IFAC - Instituto de Filosofia, Artes e Cultura

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Resultados da Pesquisa

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    Por uma história do pensamento sobre o fazer da iluminação cênica moderna : a cena além do humano.
    (2018) Nosella, Berilo Luigi Deiró
    O presente artigo, um dos resultados parciais de pesquisa de pós-doutoramento sobre uma história do fazer e do pensamento da iluminação cênica moderna, apresenta algumas questões relativas a tal proposição e estabelece algumas bases do pensamento da iluminação em cena entre finais do século XIX e início do XX. Para tal, articula, com base sobretudo em Adolphe Appia e Gordon Craig, a relação entre os avanços propiciados pela iluminação elétrica e reconfigurações das tradições do teatro de figuras (marionetes), como estudado por Cristina Grazioli, numa proposição de modernização da cena, considerando-se os modos de produção, tanto da iluminação quanto da cena, em seus contextos culturais.
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    Intervenção como interrupção : práticas políticas na cena paulistana contemporânea.
    (2016) Moreira, Carina Maria Guimarães; Nosella, Berilo Luigi Deiró
    O presente artigo apresentase como um início de reflexão sobre a intervenção estética/teatral no espaço público, como uma forma política de atuação social do fazer teatral na cena teatral paulistana nas décadas de 1990 e 2000. A questão que salta aos olhos, em sua formulação mais simples, mas não menos importante, é se o ato de realizar uma encenação teatral num espaço não destinado institucionalmente para tal, na organização urbana, significaria, por si só, um ato de subversão de uma dada ordem social, de tal forma que esse ato de encenar se apresente como um ato político.
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    Entre a Estética e o Político : caráter popular, “qualidade estética” e teatro brasileiro.
    (2016) Nosella, Berilo Luigi Deiró; Issene, Letícia Gouvêa
    O presente artigo, a partir de questões e conceitos referentes a noção de “cultura nacional-popular” em Gramsci e da tentativa de apontar inícios de transposições e reflexões desta noção para o Brasil e sua produção cultural pré 1964, busca entender qual e como a noção de Popular (Cultura e Arte Popular) articulou formulações e reformulações no campo estético e da produção cultural na passagem da experiência do Teatro de Arena ao CPC da UNE. Neste sentido, na tentativa de concretizar amarras à tal noção num dado momento histórico de nossa produção cultural e teórica, também nos debruçamos sobre o ensaio Cultura Posta em Questão (1964), de Ferreira Gullar.
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    Jorge Andrade e a metateatralidade da consciência histórica.
    (2012) Nosella, Berilo Luigi Deiró
    O artigo propõe a análise da obra metateatral O sumidouro de Jorge Andrade, a partir da hipótese de que a metateatralidade é uma estrutura dramatúrgica que abarca si um inacabamento que pode ser visto como ato histórico e político. Tal análise assume a pertinência da inter-relação dramaturgia e história, configurando-se como uma análise formal que busca nas obras a configuração de elementos históricos e políticos. Baseou-se na tese de doutorado intitulada “Luigi Pirandello e Jorge Andrade entre o texto e a cena: a metateatralidade como espelho de nossa formação estético cultural moderna”, defendida em 2011 no PPGAC-UNIRIO, na linha de pesquisa História e Historiografia do Teatro, sob orientação da Profa. Dra. Maria de Lourdes Rabetti (Beti Rabetti), pesquisa foi realizada com apoio do CNPq e da CAPES.
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    Pela “Escada” de Jorge Andrade : o nascimento de uma trajetória entre a memória e a história.
    (2011) Nosella, Berilo Luigi Deiró
    O presente artigo propõe realizar uma análise da relação entre as categorias de Memória e História, numa trajetória que caminha da memória individual de Jorge Andrade para a memória coletiva brasileira, e como esta trajetória organiza-se internamente no Ciclo Marta, A Árvore e o Relógio. Para realizá-lo, tomaremos como objeto o texto dramatúrgico A Escada, por ser o referido um ponto nevrálgico do Ciclo, onde inicia-se, de forma mais radical, a ampliação da memória individual do autor para a coletiva a partir da representação do processo de desenraizamento humano desencadeado pela urbanização moderna.
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    Espelho e interpretação : a literatura dramática e sua inserção na realidade ou um olhar marxista para o texto dramatúrgico de Jorge Andrade.
    (2011) Nosella, Berilo Luigi Deiró
    O presente artigo busca pensar as relações entre dramaturgia e história a partir de uma ótica marxista, o que não é senão, pensar como se articulam nos estudos literários e culturais as categorias de superestrutura e infraestrutura. Tal empreitada teórica, para se realizar, procurará dar conta da ideia de inserção na realidade da obra dramatúrgica entendida como um espelhamento da mesma pelo viés da interpretação crítica.
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    Eles não usam Black-Tie : a forma como conteúdo histórico-ideológico.
    (2010) Nosella, Berilo Luigi Deiró
    O presente artigo analisa comparativamente a peça Eles não usam black-tie, de Gianfrancesco Guarnieri (1958) e o filme homônimo (1981) com direção de Leon Hirszman. Demonstramos que há uma dicotomia no texto de Guarnieri que se equilibra na configuração da forma interna da peça teatral e, verificamos que, na transposição da linguagem teatral para a linguagem cinematográfica, e pelas opções da adaptação em momentos diversos de nossa história política, essa balança se desequilibra. Desta forma, percebemos como, a partir de nossa matéria estética, podemos compreender o nosso devir histórico.
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    Os gigantes da montanha : um exercício de leitura entre dramaturgia e história.
    (2014) Nosella, Berilo Luigi Deiró
    O presente artigo propõe uma leitura do mito cênico Os gigantes da montanha, de Luigi Pirandello, considerando-se as íntimas relações entre a obra e seu contexto histórico. Pirandello produziu a referida obra entre os anos de 1928 e 1936, que precederam a Segunda Guerra Mundial e marcaram a consolidação do Estado fascista na Itália, sob o comando de Mussolini. Procuraremos demonstrar aqui que, em seu inacabamento formal e factual, se encontra inscrito o embate político-ideológico do autor entre sua posição de artista italiano filiado ao partido fascista e seus ideais de liberdade e fantasia.