MPEC - Mestrado Profissional em Ensino da Ciência
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Item Análise de uma proposta de sequência didática : puberdade e adolescência como temas para o estudo da sexualidade.(2015) Carvalho, Renata Cristina de Souza; Silva, Fábio Augusto Rodrigues e; Viana, Gabriel Menezes; Almeida, Sheila Alves deO estudo sobre sexualidade deve ser considerado essencial para a formação do ser humano, visto que essa condição humana se manifesta em vários momentos do desenvolvimento das pessoas. Na adolescência, essas manifestações ficam evidenciadas, acompanhadas por conflitos, dúvidas, incertezas, e todas essas características acabam adentrando junto com o adolescente no ambiente escolar. A perspectiva é de encontrar nesse espaço o amparo do professor que, muitas vezes, não se sente preparado para tratar esse assunto. Buscando contribuir com esse profissional é que apresento, neste trabalho, uma proposta de investigação e intervenção que consiste no desenvolvimento de uma sequência didática sobre o tema Sexualidade e Afetividade, voltada para alunos dos anos finais do Ensino Fundamental. A construção da sequência está fundamentada no pluralismo metodológico e seu objetivo principal é dispor de estratégias e de amplificadores culturais que facilitem o trabalho do professor ao abordar essa temática e, desta forma, contribuindo para que os alunos se apropriem dos conceitos científicos estudados. Por meio de filmagens das atividades e dos materiais produzidos pelos alunos, registram-se a aplicação da sequência didática e a interação dos discentes com os diferentes instrumentos. A partir dessas informações, estruturaram-se quadros que identificam as etapas de desenvolvimento de cada aula e que contribuíram com a escolha dos turnos de falas a serem submetidos à análise microgenética. Neste contexto, buscou-se verificar como se dá o processo cognitivo dos estudantes acerca dos assuntos abordados por meio de diferentes recursos e instrumentos pedagógicos utilizados, além de se verificar a abordagem comunicativa evidenciada no decorrer das aulas. A análise apresentada possibilita uma visualização da participação dos estudantes e mediação da professora e, assim, pode-se constatar que a sequência didática proposta estimula interação e integração entre os sujeitos participantes, favorecendo a relação do ensino aprendizagem. Como é característica dos Mestrados Profissionais a elaboração de um produto pedagógico, propõe-se com este trabalho a construção de uma sequência didática. A apresentação desta sequência didática, como um produto, visa viabilizar a abordagem do assunto sexualidade de modo construtivo nos anos finais do Ensino Fundamental. Porém, permite também sua adaptação e estruturação para uso em outros segmentos.Item O livro didático na sala de aula : os modos de uso de um livro de ciências por uma professora do ensino fundamental.(2017) Figueiredo, Márcia Cristina de Oliveira; Almeida, Sheila Alves de; Almeida, Sheila Alves de; Araújo, Regina Magna Bonifácio de; Silva, Nilma Soares daHá décadas, o livro didático faz parte do cenário educacional, entretanto aspectos pertinentes às interações em sala de aula entre professor, livro e alunos são ainda pouco explorados. Nesta investigação, valemo-nos das seguintes questões de pesquisa: “Como é a utilização do livro didático no cotidiano da sala de aula?”; “O que a professora prioriza na sua prática?”; “Como os textos didáticos do livro Construindo Consciências são trabalhados nas aulas de Ciências?”; “De que modo a professora conduz a correção dos questionários?” e “Em quais momentos a professora aproxima-se do projeto didático autoral?”. Ancoramo-nos na análise microgenética, o que implicou, fundamentalmente, gravar as aulas acompanhadas e destas selecionar episódios significativos. Apresentamos os dados que foram coletados em uma turma de 7º ano de uma escola da rede pública do município de Belo Horizonte. Nosso olhar voltou-se para os modos de uso do livro didático Construindo Consciências, elaborado pelo Grupo Ação e Pesquisa em Ensino de Ciências (APEC). Observamos a prática de uma professora dos anos finais do ensino fundamental. No cotidiano da sala de aula, percebemos que as práticas mediadas pelo livro foram marcadas por velhas e novas escolhas pedagógicas, refletindo o quão difícil é para um professor desvencilhar-se dos moldes tradicionais de ensino de Ciências. Reafirmamos, nesta pesquisa, a importância do livro didático no cotidiano da sala de aula e a urgência de aprofundar a compreensão da dialogia como um caminho para um ensino de Ciências, de fato, significativo.Item Recepção e uso de livro de apoio ao professor dos anos iniciais : um estudo de caso do livro "Trilhas para ensinar ciências para crianças".(2017) Pereira, Bárbara Luiza Alves; Almeida, Sheila Alves de; Sousa, Hildeberto Caldas de; Silva, Fábio Augusto Rodrigues eEsta pesquisa situa-se no campo teórico do ensino de Ciências: os materiais didáticos, e visa contribuir para a construção do conhecimento acerca da formação do professor dos anos iniciais do ensino fundamental, especificamente sobre a forma que utiliza os textos de apoio em sua prática. Atualmente, no Brasil, há poucas pesquisas que investigam a forma como os professores utilizam os livros de apoio teórico-metodológico, buscando a melhoria dos cursos de formação inicial e, consequentemente, da qualidade do ensino de Ciências para crianças. A finalidade aqui é ampliar tal análise, relacionando a prática de uma professora dos anos inicias com o material de apoio “Trilhas para Ensinar Ciências para Crianças”, escrito por pesquisadoras e formadoras de professores. Buscamos identificar a recepção do material pela professora, bem como seu uso, o que foi utilizado, como e porque, além de possíveis impactos. Para tanto, a metodologia empregada baseou-se em observações e gravações em áudio e vídeo da prática em sala de aula, além de análise e interpretação das transcrições dessas aulas e de conversas com a professora. Fundamenta-se especialmente essa pesquisa nos estudos de Weissmann (1998), Sá (2010), e contribuições de Goes, (2000) Fracalanza (2006) e Fiscarelli, (2007). Entre as diversas variáveis que reconhecemos significativas para o trabalho da professora, destacamos que as imposições da escola limitam o tempo e, sistematicamente, influenciam sua prática, inclusive no que se refere ao uso do livro. Concluímos que apesar de a recepção do livro pela professora ter se dado de maneira positiva, seu uso foi realizado de modo parcial, e que tal fenômeno depende da formação do professor, das condições de trabalho em que está envolvido, entre outros fatores. Em uma dimensão mais individual, os professores avaliam, usam e modificam as informações disponibilizadas em materiais de formação em função do seu trabalho diário. Considerando a dimensão social do trabalho do professor que ensina Ciências para crianças, indagamos se os programas de formação inicial e continuada de professores consideram o contexto de trabalho desse profissional. Nosso objetivo é contribuir para o fortalecimento do trabalho do professor da escola básica e provocar uma reflexão sobre os programas de formação desses professores.Item Trilhas e caminhos de leitura : estratégia de mediação utilizadas por uma professora nas aulas de ciências.(2015) Oliveira, Jane Aparecida de; Almeida, Sheila Alves deEsta pesquisa trata das estratégias de mediação de leitura utilizadas por uma professora nas aulas de Ciências. Para tanto, este trabalho teve como orientação fundamental as seguintes perguntas: como e com que finalidade os textos são trabalhados nas aulas de Ciências? Quais tipos de textos são ofertados para a leitura e quais estratégias são utilizadas para cada um deles? Como a professora ensina os alunos a lerem os textos nas aulas de Ciências, utilizando estratégias de leitura? O foco do trabalho está nas estratégias de mediação de leitura utilizadas pela professora de Ciências em uma turma do 7º ano de uma escola pública da cidade de Mariana. Quanto à perspectiva teórico metodológica , de análise, fundamentou-se em Vygotsky. Para ele , os sujeitos aprendem na interação com o outro, mediados pela linguagem. As discussões sobre as estratégias de leitura nas aulas de Ciências, apoiaram-se nas leituras de Solé (1998); Kleiman (2002); Espinoza , Casamajor e Pitton (2009); Girotto e Souza (2010); Prestes, Lima e Ramos (2011) e Coscarelli ( 2013) . Para levar à cabo a investigação, foram realizadas 3 gravações das aulas na turma do 7º ano. Após as gravações, os episódios foram selecionados, considerando a interação da professora com os alunos e o uso de diferentes estratégias de mediação de leitura. Para a análise dos episódios foram utilizadas como categorias de análise as estratégias de mediação de leitura propostas por Solé (1998), Kleiman (2002) e Coscarelli (2013). Foram observadas, também, algumas estratégias que emergiram das aulas da professora. No cotidiano das aulas, ficou evidente a interação da professora com os alunos e a leitura como uma prática frequente nas aulas Ciências. Algumas estratégias de leitura mais recorrentes foram: a leitura de imagem, a ativação do conhecimento prévio dos alunos, a inferência e a compreensão através de questionamentos. Em suma, a pesquisa revelou que as estratégias de mediação de leitura são imprescindíveis ao entendimento dos textos nas aulas de Ciências, principalmente a leitura de termos específicos da Ciência e as estratégias utilizadas pela professora auxiliam os alunos na compreensão leitora.