IFAC - Instituto de Filosofia, Artes e Cultura
URI permanente desta comunidadehttp://www.hml.repositorio.ufop.br/handle/123456789/635
Navegar
Item Rastros cênicos : um percurso autoetnográfico sobre mulheres encenadoras.(2020) Veras, Julia Sant Anna dos Santos; Oliveira, Letícia Mendes de; Oliveira, Letícia Mendes de; Abreu, Ana Carolina Fialho de; Souza, Raquel Castro de; Oliveira, Aline Mendes deEsta dissertação traz uma reflexão no campo da gênese da encenação contemporânea e da participação feminina na história do teatro, recortada principalmente na cena brasileira, narrada a partir de uma perspectiva pessoal de encontros com os nomes abordados. O trabalho tem o objetivo de apresentar estudos sobre a direção teatral, tendo como ponto de partida uma investigação feminista. A coleta e a análise deste trabalho perpassam por conceitos da teoria do teatro e da história da encenação. Para tanto, verifica-se aqui uma opção autoetnográfica (CALVA, 2019) na construção da narrativa teórico-crítica da pesquisa. O estudo lança um olhar para a artes cênicas a partir de três perspectivas: a história (ANDRADE; EDELWEISS, 2008); descrição e análise, a partir do espetáculo E se elas fossem para Moscou? de Christiane Jatahy (2014-2020), refletindo a cena contemporânea (FÉRAL, 2015), (BIDENT, 2016), (COSTA, 2009) (CARREIRA; BULHÕESCARVALHO, 2013); a criação, no exame da encenação Daquele Naipe (2018-2020) cuja poética reflete reverberações entendidas como ação de resistência às estruturas de poder (KILOMBA, 2019).Item Os trajes de cena do espetáculo Oxum : o terreiro chega ao palco.(2023) Garcia, Thais Soares; Dulci, Luciana Crivellari; Dulci, Luciana Crivellari; Abreu, Ana Carolina Fialho de; Santos, Clóvis Domingos dos; Bortolini, Neide das Graças de SouzaA dissertação discorre sobre o espetáculo Oxum, com o intuito de observar como se estabelece o entrelaçamento das manifestações culturais-religiosas com as práticas artísticas, entre os campos do Teatro e do Candomblé. Especificamente, tem por objetivo principal, pensar a relação entre traje de cena, ancestralidade e teatro, a partir da análise do espetáculo Oxum (Fernanda Júlia e José Carlos Arandiba, 2018), apresentado pelo Núcleo Afro-brasileiro de Teatro de Alagoinhas (NATA), na cidade de Salvador, Bahia. Propõe-se, ainda, a respeito dos trajes de cena utilizados no espetáculo Oxum, destacar de que forma o traje se torna um elemento “movente”, isto é, como ele foi pensado para a cena teatral a partir da vivência dos/as artistas do NATA no Candomblé. Assim, investigar como se estabeleceu a relação de um espetáculo teatral com o Candomblé, a partir de seu figurino (movente entre o Candomblé e o Teatro). Os trajes são analisados e narrados a partir da minha leitura sobre o espetáculo, dialogando com conceitos usados por Fausto Viana e Carolina Bassi e Gilda de Mello e Souza, no percurso sobre a história do traje. E ainda Zeca Ligiéro, Leda Maria Martins, Juana Elbein, Luis Parés, Luiz Rufino e Fernanda Julia, que muito me ensinaram em leituras e em vivências sobre Candomblé, Teatro e Culturas Afro-Brasileiras.