MPEC - Mestrado Profissional em Ensino da Ciência

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Resultados da Pesquisa

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    Paradidático sobre a adaptação dos seres vivos : um material construído para o Ensino de Ciências em turmas multisseriadas.
    (2019) Souza, Namyna Fagna de; Silva, Fábio Augusto Rodrigues e; Viana, Gabriel Menezes; Machado, Evandro Marques de Menezes; Silva, Fábio Augusto Rodrigues e
    Essa pesquisa foi realizada em uma turma multisseriada que atende o 6º e 7º ano de uma escola pública do estado de Minas Gerais. Ela teve como objetivo principal a elaboração e avaliação de um paradidático com histórias em quadrinhos, como ferramenta auxiliar para as aulas de ciências em turmas multisseriadas, abordando o tema adaptação dos seres vivos, que é um conteúdo comum às duas series do Ensino Fundamental. A escolha pela produção do paradidático surgiu porque esse material pode ser uma possibilidade para lidar de maneira dinâmica com os desafios desse tipo de enturmação, trazendo novos olhares e práticas para o ensino de ciências nessas turmas, possibilitando aulas diferenciadas aos alunos e disponibilizando ao professor um material diferente para a educação científica. Nessa perspectiva utilizou–se na elaboração desse produto exemplo do ecossistema local, visando aproximar o conteúdo com realidade dos sujeitos. Como referencial teórico-metodológico utilizamos a Teoria Ator-Rede (TAR) com o objetivo de compreender a interação entre os humanos e não humanos que se constituem como elementos híbridos que formam redes de conhecimentos. Os vídeos, as anotações no caderno de campo, as atividades diagnósticas aplicadas aos alunos e as suas produções textuais possibilitaram a obtenção e a construção dos dados referentes a essa pesquisa. Esses dados possibilitaram identificar algumas limitações durante a aplicação do paradidático, mas também permitiram identificar fatores positivos na utilização do produto nas turmas multisseriadas, uma vez que ele proporcionou momentos de aprendizagem durante e a interação dos envolvidos formando assim uma rede de saberes. Sendo assim, com base na TAR, acreditamos que este produto seja um material diferenciado que possibilita interagir com a realidade dos alunos e colaborar para o ensino de ciências em turmas multisseriadas.
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    Uma proposta de formação compartilhada de professores de Ciências : a construção de atividades com uso de experimentos.
    (2019) Lana, Marianna Karla de Matos; Silva, Fábio Augusto Rodrigues e; Coelho, Geide Rosa; Maia, Cristina de Oliveira; Silva, Fábio Augusto Rodrigues e
    O ensino de ciências apresenta diversos desafios, dentre eles, a escassez de formação continuada de professores. O país não apresenta políticas públicas que fomentem esses momentos, que oportunizem ao professor crescimento intelectual e profissional. Nesse sentido, a proposta deste trabalho é oportunizar um processo de formação continuada de professores, que seja colaborativo, com o objetivo de contribuir para a construção de atividades experimentais para o ensino de ciências. Pretende-se analisar como um processo de formação compartilhada de professores de ciências, quando engajados na construção de atividades que utilizam experimentos, contribui para o desenvolvimento profissional docente, entendido como um processo de qualificação para o exercício de sua prática como educador. A formação compartilhada de professores se caracteriza como aquela feita com os professores e para os professores, de modo que cada um contribua com suas vivências, suas percepções e demandas. Para tanto, buscamos conhecer o posicionamento dos professores frente ao uso dos experimentos didáticos; identificar os saberes dos docentes que foram envolvidos em atividades de produção colaborativa de recursos didáticos; mapeamos os diferentes actantes que foram mobilizados nas atividades de formação propostas. Actantes são elementos humanos ou não humanos, que realizam, por meio de suas interações, movimentos que geram translações, ou seja, transformações. A formação compartilhada, aqui apresentada, foi realizada junto aos professores de Ciências dos anos finais do ensino fundamental, da rede municipal de uma cidade do interior de Minas Gerais, sendo desenvolvida com a autora desta pesquisa com carga horária total de 6h/aula. A análise desse processo de formação foi feita à luz da Teoria Ator-Rede, buscando desvendar as redes que contribuem para o ensino. A formação foi desenvolvida com o grupo que concordou que o ensino de Ciências pode ser oportunizado com o uso de experimentos, permitindo novas translações, aproveitando as redes criadas para desenvolver o ensino. Compreender a importância das redes estabelecidas no processo de ensino é imperioso para que se possa fazer intervenções produtivas e, para promover as translações desejadas. Ao realizarmos a pesquisa, identificamos a utilização da estratégia pelo grupo, e a partir de suas contribuições construímos atividades. Ao serem aplicadas possibilitaram a identificação dos actantes mobilizados: o grupo de professores, a coordenação da escola, os discentes, a escola, o laboratório de ciências, a aula experimental, o roteiro de aula, os materiais necessários e os equipamentos utilizados. Todos esses elementos perfizeram o recorte da rede analisada, que emergiu para o ensino.
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    Desenvolvimento de uma empresa júnior no ensino médio : uma experiência educativa sobre resíduos sólidos.
    (2019) Costa, Vanelle Wendy de Jesus; Silva, Fábio Augusto Rodrigues e; Pagan, Alice Alexandre; Zama, Uyrá dos Santos; Silva, Fábio Augusto Rodrigues e
    A presente pesquisa teve como objetivo principal analisar a contribuição de um modelo de empresa simulada, na área de Educação Ambiental sobre os resíduos sólidos, nos processos de ensino-aprendizagem dos alunos do Ensino Médio Profissionalizante. Ele foi aplicado em uma escola estadual, no interior de Minas Gerais. Como referencial teórico-analítico utilizamos a Teoria Ator-Rede (ANT) de Bruno Latour. Sua abordagem considera que não há distinção entre humanos e não-humanos e foca nas ações que ocorrem a partir da associação entre os elementos. O que nos permitiu dar ênfase ao artefato sócio-técnico “empresa simulada”, como sendo um elemento ligado a uma rede sociomaterial que pretendemos descrever e analisar. Trabalhamos a partir de uma abordagem que nos permite compreender a aprendizagem como efeito das translações que ocorrem a partir da associação entre diversos actantes. Como uma pesquisa de mestrado profissional em ensino de ciências, na área de biologia, procuramos desenvolver como produto educacional: um guia para a estruturação e implementação de empresa simulada, na área de ciências, para o Ensino Médio. Descrevemos nossos resultados mostrando as translações identificadas, a rede performada entre os actantes e o que emergiu dela durante os encontros realizados. Consideramos que o modelo da empresa simulada, pode contribuir com o ensino-aprendizado dos alunos, a partir dos diversos fluxos e entidades mobilizadas que contribuem para que os alunos se sintam mobilizados a trabalharem com essa temática. Identificamos que o tempo de duração e exposição ao projeto é um fator importante, pois, contribui para o aumento das associações entre os actantes, sensibilização dos sujeitos, surgimento e performance de novas redes. Acreditamos que a empresa simulada se constitui como um produto educacional a ser desenvolvido no Ensino Médio, explorando a temática ambiental e desenvolvendo competências na área de empreendedorismo.
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    O saneamento básico como tema para o ensino de ciências : uma proposta de uma oficina de vídeos produzidos por alunos do ensino fundamental.
    (2019) Paixão, Marielze Pinto da; Silva, Fábio Augusto Rodrigues e; Toledo, Evelyn Jeniffer de Lima; Oliveira, Roberto Dalmo Varallo Lima de; Pagliarini, Cassiano Rezende; Toledo, Evelyn Jeniffer de Lima; Silva, Fábio Augusto Rodrigues e
    A presente pesquisa tem como objetivo principal observar e analisar como ocorrem os processos de translação nas aulas de Ciências/Biologia, quando são utilizados vídeos e fotos e a produção de vídeos sobre o saneamento básico e a extração de pedra sabão em Cachoeira do Brumado. Essa pesquisa é embasada nos referenciais teóricos-analíticos de Bruno Latour sobre a Teoria Ator-Rede (ANT). Fundamentada no princípio da simetria generalizada, assumimos que não há distinção entre humanos e não-humanos, e nesta pesquisa damos ênfase aos vídeos e fotos, sendo estes elementos constantemente ligados a uma rede sociomaterial que descrevemos e analisamos. Trabalhamos a partir de uma sociologia que prioriza as associações e procuramos entender a aprendizagem como efeitos das redes entre os mais diferentes actantes, ou mediadores. Nessa pesquisa de mestrado em ensino de ciências desenvolvemos como produto educacional: uma oficina sobre a produção de vídeos com os alunos tendo-se como tema o saneamento básico no contexto de Cachoeira do Brumado. A partir dessa intervenção realizamos uma análise do processo de ensino/ aprendizagem de alunos do nono ano do ensino fundamental. A partir disso, explicitamos nossos resultados em que enfatizamos os momentos de translações e as estratégias de interesses, utilizadas durante as mobilizações que ocorreram durante a oficina. Certificamos que a oficina com vídeos e fotos contribuiu para com o ensino/aprendizado dos alunos, a partir dos diversos fluxos, circulações e ações descritas ao longo dessa pesquisa. Salientamos ainda, que a partir dos resultados, refletimos como as controvérsias foram mobilizadas por meio dos vídeos sobre o saneamento básico e das fotos de extração de pedra sabão, na oficina pedagógica que enfatizou este “tema”. Acreditamos que a oficina de vídeo se constitui em um produto educacional a ser desenvolvido nas escolas, explorando dessa forma temas controversos e polêmicos, desenvolvendo nos alunos aspectos relevantes para uma educação cidadã mais responsável.
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    As controvérsias nas aulas de biologia a partir da leitura de jornais impressos : o desastre ambiental da Samarco.
    (2018) Reis, Alexsandro Luiz dos; Silva, Fábio Augusto Rodrigues e; Silva, Fábio Augusto Rodrigues e; Lima, Guilherme da Silva; Kato, Danilo Seithi
    A presente pesquisa tem como objetivo principal analisar como ocorrem os processos de translação nas aulas de Biologia, quando é utilizada a leitura de matérias de jornais impressos e a produção de reportagens sobre o rompimento da Barragem de Fundão, um desastre socioambiental ocorrido em novembro de 2015. Essa pesquisa é embasada nos referenciais teóricos-analíticos de Bruno Latour sobre a Teoria Ator-Rede (ANT). Considerando o princípio da simetria generalizada, assumimos que não há distinção entre humanos e não-humanos, e nesta pesquisa damos ênfase aos jornais, sendo estes elementos constantemente ligados a uma rede sociomaterial que descrevemos e analisamos. Trabalhamos a partir de uma sociologia que enfatiza as associações e procuramos entender a aprendizagem como efeitos das redes entre os mais diferentes actantes, ou mediadores. Como uma pesquisa de um mestrado em ensino de ciências desenvolvemos como produto educacional: uma oficina sobre a produção de jornais com os alunos tendo-se como tema o desastre socioambiental em Bento Rodrigues. A partir dessa intervenção realizamos uma análise do processo de ensino/ aprendizagem de alunos do terceiro ano do ensino médio. A partir disso, explicitamos nossos resultados em que enfatizamos os momentos de translações e as estratégias de interesses, utilizadas durante as mobilizações que ocorreram durante a oficina. Constatamos que a oficina com jornais contribuiu para com o ensino/aprendizado dos alunos, a partir dos diversos fluxos, circulações e ações descritas ao longo dessa pesquisa. Ressaltamos ainda, que a partir dos resultados, refletimos como as controvérsias foram mobilizadas por meio das notícias de jornais na oficina pedagógica que enfatizou este “tema”. Acreditamos que a oficina com jornais se constitui em um produto educacional a ser desenvolvido nas escolas, explorando dessa forma temas controversos e polêmicos, desenvolvendo nos alunos aspectos relevantes para uma educação cidadã mais responsável.
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    Proposta de uma sequência didática fundamentada na teoria Ator Rede : o estatuto do embrião.
    (2017) Oliveira, Juliana Roberto de; Silva, Fábio Augusto Rodrigues e; Allain, Luciana Resende; Cruz, Luciana Hoffert Castro; Silva, Fábio Augusto Rodrigues e
    Vemos a sala de aula como um espaço multicultural em que estão presentes variadas formas de viver e de ver o mundo. Sob este ponto de vista seus agentes - professores e alunos - podem apresentar culturas e visões de mundo distintas que podem ser compatíveis e complementares ou completamente distintas entre si dificultando ou até mesmo impossibilitando o diálogo e assim a aprendizagem. No século 20, a partir dos anos 90, é construído em torno do conhecimento científico um status de superioridade epistemológica em relação aos demais conhecimentos. Nesta mesma época pesquisadores e educadores passam a questionar a depreciação do saber popular e o cientificismo imperante. Diversos debates que daí surgem traduzem maneiras diferentes de alcançar um objetivo comum de tornar o ensino de ciências culturalmente mais sensível. É neste sentido que apresentamos a proposta deste trabalho: desenvolver de forma compartilhada uma sequência didática (SD) sobre questões sociocientíficas suscitadas pelo Estatuto do Embrião - projeto de lei que envolve o encontro de diversos conhecimentos e saberes e propicia a simulação de processos decisórios. A ênfase desse trabalho encontra-se na explicitação e no mapeamento dos processos de elaboração e de adequação da SD que foi desenvolvida sob a inspiração da cartografia de controvérsias (CdC). O intuito principal é o desenvolvimento de metodologias que incentivem que as salas de aula se abram para o trabalho com as controvérsias que nos cercam cotidianamente. Os aportes teórico-metodológicos da Teoria Ator-Rede nos permitem mapear as complexas relações entre os polos da ciência e da sociedade, portanto utilizamo-nos destes tanto para a elaboração da SD quanto para a análise dos dados desta pesquisa. A SD enquanto um objeto sociotécnico possibilitou o surgimento e a união de diversas redes que antes não se conectavam. Calculamos podermos contribuir no que diz respeito ao apontamento de um caminho para o trabalho de temas controversos por meio de sequências didáticas e também por meio do método de análise de dados que desenvolvemos à partir da TAR para a identificação dos atores humanos e não humanos participantes da rede sociomaterial propiciada pela SD. Tal método nos propiciou compreender o que emergiu ou foi mobilizado em termos de competências, conhecimentos, saberes e aprendizados profissionais pelos envolvidos no processo. Interessamo-nos por uma educação científica que permita aos cidadãos apropriarem-se de conhecimentos e habilidades necessários ao questionamento do raciocínio técnico de cientistas e governantes e que propicie o desenvolvimento de uma postura mais ativa em momentos em que se exige tomada de decisões sobre riscos e incertezas produzidos pela ciência e pela técnica. Na atualidade percebemos o pouco esforço no que tange a equipar cidadãos com novas ferramentas para compreensão de questões controversas de forma ajustada à situação presente. Sob este aspecto acreditamos e defendemos que a Teoria Ator-Rede e a cartografia de controvérsias sejam potenciais instrumentos na tentativa de representar - de forma sensível e compreensível - os debates em torno de questões de interesse público.