IFAC - Instituto de Filosofia, Artes e Cultura
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Item Acontecimento e convívio no ato de espectar : práticas de transformação do espectador teatral.(2019) Carvalho, Rafael Rodrigues; Oliveira, Rogério Santos de; Oliveira, Rogério Santos de; Mostaço, Edelcio; Oliveira, Letícia Mendes deNeste trabalho foi adotadocomo objeto de estudo práticas que mapeiam experiências contemporâneas voltadas à trans/formação do espectador teatral, a começar pelos conceitos de teatro como acontecimento, espectador companheiro, convívio e tecnovívio e a excepcionalidade do acontecimento teatral, propostos pela filosofia do teatro de Jorge Dubatti, criador da Escuela de Espectadores de Buenos Aires. Foi adotadoainda uma análise das práticas desenvolvidas nesse núcleo a partir de visita e entrevista realizadas com o pesquisador criador da Escola. O diálogo com alguns dos principais pensadores da recepção, da mediação teatral e da semiótica (Jauss; Iser; Pavis; Bourriaud; Rancière; Cornago e Desgranges) ofereceram apoio para as propostas observadas na teoria de Dubatti. Também são apresentadas as práticas de convívio com espectadoresrealizadas com o público do espetáculo A Cantora Careca: Teatro do Absurdo de Eugène Ionesco, do TUI – Teatro Universidade Informação, projeto de extensão do Departamento de Artes Cênicas da UFOP. As ações com o público foram realizadas em três formatos: questionários fechados escritos, questionários e depoimentos abertos e escrita automática. Nessa prática buscou-sejunto ao público uma poiesis do espectador, que reconhece no exercício de apreciação e frequentação de espetáculos seu posicionamento crítico enquanto cidadão e construtor de uma nova perspectiva para a teoria das artes. A expectação, termo amplamente citado na obra de Dubatti, evidencia o sentido de contemplação do que é apresentado ao público, como uma prática vigente do espectador, o que remete à ideia de presentificação, de um acontecimento a partir do convívio, que se mostra como o grande campo dessa pesquisa, que busca privilegiar os estudos sobre a trans/formação do espectador teatral e ainda reconhecer como se articulam na prática atual de se ver e fazer teatro.