IFAC - Instituto de Filosofia, Artes e Cultura

URI permanente desta comunidadehttp://www.hml.repositorio.ufop.br/handle/123456789/635

Navegar

Resultados da Pesquisa

Agora exibindo 1 - 6 de 6
  • Item
    A política do reconhecimento em Taylor e Fraser : contribuições à redução das desigualdades culturais.
    (2020) Oliveira, Mário Nogueira de; Andrade, Mileni Martins de
    O presente estudo versa sobre a política de reconhecimento, mais especificamente sobre o modelo de reconhecimento de status de Nancy Fraser. Para abordarmos tal modelo, lançamos mão de alguns pontos da conhecida perspectiva do reconhecimento identitário de Charles Taylor, tese que fundamenta alguns excelentes estudos progressistas na teoria política. A relevância do tema reside na maior divulgação e importância que têm sido atribuídas à política do reconhecimento e à noção de identidade nos debates políticos contemporâneos. O estudo tem por objetivo apresentar alguns dos pontos centrais da perspectiva de Nancy Fraser, buscando mostrar que sua tese pode enriquecer os estudos na área ao apontar uma concepção bem refinada de eliminação de desigualdades. Para esse fim, também apresentamos alguns pontos cruciais do trabalho seminal de Taylor. Finalmente, apontamos o modelo de Fraser como crucial para juntar-se às políticas do reconhecimento contemporâneas e aduzimos que as suas críticas ao modelo de Taylor contribuem para uma maior eliminação das desigualdades culturais decorrentes do não-reconhecimento entendido como subordinação de status.
  • Item
    A defesa filosófica de Platão aos acusadores de Sócrates : considerações sobre os diálogos apologia e político.
    (2004) Oliveira, Mário Nogueira de
    Este trabalho pretende sustentar que a trilogia formada pelos diálogos de Platão, Teeteto, Sofista e Político funciona notavelmente como uma defesa filosófica de Sócrates, diretamente vinculada às acusações que ele sofreu em Atenas e narradas no texto da Apologia.
  • Item
    Educação, formação do caráter e motivação moral em Platão.
    (2012) Oliveira, Mário Nogueira de
    Este artigo trata filosofia de Platão especificamente abordando a questão da educação vinculada com a formação do caráter moral que possibilita a motivação para a escolha de ações virtuosa por quem aceitou se submeter ao treinamento dialético buscando autoconhecimento e pensamento crítico. O artigo pretende apresentar como a dialética platônica é uma forma especialmente apropriada para a compreensão da prática conjunta e simultânea de educação, pensamento crítico, ética e política. Para alcançar estes objetivos analisamos partes de um exemplar de cada tipo de diálogo platônico: o Cármides, como diálogo socrático, a República como um diálogo do período intermediário e o Político como um representante dos diálogos lógicos, último grupo dos diálogos platônicos.
  • Item
    Para inspirar confiança : considerações sobre a formação moral em Kant.
    (2006) Oliveira, Mário Nogueira de
    Este artigo trata da formação moral do homem segundo Kant. Para ele, “o homem, afetado por tantas inclinações, é na verdade capaz de conceber a idéia de uma razão pura prática, mas não é tão facilmente dotado da força necessária para a tornar eficaz in concreto no seu comportamento”. Deste modo, para implementar nossas máximas de comportamento Kant elabora seu estudo sobre a formação do homem para levá-lo a uma vida livre e moral.
  • Item
    A educação na ética kantiana.
    (2004) Oliveira, Mário Nogueira de
    Este artigo trata da antropologia moral de Kant na qual estão inseridas as suas considerações sobre educação. Tal como a ética kantiana é tratada costumeiramente, não apreendemos o valor de sua parte empírica, muitas vezes negada. Tal parte empírica consiste nesta antropologia moral que nos capacita para acolher em nossa vontade, pela via da educação, especificamente pelo que Kant chama de “didática ética”, as leis morais em seus princípios assim como para assegurarmos sua eficácia no nosso mundo social. Uma vez que Kant afirma que “o homem, afetado por tantas inclinações, é na verdade capaz de conceber a idéia de uma razão pura prática, mas não é tão facilmente dotado da força necessária para a tornar eficaz in concreto no seu comportamento” devemos implementar nossas máximas de comportamento pela educação e pelo cultivo do nosso espírito. O que nos levará às teses de uma virtude ensinada ao jovem que, posteriormente, aprenderá a fazer uso da sua liberdade. Este estudo divide-se em seis pequenos itens, a saber, uma breve introdução, um estudo acerca da antropologia moral, a questão da educação dentro desta antropologia, uma breve análise da obra Sobre a pedagogia na qual privilegiamos os estágios da educação, tal como vistos por Kant, e a importante questão da formação do caráter e, finalmente, uma breve conclusão.