DETUR - Departamento de Turismo
URI permanente desta comunidadehttp://www.hml.repositorio.ufop.br/handle/123456789/666
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Item População, turismo e urbanização : conflitos de uso e gestão ambiental.(2003) Costa, Heloisa Soares de Moura; Oliveira, Alexandre Magno de; Ramos, Marcelo VianaItem Estudo do Programa Nacional de Municipalização do Turismo - PNMT na gestão do presidente Fernando Henrique Cardoso.(2005) Brusadin, Leandro BenediniO planejamento do turismo é uma necessidade para o desenvolvimento dessa atividade, que tem crescido nos últimos anos baseada em especial em princípios econômicos.Entretanto, é pertinente analisarmos as formas e interfaces que dizem respeito ao planejamento do turismo nos contextos social, cultural e ambiental de cada comunidade em função de suas especificidades. Pressupostos teóricos da comunicação e da hospitalidade podem auxiliar no planejamento, desenvolvendo formas mais eficientes de participação, uma vez que política e planejamento são termos interdependentes. O Programa Nacional de Municipalização do Turismo – PNMT, implantado no Brasil entre 1994 e 2001, previa uma abordagem comunitária participativa e a formação de Conselhos e Planos de Turismo com uma proposta teoricamente ascendente, cujos fundamentos derivariam das bases da sociedade. O estudo de diferentes visões sobre o desempenho do Programa, tomando por base a perspectiva dos gestores, de pesquisadores vinculados aos meios acadêmicos e dos próprios municípios, pode contribuir para o entendimento e aprimoramento de metodologias de planejamento adequadas à realidade do Brasil.Item A chegada do outsider ao rural-paraíso : novos atores e relações econômicas e sociais no contexto turístico da Serra de Ibitipoca (MG).(2006) Bedim, Bruno Pereira; Tubaldini, Maria Aparecida dos SantosO artigo discute os processos derivados da apropiação da Serra Ibitipoca por demandas urbanas via turismo - enfocando o movimento processual de transformação de espaçoes até então caracterizados por atividades agrícolas de subsistência e peculiares formas de organizaçãosocial. São analisadas as tensões desencadeadas pela chegada de novos atores sociais ao lugar, engendrando, assim, uma série de conflitos entre os recém-chegados "forasteiros" e a população rural já estabelecidade na região - os chamados "nativos". Têm-se no modelo teórico de Norbert Elias - o modelo das figurações sociais - como paradigma a nortear o estudo. Por conseguinte, demonstra-se como ambos os grupos disputam para si as posições de poder mais elevado, delineando estratégias de distinção social e disputas que envolvem tais relações. As mudanças observadas refletem o "rural" de Ibitipoca xomo espaço de (des)encontro entre temporalidades distintas, onde variados atores projetam diferentes representações, interesses e valores.Item Perspectivas conceituais na controvérsia da abstração : o lugar histórico do camponês no mundo moderno.(2007) Bedim, Bruno PereiraEste artigo problematiza as distintas concepções teóricas sobre o campesinato e os diferentes pressupostos político-ideológicos que se interpõem entre as perspectivas de sua análise, tendo em vista os traços distintivos da modernidade. Sendo assim, pensar o camponês como um ator social integrado às formas de produção capitalistas e aos processos sociais que permeiam a vida moderna parece-nos imprescindível. Uma vez sujeito no e do processo histórico moderno, o camponês insere-se entre os inúmeros fenômenos sociais engendrados pela modernidade e suas tendências econômicas, políticas e culturais a transformar o mundo. Traz consigo uma temporalidade que, imersa na desigualdade do desenvolvimento funcional à reprodução do capitalismo, articula a projeção e a contestação, no âmbito acadêmico, do indivíduo rural em movimento.Item Os usos culturais do tempo no limiar de um destino turístico : da temporalidade camponesa aos ritmos diferenciados da experiência do tempo em Ibitipoca.(2007) Bedim, Bruno PereiraTendo em vista os usos e os sentidos culturais do tempo, o artigo discute a experimentação de ritmos diferenciados de tempo verificados numa formação social e econômica especifica presente na Serra de Ibitipoca (MG). Assim como na "lógica do tempo" da agricultura, demonstra-se como o turismo se (re) produz a partir da disparidade entre o tempo de trabalho e o de produção. no universo que permeia a temporalidade camponesa, a marcação do tempoadvémde fenômenos naturais cíclicos. Por sua vez, o tempo do turismo se atrela diretamente ao calendário urbano-industrial, ao tempo de não-trabalho do turista, à incidência de feriados prolongados e ao ritmo da esfera produtiva nas grandes metrópoles.Item Turismo, espaço e tempo social : acepções teóricas da modernidade em movimento.(2008) Bedim, Bruno PereiraEste artigo propõe a concepção do turismo enquanto fenômeno socioespacial nascido das contradições da maquinaria produtiva da modernidade – incorporando inúmeras interfaces capitalistas e seus respectivos mecanismos de expansão ao transformar o próprio espaço (destino turístico) em mercadoria, “fetichizando” lugares e despertando no imaginário do homem moderno o desejo de viajar e consumir paisagens e culturas, movimentar-se pelo mundo e realizar compras por toda parte, fotografar lugares remotos do globo terrestre e para lá ampliar as estruturas de acumulação e reprodução do capital. Dialeticamente, têm-se a massificação dos espaços turísticos e a sua incorporação às esferas produtivas globais sob os respectivos domínios da indústria cultural, processo que se atrela à alienação do uso do tempo de não-trabalho.Item Sustentabilidade da visitação pública em unidades de conservação : um estudo de caso do plano de negócios do Parque Estadual do Itacolomi-MG.(2010) Burkowski, Rodrigo; Varajão, Guilherme Fortes Drummond ChicarinoO presente estudo apresenta reflexões teóricas que partiram da experiência de elaboração de um plano de negócios para o uso público do Parque Estadual do Itacolomi, em Ouro Preto-MG. Um dos principais objetivos desse artigo é discutir a viabilidade da conciliação dos múltiplos fatores neces-sários para se encontrar o ponto de equilíbrio entre a sustentabilidade econômica, os interesses e direitos dos visitantes na utilização do parque e as diretrizes de preservação do Plano de Manejo da Unidade sob a responsabilidade do IEF-MG. Entende-se que as Unidades de Conservação são um bem público e devem ser acessíveis a um maior número de pessoas possível, respeitando natural-mente os estudos de capacidade de carga, e não devendo ser o fator socioeconômico o principal obstáculo à democratização do desfrute deste bem. Assim, foram propostos serviços opcionais dife-renciados, de modo que o ônus de uma taxa de ingresso abaixo do custo real de visitação por visi-tante pudesse ser compensado pela renda ocasionada por outros serviços de livre escolha do visitan-te, tais como o turismo pedagógico. Nesse sentido, considerando a importância do parque para o homem e os serviços ambientais que o mesmo lhe fornece, levanta-se a questão da real necessidade da viabilidade econômica de tal unidade, se a mesma deve ou não ser subsidiada e de que maneira as Parcerias Público Privada poderiam solucionar tais problemas levantados.Item Interfaces dos serviços hoteleiros de Ouro Preto - MG.(2010) Angelo, Fernanda Dias; Brusadin, Leandro BenediniOuro Preto representa uma importante rota turística que se caracteriza por oferecer tanto ao turista brasileiro quanto ao estrangeiro uma gama diversificada de opções, com destaque aos atrativos naturais e histórico-culturais. Os autores deste estudo descrevem e analisamos aspectos legais, patrimoniais, administrativos e recursos humanos dos estabelecimentos hoteleiros de Ouro Preto a fim de compreender as dificuldades, fragilidades e eficiências no setor. Trata-se de um estudo descritivo- exploratório subsidiado na entrevista com gestores em hotelaria. O estudo envolveu 92% dos estabelecimentos de hotelaria na cidade de Ouro Preto-MG. No computo geral observou-se que há diversidade em termos de infraestrutura, no entanto os meios de hospedagem estão parcialmente alinhados à atividade turística. Vale salientar também que a ascensão do turismo de Ouro Preto depende de agentes de fomento oriundos da iniciativa pública e privada, considerando tratar-se de uma cidade Patrimônio Histórico. Para que haja avanço em termos de qualidade é fundamental que os gestores estabeleçam novos paradigmas e, ao mesmo tempo, invistam na formação e no treinamento dos recursos humanos.Item Equipamentos turísticos do Parque Estadual do Itacolomi (MG) : análise das instalações e dos atrativos construídos.(2010) Bedim, Bruno Pereira; Campos, Caiki Flaeschen de; Vidal, Tatiana CorrêaA pesquisa analisa os atrativos turísticos construídos que compõem a oferta agregada do Parque Estadual do Itacolomi (MG), incluindo os equipamentos, a estrutura de comunicação do parque e as formas de estímulo à visitação, propondo alternativas de otimização do uso dos mesmos. Foram levantados dados empíricos sobre a superestrutura turística e sobre os componentes operacionais do Programa de Uso Público deste Parque Estadual. A partir da metodologia de inventário, procedeu-se à categorização dos meios de hospedagem (área de camping e alojamentos), alimentos e bebidas, eventos, serviços, transportes, edificações, instalações e atrativos culturais. Diagnostica-se uma concentração geográfica de tais equipamentos na Zona de Uso Intensivo do Parque, a qual se torna cada vez mais frequentada à medida que o mesmo foi aperfeiçoando suas construções e elaborando novos atrativos adequados a um perfil emergente da demanda turística.Item “Uma elegante e moderna perspectiva” : a pintura do teto da capela mor de Nossa Senhora do Rosário de Mariana.(2010) Paiva, Adriano Toledo; Pires, Maria do CarmoEste artigo tem como objetivo analisar a pintura do teto da capela-mor da Igreja Nossa Senhora do Rosário de Mariana. Obra pintada por Manoel da Costa Ataíde. Empregaremos a referida representação iconográfica como fonte histórica, inserindo-a em seu contexto de elaboração; problematizando seu repertório construtivo e sua inserção na sociedade mineira.Item Solidez da oferta turística de um destino : um estudo sobre o processo de seleção do turista acerca dos serviços turísticos no município de Ouro Preto/MG/Brasil.(2011) Xavier, Thiago Reis; Inácio, Raoni de Oliveira; Flecha, Ângela Cabral; Wittmann, Milton LuizO presente artigo tem como objetivo analisar a importância relativa das variáveis confiabilidade, qualidade, preço, acessibilidade e conhecimento prévio no processo de escolha do turista, bem como a sua percepção em relação ao preço, acessibilidade e qualidade dos serviços fornecidos pelos stakeholders que compõem a oferta turística de Ouro Preto/MG/Brasil. Como método, realizou-se uma pesquisa quantitativa de caráter descritivo, utilizando-se a técnica não probabilística de amostragem por acessibilidade, através da aplicação de questionário de pesquisa estruturado não-disfarçado durante os anos de 2009 e 2010 a 600 turistas. Para análise, foram utilizadas cinco variáveis apresentadas por Flecha (2010) para se poder avaliar a solidez dos serviços ofertados pelos stakeholders que compõem a oferta turística de um município: 1.Confiabilidade da fonte de informações; 2.Qualidade; 3.Preço; 4.Acessibilidade; e 5.Conhecimento prévio. Os stakeholders do turismo de Ouro Preto foram divididos em 4 sub-setores: hospedagem, alimentação, comércio e atrativos. Nos resultados obteve-se: as principais fontes de informação utilizadas pelos visitantes para organizar sua viagem até o município de Ouro Preto; a importância relativa das cinco variáveis apresentadas no processo decisório do turista; a média de preço pago por pessoa nos stakeholders; e avaliação dos turistas em relação à qualidade e a acessibilidade dos serviços utilizados e dos atrativos visitados.Item Arranjos produtivos locais e seus efeitos sobre o turismo.(2011) Flecha, Ângela Cabral; Fusco, José Paulo Alves; Silva, Alcides Volpato Carneiro de Castro eO presente artigo tem como objetivo apresentar um conjunto de indicadores de desempenho visando orientar os atores no sentido de aumentar sua coesão mútua e facilitar a busca de objetivos comuns. Tais indicadores foram definidos a partir da expertise dos autores na analise de redes de turismo, aliado a resultados obtidos na pesquisa em Ouro Preto. Dessa forma foi possível perceber, o grau de significância dos atores envolvidos em função dos critérios de escolha utilizados pelos visitantes para configurar seu caminho dentro da região turística analisada e assim reforçar os relacionamentos existentes.Item The economic impacts of tourism in Ouro Preto, MG, Brazil.(2011) Flecha, Ângela Cabral; Fusco, José Paulo Alves; Damiani, Wagner; Amaral, Hudson FernandesThe tourism spending like other activities has direct and secondary effects on the economy, and presents complex interaction with other activities deserving a special treatment for measuring its contribution to the global result of production and consumption. In this paper, it is used the Money Generation Model to measure the global economic impact of tourism sales in Ouro Preto, this method is not so limited by the data and it is able to produce good approximations to reality. It was not possible to adopt the WTO methodology due to data limitation. The results revealed the real importance of tourism for Ouro Preto, representing up to 10.4% of GDP in 2002, up to 21.8% of tax revenues in 2004, and approximately 11% of the region's population in 2002 was related to tourism sales. Some actions can be outlined from these results in order to illustrate the current economic reality of the tourism in Ouro Preto. It is also possible to improve the tourist planning accomplished by the local City Hall in a coherent way with the economic results generated by the tourism.Item Medidas de centralidade como parâmetros para se avaliar os atores da rede de turismo : o caso de Ouro Preto.(2011) Flecha, Ângela Cabral; Bernardes, Américo Tristão; Silva, Alcides Volpato Carneiro de Castro eNo turismo as medidas de centralidade são altamente justificadas pelo fato de gerarem dados precisos do comportamento quantitativo dos atores de uma rede. Desta forma, este artigo tem como objetivo mapear a rede de atores do turismo da cidade de Ouro Preto, identificar e descrever as medidas de centralidade desta rede como parâmetros para se avaliar o desempenho de seus atores. Foi utilizado o Ucinet 2.0 e os resultados apontam para a utilização destas medidas como fortes aliados às ações de marketing, tais como disseminação de informação, divulgação de novas ações, políticas e programas públicos e privados.Item Turismo e capacitação continuada da cátedra UNESCO : parceria na qualificação para inserção no mercado de trabalho de Ouro Preto - Brasil.(2012) Alves, Kerley dos Santos; Silva, Márcia Danielly Cavalcanti; Guarda, Vera Lúcia de MirandaAs oportunidades para inserção no mercado de trabalho na cidade de Ouro Preto são carentes de profissionais capacitados. A fim de atender a demanda de mulheres em situação de risco, foi proposto o projeto de extensão intitulado “Capacitação em Serviços de Camaria”, parceria firmada com o Programa “Água, mulheres e desenvolvimento”, Capacitação continuada da Cátedra da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura- UNESCO. O presente trabalho teve como centralidade propostas inerentes à efetivação de parcerias para a capacitação em turismo. Assim, foi possível estudar contribuições da parceria da UNESCO e de atores locais, bem como contextualizar a importância da capacitação como recurso estratégico para o turismo responsável e o desenvolvimento na escala humana e local, no que tange a qualidade na prestação de serviços hoteleiros da região e descrever como vem sendo realizada a capacitação, aspectos positivos e negativos do curso na visão dos participantes. O método utilizado foi o exploratório, com estudo de caso e pesquisa qualitativa. Cabe pontuar que o estudo foi realizado a partir da situação concreta da cidade turística Ouro Preto, que detém o título de Patrimônio da Humanidade, que pode servir como referência para as outras cidades.Item Geração Y e a hotelaria : oportunidades ou ameaças?(2012) Reis, Marcella Rocha dos; Alves, Kerley dos SantosO artigo se dedica a expor as características da geração Y e o modo como é feita a sua inserção no universo empresarial na área do Turismo. No ambiente de trabalho atual são encontrados diversos parâmetros e conflitos em detrimento das diferenças geracionais, que justifica o interesse em melhor conhecer o comportamento da Geração Y, a mais recente. A metodologia foi baseada no levantamento e análise bibliográficos de estudos já desenvolvidos sobre o assunto e pesquisa examinando o Turismo e a Hotelaria. Entrevistas com empregadores de dois hotéis da cidade de Ouro Preto foram utilizados para obter uma melhor compreensão dos pontos de vista gerenciais. As entrevistas indicaram que os dirigentes da área encaram as características como liderança, criatividade, persistência, facilidade de expressão e experiência tecnológica como uma oportunidade para aproveitar as suas forças.Item Redes de empresas e seus efeitos sobre o turismo.(2012) Flecha, Ângela Cabral; Silva, Alcides Volpato Carneiro de Castro e; Fusco, José Paulo Alves; Bernardes, Américo TristãoO presente artigo tem como objetivo propor um modelo de alinhamento competitivo para a rede de atores do turismo, visando aumentar sua coesão e facilitar a busca de objetivos comuns. Tal proposta foi definida com base na expertise dos autores na analise de redes de turismo, aliada a resultados obtidos na pesquisa em Ouro Preto (MG). Dessa forma, foi possível perceber o peso dos atores envolvidos em função dos critérios de escolha utilizados pelos visitantes para configurar seu caminho dentro da região turística analisada e, assim, reforçar os relacionamentos existentes.Item Competitividade das nações : uma análise do plano nacional de turismo do Brasil.(2012) Knupp, Marcos Eduardo Carvalho Gonçalves; Miranda, Renato Luis Pinto; Figueiredo, Frederico de Carvalho; Oliveira, Ataualpa Luiz deA importância do turismo é refletida em vários países, tornando-se um dos principais setores socioeconômicos mundiais, pois se pressupõe que esta atividade pode trazer desenvolvimento e desencadear diversos benefícios para uma localidade. Desta forma, o poder público tem uma importância fundamental para a sua dinamização, assim o Estado deve equilibrar suas ações entre o intervencionismo e o liberalismo, criando uma engrenagem homogênea, embora também seja importante considerar as peculiaridades regionais do país. O objetivo deste trabalho é analisar o Plano Nacional de Turismo brasileiro considerando suas premissas em comparação àquelas apontadas pelos aspectos da competitividade das nações, por meio de uma análise interpretativa. O principal resultado obtido foi um quadro comparativo considerando seis indicadores que se destinam a mensurar as considerações trazidas pelo PNT a respeito das noções de competitividade nas políticas públicas de turismo.Item A classificação de meios de hospedagem do Brasil.(2012) Knupp, Marcos Eduardo Carvalho GonçalvesNo Brasil, a política de Classificação de Meios de Hospedagem é uma das mais antigas políticas de turismo, ela remonta a década de 1980 e ainda está vigente no país. A formulação do sistema de classificação de meios de hospedagem brasileiro passou por momentos distintos, mobilizando atores e formas próprias na articulação do Estado com os mesmos, e podem ser divididas em três momentos distintos. Essa classifica no Brasil é uma criação do Estado, por isso, tal sistema está sujeito a variações considerando as próprias transformações por que passa o Estado, podendo levar a resultados distintos do ponto de vista da definição dos vetores de crescimento e indução de mudanças setoriais. Levando em conta os três momentos desta política, seu estudo sugere que as mudanças ocorridas nesta política ocorrem face às modificações do papel do Estado nos diferentes governos brasileiros.Item Trabalho produtivo no turismo e as aventuras laborativas do “cortês trabalhador”.(2012) Martoni, Rodrigo MeiraO estudo abarca o trabalho produtivo no turismo, as suas configurações e a inexistência de uma categoria profissional que tenha condições de questionar as formas de emprego no setor. Contemplando a dinâmica que gera e move o capital, a qual tem como elemento fundante a produção levada a cabo por grupos sociais em atividade de trabalho para a apropriação privada dos resultados, é realizada uma reflexão teórica acerca dos elementos constituintes desse processo e suas repercussões socioespaciais. Exemplificando o campo do turismo, e mais especificamente o segmento da hotelaria voltada ao lazer, com os chamados Resorts, demonstra-se que estes se constituem como modelos ideais de organização corporativa para se incrementar as taxas de mais-valia em sua forma absoluta. Sob a retórica da geração de empregos, tais empreendimentos são embasados e justificados pelo Estado por meio de políticas públicas de incentivos, como é emblemática a isenção de tributos. No entanto, a viabilidade econômica está fortemente ligada às vantagens que o empreendedor pode auferir por encontrar mão de obra barata e politicamente desorganizada, fatos que possibilitam a super-exploração do funcionário. Um caso concreto de trabalho produtivo no turismo é apresentado a partir de uma entrevista com um funcionário de um Resort pertencente a uma rede internacional em operação no litoral da Bahia. Com o exemplo pretende-se explicitar as estratégias organizativas para a geração de mais-valia, as quais se embasam no sequestro da subjetividade e na fusão do tempo de trabalho com o tempo liberado, bem como confirmar e reafirmar a pertinência, relevância e atualidade da reflexão teórica marxiana para se compreender as relações sociais de produção contemporâneas.