IFAC - Instituto de Filosofia, Artes e Cultura
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Item Da teologia à técnica : Benjamin lendo Mallarmé.(2020) Freitas, Romero AlvesO artigo procura chamar a atenção para a riqueza sutil da leitura benjaminiana de Mallarmé em Rua de mão única e no ensaio sobre a reprodutibilidade técnica. Pretende-se mostrar como a interpretação benjaminiana de Um lance de dados e da estética da “arte pela arte” deu origem a interessantes reflexões sobre a crise da autonomia da arte e sobre a possibilidade de sua superação.Item Estética como ética da natureza : Kant como precursor da ética ecológica.(2013) Freitas, Romero AlvesItem Sócrates, a criança irônica (Tieck, Schlegel, Novalis).(2011) Freitas, Romero AlvesO artigo pretende mostrar como a chamada “ironia socrática” desempenha papel central nas obras literárias e filosóficas de Schlegel, Tieck e Novalis .Item O cômico e o trágico no romantismo alemão .(2009) Freitas, Romero AlvesItem Escrita, doutrina e esquecimento : Kafka e Benjamn.(2006) Freitas, Romero AlvesQual o significado da escrita no motivo benjaminiano da história como salvação do passado? No ensaio sobre Kafka (1934), o problema do caráter estético da escrita da história alia-se à questão do valor de verdade (“doutrina”) da literatura de ficção. Entre ambos, esboça-se uma dialética entre memória e esquecimento, na qual a escrita faz da narrativa uma espécie de memória que, agindo contra si mesma, atinge o “mar do feliz esquecimento”.Item Estranhamento ou empatia? Notas sobre o problema do conhecimento histórico em Walter Benjamin.(2006) Freitas, Romero AlvesTrata-se de apresentar as críticas de W. Benjamin ao uso do método da empatia na busca do conhecimento histórico. A empatia será associada ao tema da “revivência” em Dilthey e contraposta ao “intempestivo” nietzscheano. A empatia surgirá, então, como uma tentativa de conhecimento totalizante, que é incapaz do estranhamento necessário a um conhecimento que procura superar a nostalgia da totalidade idealista.Item Expressionismo, epistemologia e política.(2013) Freitas, Romero AlvesO artigo procura mostrar como a seção “Barroco e expressionismo” do “Prefácio de crítica de conhecimento” contém mais do que uma comparação entre dois estilos artísticos. Ao falar sobre “o colapso da cultura classicista alemã”, Benjamin pretenderia, na verdade, fazer um esboço das relações entre arte, política e ciência nos conturbados anos iniciais da República de Weimar.