IFAC - Instituto de Filosofia, Artes e Cultura

URI permanente desta comunidadehttp://www.hml.repositorio.ufop.br/handle/123456789/635

Navegar

Resultados da Pesquisa

Agora exibindo 1 - 10 de 14
  • Item
    Theodor W. Adorno e a dialética material da moral.
    (2018) Alves Júnior, Douglas Garcia
    Adorno pensou a filosofia moral em diversos momentos de sua carreira filosófica, notadamente em Minima Moralia (1951), Dialética Negativa (1966) e em seu curso publicado postumamente Probleme der Moralphilosophie (1996). Uma avaliação conjunta desses textos permite indicar a centralidade do que Adorno chamou de “dialética da moral” – entre impulso somático e racionalidade – na constituição da experiência do prático. Além disso, as reflexões sobre a moral são um momento privilegiado das análises metafilosóficas de Adorno, que identificam em boa parte da tradição filosófica ocidental sobre a moral a presença da dominação da natureza interna – processo que caberia à dialética materialista da moral criticar e ajudar a transformar.
  • Item
    Sobre a relação entre estética e ética em Rorty e Adorno.
    (2008) Alves Júnior, Douglas Garcia
    Este artigo propõe uma análise das relações entre ética e estética nas obras de Richard Rorty e Theodor W. Adorno. Trata-se de mostrar como os dois autores abordam as origens estéticas e afetivas da moral. A hipótese proposta é a de uma primazia do prático no projeto filosófico de ambos os autores. Um breve comentário de Inteligência artificial> (EUA, 2001), de Steven Spielberg, é esboçado, para ajudar a discernir as diferenças entre as posições filosóficas discutidas, que remetem aos conceitos de “representação do sofrimento” e de “belo” (Rorty) e de “expressão do sofrimento” e de “sublime” (Adorno).
  • Item
    Como a literatura pode ser formativa? : sobre os modos de uma diferenciação mimética da razão.
    (2015) Alves Júnior, Douglas Garcia
    Que a literatura é importante para a formação é uma declaração geralmente bem aceita. Quando se pergunta pelos conceitos reguladores de literatura e de formação envolvidos, no entanto, as discussões, frequentemente, dão margem a desacordos fundamentais. Pretendo indicar que, quando se põe em questão o vínculo entre literatura e formação, se trata, a cada vez, de maneiras distintas de articular a relação entre o estético e o prático. A partir da atenção dada pela teoria crítica à dialética de razão em natureza, argumentarei a favor de uma potência formativa da literatura, remetendo-a à criação histórica de sentidos alternativos de mundo nos planos subjetivo, natural e social.
  • Item
    Adorno material : ensaios de teoria crítica.
    (Editora UFOP, 2015) Alves Júnior, Douglas Garcia
  • Item
    Sobre o quadro normativo do sofrimento.
    (2013) Alves Júnior, Douglas Garcia
    A filosofia moral ocidental ao mesmo tempo em que conferiu atenção ao sofrimento tratou de entendê- lo a partir de categorias epistemológicas e morais que descuidam de sua especificidade. Na contemporaneidade, contudo, assiste-se a uma inflexão no pensamento sobre o sofrer a partir da reflexão sobre a Shoa/Holocausto (Primo Levi), da fenomenologia (Levinas), da psicologia social (Milgram) e da Teoria Crítica (Adorno, Marcuse). Trata-se de trazer ao primeiro plano o caráter normativo da experiência do sofrimento, o que implica repensar a questão do fundamento normativo da ação a partir da vulnerabilidade do corpo ao sofrer.
  • Item
    Revisitando a questão da solidariedade na Teoria Crítica.
    (2012) Alves Júnior, Douglas Garcia
    Este artigo examina três obras da filosofia contemporânea que pensam a soli-dariedade: Contingência, Ironia e Solidariedade (1989), de Richard Rorty, Luta por reconhecimento (1992), de Axel Honneth, e Consciência moral e agir comunica-tivo (1983), de Jürgen Habermas. Pretendo apresentar os contornos de uma proposta alternativa sobre a solidariedade a partir da consideração do imbri-camento constituinte de mímesis e racionalidade, nos termos desenvolvidos por Theodor W. Adorno. Trata-se de pensar o que se poderia chamar de cons-tituição “estética” da solidariedade para com o inter-humano (sociedade), o in-fra-humano (natureza externa), e o intra-humano (natureza interna). Essa con-cepção leva a assumir que a razão é constituída pelo mimético, que integra os diversos níveis da solidariedade, reunindo-os em sua dialética histórica.
  • Item
    A restituição do corpo na Teoria estética.
    (2007) Alves Júnior, Douglas Garcia
    Este artigo tem por objetivo indicar o papel central da questão da expressão do sofrimento na fi losofi a de Theodor W. Adorno, tanto em sua teoria do estético como na sua refl exão a respeito da experiência fi losófi ca. Nele é feito um comentário sucinto sobre as novelas de Modesto Carone contidas em Resumo de Ana, com o propósito de mostrar como os conceitos de dissonância e de nãointencionalidade podem ser tomados como indicadores estéticos da materialidade corpórea da razão.