IFAC - Instituto de Filosofia, Artes e Cultura
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Item Afroperspectividades acerca do Teatro Negro Contemporâneo em Belo Horizonte.(2023) Silva, Giovany de Oliveira; Maciel, Paulo Marcos Cardoso; Maciel, Paulo Marcos Cardoso; Alexandre, Marcos Antônio; Baumgartel, Stephan ArnulfA pesquisa “Afroperspectividades acerca do Teatro Negro Contemporâneo em Belo Horizonte” foi desenvolvida junto ao PPGAC/UFOP, com fomento da FAPEMIG e tendo como orientador o Prof. Dr. Paulo Marcos Cardoso Maciel. Neste processo, buscam-se perspectivas afrocentradas para a reflexão acerca dos fazeres teatrais negros na contemporaneidade e mais especificamente em Belo Horizonte. Partindo da Filosofia Afroperspectivista, buscam-se entendimentos enegrecidos acerca de dois espetáculos belorizontinos, “In Sã O Universo do Rosário em Nós” e “Estranha Fruta”, das companhias União Performática Pessoas da Pessoa e Morro Encena respectivamente. A análise das espetacularidades face aos princípios da filosofia afroperspectivista, permitirá o aporte de novos entendimentos para a crítica teatral e a história do teatro negro em Belo Horizonte, sobretudo, na contemporaneidade. Na dissertação, buscou-se compreender que aspectos compõem as escolhas estéticas e políticas desses trabalhos e onde, neles, residem elementos afroperspectivizados. Compreender a maneira como esses signos se rearranjam em imagens e metáforas, é parte da procura por um aprofundamento das compreensões da Estética da Atitude e da Poética da Negrura rumo a uma afroperspectividade nas formas de pensar teatro. O que implica necessariamente na revisão da bibliografia da área e a aproximações entre conceitos da afroperspectividade com os de outras searas, como Ecologia Decolonial, Quilombismo, Tempo Espiralar, Fissura e Fabulação, Corpo Negro Pulsante, Afrofuturismo, dentre outros. Esse arranjo epistêmico encaminha ao encontro de metáforas de água presentes nos trabalhos aqui analisados e em outros textos e espetáculos da cena negra contemporânea em Belo Horizonte.Item Nós : o entrelaçamento do som e imagem cênica enquanto dramaturgia sonora no espetáculo do Grupo Galpão.(2018) Neves, Otávio; Medeiros, Elen de; Medeiros, Elen de; Maletta, Ernani de Castro; Alexandre, Marcos AntônioA presente dissertação tem como objetivo refletir sobre a estrutura da dramaturgia e suas ressignificações desde o início da transição para uma cena moderna, o que ocorre entre o final do século XIX e o início do século XX. Busca-se, com isso, compreender como seria possível desenvolver a acepção de um conceito na cena teatral contemporânea. Pretende-se discutir ainda, a partir dessa reflexão, em que medida os efeitos de áudio e as músicas cênicas se constituem como narrativa e dramaturgia sonora no espetáculo Nós, do Grupo Galpão. Esse espetáculo, criado em 2015 e dirigido por Marcio Abreu, é tomado aqui como exemplo para investigar o entrelaçamento dos sons e da imagem cênica enquanto elementos autônomos, que se integram e se unificam na cena a fim de compor aquilo que denominamos dramaturgia sonora.Item Performance preta : encruzilhadas entre arte e política.(2019) Rocha, Winny Silva da; Pereira, Elvina Maria Caetano; Pereira, Elvina Maria Caetano; Alexandre, Marcos Antônio; Muniz, Kassandra da Silva; Santos, Clóvis Domingos dosEsta dissertação tem por objetivo analisar e refletir sobre os entrecruzamentos entre arte e política nas criações de artistas e coletivos negros, no teatro e na performance. Para essa análise, levanto alguns saberes emancipatórios constantes nas criações em arte preta contemporânea brasileira - tais como a encruzilhada, a quilombagem e a centralidade do corpo negro na performance preta - e debruço-me sobre conceitos dos campos artístico e sociológico. Lanço um olhar para a cena preta contemporânea no Brasil, observando tanto aspectos formais quanto organizacionais que compõem uma perspectiva afrocentrada de fazer e pensar a arte, buscando pontos que possam também dialogar com minhas criações artísticas. Também reflito sobre meu processo criativo, indicando alguns procedimentos e sua relação com os espaços e espectadores, para observar suas implicações políticas na minha experiência como pessoa preta e na transformação dos espaços que participo.