IFAC - Instituto de Filosofia, Artes e Cultura

URI permanente desta comunidadehttp://www.hml.repositorio.ufop.br/handle/123456789/635

Navegar

Resultados da Pesquisa

Agora exibindo 1 - 5 de 5
  • Item
    Sobre a relação entre estética e ética em Rorty e Adorno.
    (2008) Alves Júnior, Douglas Garcia
    Este artigo propõe uma análise das relações entre ética e estética nas obras de Richard Rorty e Theodor W. Adorno. Trata-se de mostrar como os dois autores abordam as origens estéticas e afetivas da moral. A hipótese proposta é a de uma primazia do prático no projeto filosófico de ambos os autores. Um breve comentário de Inteligência artificial> (EUA, 2001), de Steven Spielberg, é esboçado, para ajudar a discernir as diferenças entre as posições filosóficas discutidas, que remetem aos conceitos de “representação do sofrimento” e de “belo” (Rorty) e de “expressão do sofrimento” e de “sublime” (Adorno).
  • Item
    A restituição do corpo na Teoria estética.
    (2007) Alves Júnior, Douglas Garcia
    Este artigo tem por objetivo indicar o papel central da questão da expressão do sofrimento na fi losofi a de Theodor W. Adorno, tanto em sua teoria do estético como na sua refl exão a respeito da experiência fi losófi ca. Nele é feito um comentário sucinto sobre as novelas de Modesto Carone contidas em Resumo de Ana, com o propósito de mostrar como os conceitos de dissonância e de nãointencionalidade podem ser tomados como indicadores estéticos da materialidade corpórea da razão.
  • Item
    Sensus assoupire : educação e corpo em Agostinho, Descartes, Nietzsche e Adorno.
    (2005) Alves Júnior, Douglas Garcia
    Este artigo tem por objetivo delinear alguns dos traços fundamentais da perspectiva pedagógica que é possível apreender a partir da filosofia de Theodor W. Adorno (1903-1969). As concepções morais do corpo na filosofia ocidental são rastreadas em dois de seus momentos paradigmáticos, o pensamento de Santo Agostinho (354-430) e o de Descartes (1596-1650). A crítica de Nietzsche à filosofia moral ocidental é indicada como importante referência do pensamento de Adorno. Trata-se de explicitar o alcance pedagógico inscrito em toda atividade filosófica, o que é discutido por Adorno em sua teoria crítica da filosofia e da moral. Indica-se, desse modo, a necessidade de uma consideração dialética do âmbito pedagógico.