IFAC - Instituto de Filosofia, Artes e Cultura

URI permanente desta comunidadehttp://www.hml.repositorio.ufop.br/handle/123456789/635

Navegar

Resultados da Pesquisa

Agora exibindo 1 - 1 de 1
  • Item
    Imagens nuas : A máscara, O Senhor Galíndez e Teias de aranha, de Eduardo Pavlovsky (1971-1977).
    (2022) Oliveira, Douglas Henrique de; Bortolini, Neide das Graças de Souza; Dubatti, Jorge Adrián; Bortolini, Neide das Graças de Souza; Silva, Laureny Aparecida Lourenço da; Silva, Éder Rodrigues da
    Este trabalho parte de três textos dramatúrgicos do autor argentino Eduardo Pavlovsky – A máscara (1971), O senhor Galíndez (1973) e Teias de aranha (1977) – ao fazer uma análise das imagens teatrais de resistência política no contexto ditatorial argentino. Tais obras desnudam as imagens de ditadores tanto na macropolítica quanto na micropolítica, ou seja, nas relações sociais que a Argentina e a maioria dos países latino-americanos enfrentavam na segunda metade do século XX. Eduardo Pavlovsky se mostra um autor de bastante relevância no contexto argentino e latino-americano por seus textos teatrais, bem como seus trabalhos como ator, diretor, ensaísta e médico psicanalista, sendo que nessa última área desenvolveu uma metodologia de prática clínica e cênica intitulada Multiplicación Dramática. Desse modo, o dramaturgo endossou o movimento de resistência chamado Teatro Abierto, que buscava, através do teatro, resistir às violências e abusos do governo militar. Integra esta pesquisa as traduções das três obras estudadas, até então inéditas em português. Portanto, a análise e o processo de tradução das obras fazem parte do corpo deste estudo, ao serem demonstradas as possíveis relações com a atualidade que os trabalhos de Eduardo Pavlovsky têm.