IFAC - Instituto de Filosofia, Artes e Cultura
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Item Esboços de uma corporeidade decolonial na dança moderna africana de Germaine Acogny.(2022) Azevedo, Thais Lopes Santos de; Peretta, Éden SilvaO presente artigo tem como objetivo central percorrer fragmentos da história de vida da dançarina e coreógrafa senegalesa Germaine Acogny, bem como alguns dos princípios de sua dança moderna africana, para problematizar a sua arte colocando-a em diálogo com dimensões do pensamento crítico e decolonial contemporâneo. Neste cruzamento teórico, emergem significativas questões (micro)políticas com as quais torna- se possível delinearmos esboços de uma corporeidade decolonial.Item Corpo em cruzo : uma possibilidade de articulação entre os estudos culturais e a dança moderna africana de Germaine Acogny.(2020) Azevedo, Thais Lopes Santos de; Peretta, Éden Silva; Peretta, Éden Silva; Baptista, Maria Manuel; Muniz, Kassandra da SilvaO presente trabalho intitulado “Corpo em cruzo: Uma possibilidade de articulação entre os estudos culturais e a dança moderna africana de Germaine Acogny”, teve como principal objetivo estudar os princípios da dança moderna africana, criada e desenvolvida pela coreógrafa senegalesa Germaine Acogny, e como esses princípios podem ser desarticuladores das noções de colonialidade e poder no modo de produção de conhecimento ocidental. Intentase assim, problematizar as noções de corpo e corporeidade e desmistificar a noção de exclusividade e neutralidade dos paradigmas eurocentrados para o trabalho dx artista da cena contemporânea, a partir da noção de cruzo. Esta noção compreende as zonas fronteiriças das instâncias como corpo, mente, alma ou dos fazeres artísticos como teatro, dança, música que tem sua materialização de forma integrada e não estanques e/ou separadas do universo sensível. Assim como estão, inevitavelmente, atravessadas pelas condições materiais de seus contextos sociais, culturais, econômicos e políticos em uma relação radical com a alteridade.