ICSA - Instituto de Ciências Sociais e Aplicadas
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Item A encruzilhada da educação audiovisual : tempos e espaços de Olhares (Im)possíveis.(2022) Vilela, Raquel Augusto Satto; Rodrigues, Hila Bernadete Silva; Rodrigues, Hila Bernadete Silva; Migliorin, Cezar Avila; Coração, Cláudio RodriguesEste trabalho tem o objetivo de refletir sobre as temporalidades e espacialidades presentes, assim como as questões relacionadas à intersecção entre Educação, Cinema e Comunicação. Para tanto, foi realizada uma análise do processo de produção audiovisual do coletivo Olhares (Im)possíveis, durante a realização do filme Ano 2020. O referencial teórico alia conceitos dessas três áreas, assim como outras das Ciências Humanas e Ciências Sociais, para construir um arcabouço que possibilite acessar a especificidade de atuação da educação audiovisual e suas características teórico-práticas e políticas, além de delimitar quais tempos e espaços serão considerados. A encruzilhada aparece como operador conceitual e analítico, à luz de epistemologias iorubá e bantu, para analisar a educação audiovisual enquanto um encontro entre sensibilidades e saberes que intersecciona tempos e espaços, proporcionando espaços de criação. O desenvolvimento da pesquisa passa pelo histórico do coletivo – suas bases teórico- práticas e as atividades realizadas –, além da história de Ouro Preto, cidade na qual a Olhares (Im)possíveis desenvolve suas ações. A análise, realizada a partir do contato com o coletivo e da observação das ações desenvolvidas, se divide em três eixos: os cruzamentos de tempo e espaço, práticas educomunicativas, reflexões subjetivas e coletivas suscitadas pelo processo de produção.Item Sinaloa aprende en casa : educação pelo rádio durante o período pandêmico da Covid-19 nas comunidades indígenas de Sinaloa, México.(2022) Ceniceros Manjarrez, Lorena Ilia; Martins, Nair Prata Moreira; Martins, Nair Prata Moreira; Capsitrano, Ismar; Bianco, Nelia Rodrigues DelA presente pesquisa se propõe a mostrar os movimentos que envolve o governo mexicano para garantir o acesso à educação e verificar, especificamente, se o programa Sinaloa Aprende en Casa, através do rádio, e enquanto ferramenta emancipatória, proporciona a universalização da educação, como estabelece a Constituição Federal do México na atenção às comunidades indígenas de Sinaloa, afetadas pela falta de recursos econômicos e digitais durante o período da pandemia da Covid-19 em 2020. Para tanto, baseamo-nos no discurso emancipatório proposto por Paulo Freire (1978) para poder explicar as estratégias implementadas pelo governo do Estado de Sinaloa, México, em comunidades indígenas, como alternativa pedagógica durante o primeiro período escolar em 2020 durante a pandemia da Covid-19, reconhecer a teoria metodológica em relação a uma educação emancipatória e descrever a maneira como o programa Aprende en Casa constrói o conteúdo especificamente durante esse período de emergência. Utilizaremos uma metodologia mista para uma melhor compreensão do nosso objeto de estudo, fazendo uso de métodos qualitativos que pemitem a obtenção de dados descritivos, utilizando como instrumentos para contrução de dados entrevistas semiestruturadas realizadas junto à agência encarregada de projetar e operar programas de educação para o Estado de Sinaloa e às rádios participantes do programa governamental Sinaloa Aprende en Casa.Item Tecnologias de informação e comunicação - discursos dialógicos e colaborativos para a realidade educacional do terceiro milênio.(2021) Ceribeli, Maria Cláudia Bachion; Ceribeli, Harrison BachionA educação no Brasil tem apresentado, de maneira repetitiva, uma série de problemas, como elevado índice de evasão escolar, indisciplina e reclamações, tanto dos alunos, quanto dos professores, em relação ao ambiente escolar e às aulas. Nesse cenário, este estudo teve como objetivo discutir os desafios que os docentes enfrentarão no terceiro milênio para minimizar tais problemas. Os principais pontos abordados foram a inserção de novas tecnologias de informação e comunicação no ambiente escolar e a postura dos professores; o papel dos docentes no processo de aprendizado; e a necessidade de adaptação dos profissionais de educação em relação ao aprendizado colaborativo.Item Banalização da fraude acadêmica : reflexões à luz da teoria da semicultura de Adorno.(2017) Maranhão, Carolina Machado Saraiva de Albuquerque; Santos, Flávia Carolini Pereira dos; Ferreira, Pamella Thais MagalhãesA banalização da fraude no ambiente acadêmico impõe severos problemas à formação dos indivíduos. Este estudo fez uso da teoria crítica relacionada à educação. Adorno analisou o problema da semiformação na sociedade capitalista, em que a educação se tornou mais uma mercadoria a ser entregue a seus consumidores. O objetivo deste artigo foi propor a reflexão crítica sobre os reais sentidos da persistência da fraude nas universidades. Portanto, a fraude acadêmica destaca-se como uma evidência de que há algo errado com a educação fornecida pelas universidades. Somente uma mudança pedagógica pode transformar o caminho da educação inserida na sociedade capitalista. O resgate do potencial emancipatório da educação é fundamental para que a sociedade possa formar pessoas críticas e autônomas.Item “Meninos” e “Professoras”? : pragmática social numa instituição de cuidado de deficientes.(2016) Vieira, Ubiratan GarciaApoiado em teses de Kanavillil Rajagopalan, para quem toda representação é política, pois é uma escolha dentre representações possíveis, e de Howard Becker, para quem toda representação é adequada a determinadas condições sociais de fazer e uso, apresento uma refl exão sobre os usos das designações “meninos” e “professoras”, observados durante as atividades de extensão realizadas numa instituição de cuidado de pessoas defi cientes. Esta instituição não é um espaço escolar, mas em vez de procurar responder se essas designações correspondem ou não à “realidade”, procurei entender a que realidade corresponde o uso dessas designações. Concluo que os usos das designações “meninos” e “professoras” evidenciam a posição marginal que a instituição ocupa no sistema municipal de ensino e colocam para os envolvidos, incluindo a equipe de extensão, um posicionamento quanto aos usos mais adequados ao contexto.Item Educação em tempos de bolhas online : uma abordagem peirceana.(2017) Franco, Juliana Rocha; Borges, Priscila MonteiroO desenvolvimento das redes sociais digitais e dos sistemas de busca na internet têm nos levado a repensar os modos como interagimos e adquirimos informação na internet. Apesar de potencialmente a internet, como um repositório gigantesco de dados, aumentar as possibilidades de acesso aos mais diversos dados, assim como o aumento da quantidade de informação, nossos modos de interação em rede hoje têm mostrado algumas restrições nesse universo de possibilidades. Neste artigo, analisaremos o surgimento das bolhas online como um fenômeno que mostra como certos modos de interação na internet podem nos levar a ficar fechados em universos muito restritos e familiares ao invés de nos proporcionar a experiência com o desconhecido a fim de descobri-lo. Embora exista a força dos algoritmos que orientam interações e escolhas, é possível afirmar que a construção da recepção e apropriação de produtos culturais é um processo social complexo, envolvendo uma atividade contínua de interpretação e assimilação de conteúdo significativo por indivíduos e grupos. Assim, apesar de desempenharem um papel decisivo na limitação da exposição a diferentes pontos de vista, é possível afirmar que os algoritmos não são o único elemento determinante na filtragem de conteúdo e agência individual. Diante disso, além do algoritmo, quais são os motivos do “embubblement” fornecido pelo Facebook?Item A relação entre as despesas com educação e o resultado do IDEB na região metropolitana de Natal-RN.(2013) Rodrigues Júnior, Giovani; Felipe, Israel José dos Santos; Bezerra, Ingrid Wilza Leal; Mendonça, Cláudio Marcio Campos de; Mól, Anderson Luiz RezendeO presente estudo tem por objetivo principal analisar o desenvolvimento educacional na região metropolitana de Natal, Rio Grande do Norte, por meio do índice IDEB numa sequência bienal composta por três períodos (2005, 2007 e 2009). Como suporte metodológico, nesta pesquisa, foi utilizada a regressão de dados em painel sob a forma e manipulação de dois dos três métodos econométricos mais evidentes (dados em painel com efeitos fixos e aleatórios). Dentre o conjunto de modelos testados, o de número 27 respondeu com maior ajuste estatístico aos testes realizados e serviu como protótipo de realidade. Concluiu-se, assim, que o investimento em educação é influenciado pelas despesas dos municípios, de tal forma que, quanto maior o investimento em educação, maior a despesa no Orçamento Público. Além disso, foi possível entender que a despesa tem relação com o IDEB, uma vez que um maior investimento em educação pressupõe melhoria da qualidade dos serviços oferecidos, podendo resultar em melhores resultados no processo de aprendizagem dos alunos que frequentam escolas públicas, com repercussões positivas para o desenvolvimento da sociedade.Item A miséria da educação na ordem do capital.(2009) Mayer, André Luiz MonteiroSem rupturas nas relações sociais que estão sob o controle do Capital, que impõe uma educação para o trabalho alienante, não poderá haver mudanças profundas no sistema educacional. Sob as relações sociais capitalistas a educação “serve” de “meio” para produção de uma consciência” funcional à ordem do Capital.