrais no processo de criação coreodramatúrgica da obra, propondo um potente encontro entre princípios do pensamento político agambeniano e matrizes poéticas da dança butô.
  • Item
    Memórias de uma arte indigente.
    (2021) Peretta, Éden Silva; Gomes, Ricardo Carlos
  • Item
    Diásporas do corpo de carne.
    (2019) Peretta, Éden Silva
  • Item
    Presença e inacabamento : aproximações entre a dança e o pensamento crítico de Paulo Freire.
    (2019) Peretta, Éden Silva
    O presente ensaio busca gerar zonas de intersecção entre dimensões centrais do pensamento do revolucionário educador brasileiro Paulo Freire, protagonista da Pedadogia do Oprimido, e alguns procedimentos contemporâneos de criação no campo da dança. Essas sobreposições permitem assim o desenho de uma perspectiva crítica que fundamenta outras relações possíveis entre o corpo e a sociedade, ao reivindicar uma corporeidade fluida, politizada e historicizada. A investigação do gesto e da materialidade do corpo na dança, colaboram assim para uma problematização dos paradigmas fundamentais de nossas sociedades modernas ocidentalizadas.
  • Item
    L'anticorpo di Hijikata Tatsumi.
    (2012) Peretta, Éden Silva
  • Item
    Potências da carne, poesias do corpo.
    (2013) Peretta, Éden Silva
    A dança Butô apresentou para o mundo ocidental intrigantes métodos de construção da presença cênica, contaminando de forma contundente os processos de treinamento de atores e dançarinos. Mas para, além disso, o percurso de investigação arqueológica da materialidade do “corpo de carne”, colocado em movimento por essa dança, pode também nos apresentar interessantes matrizes para repensarmos radicalmente a educação do corpo, justamente na fricção entre carne, poesia e política.
  • Item
    Corporeidade crítica.
    (2012) Peretta, Éden Silva
    O presente artigo parte de uma problematização da histórica concepção de corpo que sustenta hegemonicamente as reflexões e práticas propostas pela área de Educação Física, tentando assim desestabilizá-la com o auxílio de alguns conceitos oferecidos pela antropologia médica crítico-interpretativa. Desta forma, procura contribuir com a discussão epistemológica sobre a educação do corpo ao propor outras relações que podem auxiliar na desconstrução de uma perspectiva pedagógica prioritariamente técnica e instrumental.