PPGEDU - Programa de Pós-graduação em Educação

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Resultados da Pesquisa

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    Formação de professores e o trabalho docente : a educação profissional-tecnológica e o ensino superior nos institutos federais.
    (2022) Perucci, Leidelaine Sergio; Jardilino, José Rubens Lima; Jardilino, José Rubens Lima; Nunes, Célia Maria Fernandes; Pena, Geralda Aparecida de Carvalho
    A presente dissertação que ora apresentamos ao Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Ouro Preto é fruto de uma pesquisa sobre a Formação de Professores que atuam em dois níveis de ensino simultaneamente – Ensino Técnico Integrado ao Ensino Médio e de Educação Superior no âmbito das Licenciaturas e Cursos Superiores de Tecnologia nos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia (IFs). Esse trabalho diz respeito a um estudo de caso desenvolvido em um campus do IFMG. Temos uma caracterização muito especial neste tema – trata- se do trabalho docente nos IFs, considerando que este tipo de instituição no Brasil oferece cursos em diferentes níveis e modalidades de ensino, os quais são atendidos por um corpo docente único (Ensino Médio e Superior). A pesquisa partiu das seguintes questões-problema: o que mobiliza a atuação docente no contexto dos Institutos Federais? Quais as implicações desta atuação? Pois entende-se que o trabalho do professor nesse contexto exige conhecimentos e habilidades que se distinguem de instituições que oferecem apenas um nível de ensino. Considerou-se tal problemática a partir dos seguintes objetivos: geral, compreender as percepções que os(as) professores(as) têm ao refletir sobre sua atuação docente em mais de um nível de ensino; e específicos, (1) identificar os processos formativos dos professores; (2) compreender de que ou quais maneiras os professores se organizam para a atuação em mais de um nível de ensino e (3) entender se a sua formação ao longo da carreira contribuiu e/ou tem contribuído para a atuação em mais de um nível de ensino. Assim, para o desenvolvimento da pesquisa, considerou-se a perspectiva qualitativa e as perspectivas teóricas da Formação Inicial e Continuada de Professores no Brasil, organizadas a partir das seguintes atividades: revisão da teoria científica, estado do conhecimento sobre a temática e coleta de dados a partir de entrevista semiestruturada. Os dados foram analisados por meio dos preceitos de análise de conteúdo. Deste modo, a pesquisa chega às seguintes conclusões: 1. A docência na Educação Profissional e Tecnológica no contexto dos IFs é algo complexo, abrangente e passível de diversas ramificações que exige atualização constante com relação aos conteúdos, metodologias de ensino e legislação educacional tanto da educação básica, do ensino superior e da educação tecnológica; 2. A experiência prévia do professor na educação básica e no ensino superior em instituições que se dedicam a esses níveis separadamente pode ser entendida como uma base ou ponto de partida para o exercício da profissão docente nos IFs; 3. Por fim, verifica-se que questões que emergem a partir da realização deste estudo se direcionam mais especificamente aos processos formativos dos professores e como esses processos impactam no exercício docente. Assim, uma perspectiva futura que se torna relevante é pensar em como a formação continuada exerce influência para o sucesso nas suas atividades docentes.
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    Formação inicial de professores : elementos para uma pedagogia decolonial.
    (2023) Silva, Ricardo Alisson Carvalho; Jardilino, José Rubens Lima; Jardilino, José Rubens Lima; Nunes, Célia Maria Fernandes; Romão, José Eustáquio; Cortez Sic, José Enrique
    A presente pesquisa teve como objetivo principal analisar dimensões constitutivas dos cursos de formação inicial de professores nas universidades UFMG, a qual oferta o curso Formação Intercultural para Educadores Indígenas, e a UFPA, cuja oferta o curso Educação do Campo, buscando analisar aspectos que os remetessem à emergência de uma “Pedagogia Decolonial”. Em relação aos objetivos específicos, pretendeu-se: investigar os indícios e traços decoloniais presentes nos cursos de formação inicial de professores; Identificar e analisar os elementos decoloniais presentes nas estruturas curriculares, nas ementas de cada disciplina e suas referências bibliográficas e nos PPPs dos cursos pesquisados; Apresentar os elementos indicadores de uma “Pedagogia Decolonial” existentes nos cursos pesquisados; Refletir à luz do pensamento decolonial pedagógico a consistência dos possíveis indícios. Para consecusão da pesquisa se utilizou como referência básica os teóricos da Rede Modernidade/Colonialidade, entre eles, Quijano, Mignolo, Grosfoguel, Dussel, Palermo, Walsh e outros. Utilizou-se, também, o arcabouço teórico de Paulo Freire, revelando o quanto seu pensamento está implicado nessa pedagogia Outra que se contrapõe a pedagogia moderna e que tem sido denominada de “Pedagogia Decolonial”. A metodologia utilizada para atingir o objetivo da pesquisa foi a pesquisa qualitativa utilizando-se um corpus documental. Para esta pesquisa documental utilizou-se como abordagem teóricometodológico a Análise de Conteúdos de Lawrence Bardin (2008) para o tratamento analítico dos documentos selecionados utilizou-se como indicadores para a pesquisa: a) Reconhecimento das múltiplas formas de conhecimentos; b) Pedagogia da Alternância; c) Temas geradores; d) Valorização do corpo; e) Reconhecimento das memórias coletivas; f) Valorização da terra; g) Compartilhamento dos processos decisórios e das atividades; h) Processos avaliativos democráticos; i) Existência de autores do Sul Global nas refências bibliográficas. Os achados da pesquisa sinalizam que os cursos apresentam em seu corpus documental contrapontos relevantes que subvertem a pedagogia hegemônica moderna colonial eurocêntrica, ou seja, revelam traços de uma “Pedagogia Decolonial”. Porém, encontra-se aspecto que demonstrou reproduzir-se a colonialidade do saber nas referências bibliográficas, as quais privilegiam fortemente os autores do Norte Global em detrimento dos autores do Sul Global. Como desafio aponta-se: a necessidade de pesquisar, se na prática, os elementos de uma “Pedagogia Decolonial” encontrados se fazem presentes. E, se é possível fazer o giro pedagógico rumo a uma “Pedagogia Decolonial” a partir de uma proposta pedagógica de formação inicial de professores que tem como referenciais teóricos, majoritariamente, autores do Norte Global.
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    Frações nos anos iniciais do ensino fundamental : uma análise de conhecimentos matemáticos que afloraram em situações de ensino ao longo de um curso de extensão.
    (2023) Patrono, Rosângela Milagres; Ferreira, Ana Cristina; Moreira, Plínio Cavalcanti; Ferreira, Ana Cristina; Moreira, Plínio Cavalcanti; Araújo, Regina Magna Bonifácio de; Nunes, Célia Maria Fernandes; Cyrino, Márcia Cristina de Costa Trindade; Ferreira, Maria Cristina Costa
    Esta pesquisa se insere na linha de pesquisa 1 – Formação de professores, Políticas Educacionais e História da Educação do Programa de Pós-Graduação em Educação e se desenvolve no contexto de um curso de extensão, tendo como objeto de estudo os conhecimentos matemáticos para o ensino de frações na Educação Básica. A questão norteadora do estudo é: Que conhecimentos matemáticos para o ensino de frações afloraram (isto é, foram efetivamente mobilizados ou são potencialmente mobilizáveis em situações de ensino e de aprendizagem de frações) no planejamento e no desenvolvimento de um curso de extensão voltado para professores que ensinam matemática nos anos iniciais do Ensino Fundamental de Ouro Preto e região? Ao se apropriar de conhecimentos matemáticos para o ensino, o professor que ensina matemática vai se desenvolvendo profissionalmente e, nesse processo, é fundamental a associação dos conhecimentos com as situações de ensino que os requerem. Assim, tomando como base estudos sobre os conhecimentos matemáticos para o ensino, a teoria dos subconstrutos do número racional e a literatura que trata do ensino e da aprendizagem escolar desse tema, foi desenvolvido um curso de extensão com professores dos anos iniciais do Ensino Fundamental. O propósito foi identificar, descrever, caracterizar e situar contextualmente conhecimentos matemáticos relevantes para o ensino de frações. A abordagem da pesquisa é qualitativa e os dados foram produzidos por meio de gravações em áudio e vídeo dos encontros, registros produzidos pelos participantes e diário de campo. A descrição e análise foram realizadas simultaneamente, à luz do referencial teórico utilizado e em diálogo com a literatura especializada. Foram identificadas mais de 40 formas de conhecimento matemático para o ensino que afloraram no planejamento e desenvolvimento do curso com as professoras. Foram identificados tanto os conhecimentos efetivamente mobilizados quanto aqueles potencialmente mobilizáveis, ampliando o leque possível de conhecimentos matemáticos relevantes para o ensino de frações nos anos iniciais. As associações entre as formas de conhecimento identificadas e as situações que as requerem proporcionam meios para que o professor reconheça, em situação, conhecimentos profissionais cuja demanda pode não ser percebida de modo “natural” no dia a dia de sua prática docente, uma vez que apresentam nuances e requerem elaborações teóricas específicas, condicionadas pela situação de ensino em que são requeridos. A partir da análise dos dados produzidos, foi possível levantar a hipótese de que existem aspectos positivos e negativos nas formas como o subconstruto parte-todo pode ser utilizado para promover a compreensão conceitual dos demais subconstrutos, especialmente no que se refere ao quociente e à representação como ponto da reta numérica. Esses aspectos sugerem, no mínimo, a necessidade de pesquisas futuras sobre essa questão específica. Os resultados obtidos contribuem, no geral, para fundamentar ações pedagógicas, referentes ao trabalho com as frações nos anos iniciais, voltadas para o desenvolvimento da prática docente do professor na escola, bem como a do professor formador em trabalhos de formação inicial ou continuada.
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    Convivência escolar e formação de professores : uma análise da Resolução n. 2, de 1o de julho de 2015.
    (2023) Dreon, Morgana; Silva, Luciano Campos da; Silva, Luciano Campos da; Nogueira, Marlice de Oliveira e; Vale, Ione Ribeiro
    Nos últimos anos, a convivência escolar tem sido percebida como central para a compreensão dos desafios colocados à escola. Nesse sentido, uma boa convivência escolar é percebida como uma das possibilidades para a garantia de uma aprendizagem com qualidade e equidade para todos os estudantes. Contudo, o tema ainda é pouco abordado na formação dos professores apesar de a literatura indicar que professores preparados para lidar com as dinâmicas na sala de aula, sobretudo por meio de uma formação orientada para abordar pedagogicamente situações que desafiam as boas relações e o bom convívio na escola, constitui-se em uma das formas para melhorar o trabalho desenvolvido pelas instituições escolares, em suas múltiplas e complexas funções, garantindo o direito a uma educação de qualidade a todos os alunos. Sem ter a intenção de cair em um reducionismo sobre o trabalho docente e sem desconsiderar os diferentes desafios que se apresentam à profissão de professor na atualidade, entende-se que, ao estarem preparados para tratar dos diferentes aspectos da convivência, esses profissionais poderiam contribuir com a redução de algumas das formas de desigualdades escolares. Logo, uma formação de professores que os oriente para lidar com as dinâmicas e desafios da convivência parece ser de extrema relevância para pensar a educação como um direito social a ser respeitado. Assim, mais do que garantir o acesso à escola, torna- se relevante que sejam garantidas boas condições de aprendizagem aos alunos e, para isso, uma formação de professores que atenda aos desafios que se apresentam à escola, hoje, faz-se necessária. Diante disso, essa investigação teve como objetivo geral identificar e analisar como a temática da convivência escolar é abordada na Resolução CNE/CP n. 2, de 1o de julho de 2015, a qual disciplinou as Diretrizes Curriculares Nacionais para a formação inicial de professores no Brasil. A metodologia empregada nesta investigação é de cunho qualitativo, sendo utilizados como instrumentos metodológicos a pesquisa bibliográfica, a pesquisa documental e a Análise de Conteúdo. A inspiração teórica para esta análise vem da Sociologia da Educação. Como resultado, foi identificado que a Resolução 02/2015 aborda a convivência de modo alargado, não apenas como convivência escolar. Isso ocorre porque ela entende a educação e o processo educativo de modos também amplos. Nesse sentido, algo central em seu conteúdo é a inserção dos direitos humanos e, por meio deles, há uma discussão que contempla a convivência na escola. Além disso, constatamos que a Resolução 02/2015 considera a função social do trabalho educativo, tendo em vista que a educação faz parte de um projeto social que forma cidadãos para a nação e, nesse sentido, a formação dos professores está organizada a partir da função social da escola, da função social da educação e da função social dos professores, não desvinculando a educação da vida social. Condições que contribuem para reflexões sobre a convivência escolar, como também para o cumprimento da promessa da democratização da educação.
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    Análise dos contextos de implementação e os efeitos das políticas educacionais : um estudo sobre os programas de formação de professores na Região dos Inconfidentes-MG.
    (2023) Oliveri, Andressa Maris Rezende; Jardilino, José Rubens Lima; Jardilino, José Rubens Lima; Ferreira, Ana Cristina; Nunes, Célia Maria Fernandes; Farias, Isabel Maria Sabino de; Silva, Kátia Augusta Curado Pinheiro Cordeiro da
    O presente trabalho tem como objetivo a análise da trajetória de implementação e os efeitos dos programas Prodocência, Obeduc e Pibid, implementados no período de 2009 a 2019 pela UFOP e IFMG/campus Ouro Preto, na formação de professores e nas escolas participantes. Como fio condutor deste estudo, foi estabelecida a seguinte pergunta: Quais os efeitos da política educacional materializada nos programas Prodocência, Obeduc e Pibid nas dimensões do conhecimento profissional docente, práticas pedagógicas, permanência e valorização da profissão? Considerando a atuação dos sujeitos sobre a política na trajetória de implementação desta, percebe-se que estes programas colaboraram para que houvesse efeitos não apenas na formação inicial de professores, mas também na formação continuada e no desenvolvimento profissional dos docentes do Ensino Superior e da Educação Básica integrantes/egressos destes programas. A sustentação teórica desta tese foi firmada nos conceitos de implementação, de atuação sobre a política e do Ciclo de Políticas. A trajetória da política é influenciada pela atuação dos atores sociais produzindo efeitos no contexto da prática. O caminho metodológico envolveu a entrevista semiestruturada com 22 docentes integrantes/egressos dos programas e a análise dos documentos produzidos no âmbito do governo federal e das Instituições de Ensino Superior (IES) formadoras. A Análise Crítica do Discurso e as teorias que tratam da política educacional e formação de professores nos auxiliaram no entendimento dos discursos constituintes da política nos contextos de influência, produção de textos e seus efeitos no contexto da prática. Sob a perspectiva dos entrevistados e documentos analisados, percebe-se como efeitos dos programas: discussão sobre política educacional; condições de trabalho; identidade e profissionalidade docente; aprendizagem da docência na constituição dos saberes e os aspectos políticos e sociais que envolvem a profissão e a vida dos sujeitos; maior aproximação entre IES e escolas; formação pela pesquisa; estímulo de práticas formativas diferenciadas nas IES e escolas; colaboração no desenvolvimento dos cursos de licenciatura. Os programas abrangeram atividades relacionadas aos três pilares das IES: ensino, pesquisa e extensão. E foram relevantes para as licenciaturas das IES que experimentaram um período fértil de desenvolvimento, consolidação e valorização no contexto institucional. Contudo, eles foram criados como políticas de governo, situação que colabora para a desmobilização, extinção e criação de novos programas sem a devida avaliação e o aprimoramento daqueles já existentes. É necessário o estabelecimento de uma política de Estado para a educação que contemple a formação crítica e reflexiva, a autonomia dos sujeitos, as condições de trabalho, a valorização da carreira, a jornada de trabalho e salários para que se possa ter uma educação de qualidade para todos.
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    Histórias de práticas de leitura de uma alfabetizadora na educação de jovens e adultos.
    (2021) Silva, Luanna Amorim Vieira da; Araújo, Regina Magna Bonifácio de; Klinke, Karina; Araújo, Regina Magna Bonifácio de; Klinke, Karina; Jorge, Liliane dos Santos; Marcelino, Mical de Melo
    O tema da pesquisa é a trajetória de uma alfabetizadora na educação de jovens e adultos a partir suas memórias de práticas de leitura. A investigação caracteriza-se enquanto pesquisa narrativa e tem como proposta metodológica as narrativas dessa profissional como forma de produção dos relatos biográficos. A escolha da abordagem qualitativa considerou o universo de significados construído pelas memórias narradas sobre as práticas de leitura de Sílvia, de modo que o passado recordado também pôde ser reinventado por meio da compreensão dessa trajetória. Por meio das narrativas produzidas pela alfabetizadora, observei os ambientes que favoreceram essas práticas de leitura, os fatores para a continuidade e a descontinuidade dessas práticas e a socialização das experiências de leitura. Não se trata de produzir ou encontrar verdades, mas de compreender como uma alfabetizadora da EJA tece percepções a partir da reconstituição de suas memórias de práticas de leitura em sua trajetória. Conhecer o universo da memória individual possibilita também entender alguns sentidos da memória coletiva, pois a polissemia dessas memórias produz novos sentidos sobre a docência na EJA. O resultado desta pesquisa é a compreensão de que a atuação na educação de jovens e adultos diversifica e intensifica as práticas de leitura do docente em seu envolvimento com as necessidades de letramento de seus discentes, o que proporciona a mobilização de novas práticas e a reorganização da capacidade leitora do indivíduo. Concluiu-se, com esta investigação, que a narrativa de memórias revisitadas pode implicar a compreensão de aspectos da identidade docente e remeter ao aprimoramento das práticas de leitura desenvolvidas com a Educação de Jovens e Adultos. A relevância desta pesquisa narrativa está exatamente em seu potencial de reflexão sobre a identidade docente, o que torna o revisitar memórias um aprimoramento para a prática docente.
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    Práticas pedagógicas e formação docente : um estudo sobre a percepção de professoras que atuam no AEE nos municípios da região dos Inconfidentes em Minas Gerais.
    (2022) Freitas, Rafaela Flávia de; Franco, Marco Antônio Melo; Franco, Marco Antônio Melo; Ferreira, Carla Mercês da Rocha Jatobá; Santiago, Mylene Cristina
    Diversos estudos, no campo da formação docente e da inclusão educacional, têm evidenciado a precarização do trabalho docente, bem como a dificuldade que muitos docentes ainda possuem em lidar com a pessoa com deficiência. Tem-se observado que, por mais que a temática esteja em evidência há mais de 30 anos, muito ainda há que se fazer. Nesse sentido, o estudo aqui desenvolvido buscou analisar as percepções de professoras do atendimento educacional especializado (AEE), dos municípios da região dos Inconfidentes – Minas Gerais, sobre as relações entre a formação docente e o desenvolvimento de práticas no processo de ensino e aprendizagem do público-alvo da educação especial (PAEE). Para desenvolver a pesquisa utilizou-se a abordagem qualitativa de pesquisa. Inicialmente e como forma de melhor identificar as discussões recentes sobre a temática investigada, foi realizada uma revisão sistemática da literatura na base de dados da Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD). Para a coleta de dados a escolha foi pela realização de entrevistas semiestruturadas com as participantes. Fazem parte da pesquisa professoras do AEE da Região dos Inconfidentes, que compreende os municípios de Mariana, Ouro Preto, Itabirito, Diogo de Vasconcelos e Acaiaca. Inicialmente foram contatadas nove professoras, sendo que, após o convite para participarem da pesquisa sete aceitaram. Como perspectiva analítica dos dados coletados, utilizamos a Análise de Conteúdo. Os resultados da pesquisa revelaram que a formação docente inicial e continuada e as condições sob as quais o trabalho das professoras se desenvolve, refletem no desenvolvimento de práticas de ensino voltadas para o PAEE. Conforme a percepção das professoras entrevistadas, foi possível inferir que durante o processo formativo do profissional docente é importante que ocorra a articulação entre teoria e prática, proporcionando aos professores em formação a reflexão-ação-reflexão acerca do trabalho docente e do processo de inclusão. Além disso, as professoras evidenciaram que a prática colaborativa se apresenta como uma possibilidade para promover a formação continuada, a (re) construção de conhecimentos e contribui para o rompimento de crenças construídas a respeito do AEE.
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    Uma análise de trajetórias e contextos das diretrizes curriculares nacionais para formação de professores : da formulação à implementação em cursos de Licenciatura em Ciências Biológicas em duas universidades federais mineiras.
    (2022) Fichter Filho, Gustavo Adolf; Oliveira, Breynner Ricardo de; Oliveira, Breynner Ricardo de; Araújo, Regina Magna Bonifácio de; Gussi, Alcides Fernando; Oliveira, Ana Cristina Prado de
    Objetiva-se analisar as trajetórias e os contextos das Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação de Professores, desde a formulação à sua implementação em cursos de Licenciatura em Ciências Biológicas em duas Universidades Federais mineiras. Apoia-se nas discussões de Diniz-Pereira (2014) sobre paradigmas de formação de professores, e Roldão (2005) sobre profissionalidade docente. Adere-se às perspectivas de Maynard-Moody e Musheno (2003), Rodrigues (2008), Lejano (2012), Ball, Maguire e Braun (2016) e Gussi e Oliveira (2016), considerando a centralidade dos agentes, das trajetórias e dos contextos nos processos de implementação de políticas públicas. Primeiramente, foram analisadas as trajetórias de formulação dos documentos oficiais com base nas dimensões: (i) motivação e participação; (ii) diretrizes para temporalidade e estrutura dos cursos; (iii) profissionalidade docente; (iv) valorização profissional. Posteriormente, através de entrevistas narrativas com implementadores, embasadas em Maynard-Moody e Musheno (2003) e Jovchelovitch e Bauer (2000), analisou-se as trajetórias e os contextos de implementação das diretrizes. Em relação à formulação, as análises revelam uma trajetória de avanços e retrocessos nas concepções que embasam os documentos oficiais: enquanto as DCN/2015 pareciam contribuir para o desenvolvimento das licenciaturas com concepções críticas e perspectivas articuladas de valorização profissional, as DCN/2019 retrocederam nesses sentidos, em consonância com os rumos das conjunturas políticas brasileiras após o golpe de 2016, denunciado por Bastos (2017). Em relação à implementação, as narrativas demonstram trajetórias de implementação com direções opostas nas duas universidades. Como aspectos contextuais que explicam essas trajetórias, destacam-se a influência: dos implementadores, que possuem concepções, trajetórias profissionais e posições específicas; bem como das dinâmicas institucionais, como as estruturas, órgãos e departamentos de cada instituição, com relacionamentos específicos. Por fim, afirmamos as relações e descompassos entre essas duas trajetórias de formulação e implementação.
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    Letramento digital e ensino remoto : um estudo sobre o uso das redes sociais na escola.
    (2022) Rodrigues, Beatriz Toledo; Corrêa, Hércules Tolêdo; Corrêa, Hércules Tolêdo; Brasileiro, Ada Magaly Matias; Coscarelli, Carla Viana
    A presente pesquisa teve como objetivo geral analisar o uso das redes sociais para fins educativos em uma escola pública e as contribuições do letramento digital e dos multiletramentos nas atividades desenvolvidas durante o ensino remoto emergencial. Tais atividades foram desenvolvidas ao longo do primeiro semestre de 2021, durante o ensino remoto implantado em decorrência da pandemia da COVID-19. Esta investigação está fundamentada em estudos sobre letramento digital e ensino (SOARES, 2002; COSCARELLI; RIBEIRO, 2011; 2014; BUZATO, 2006; 2010), multiletramentos (COPE; KALANTZIS, 2000; ROJO, 2013; ROJO; MOURA, 2012; 2019), estudos sobre redes sociais (RECUERO, 2009; 2016) e formação e prática docente (GATTI et al. 2019; NÓVOA, 2007; 2017). Trata- se de uma pesquisa de abordagem qualitativa, com realização de entrevistas semiestruturadas e observação em ambiente digital (etnografia on-line, conforme FERRAZ, 2019). A pesquisa teve como sujeitos participantes: 1) bolsistas do PIBID, do curso de Licenciatura em Letras da Universidade Federal de Ouro Preto; 2) alunos do Ensino Fundamental II, da Rede Estadual da cidade de Mariana-MG; e 3) uma professora colaboradora do PIBID na escola. Os resultados nos mostram que esses professores em formação já estão inseridos em práticas de letramento digital em seu cotidiano e também se inserem no mundo das redes sociais, o que contribui para pensar o papel desse novo professor na sociedade contemporânea. Ao analisarmos o uso das redes sociais no contexto do ensino remoto, percebemos que essas ferramentas podem potencializar o trabalho com a diversidade cultural existente na sociedade e, por conseguinte, também na escola, bem como podem ajudar a mediar práticas de produção de textos multimodais e multissemióticos, evidenciando o trabalho na perspectiva dos multiletramentos. Esperamos que este trabalho possa ampliar os estudos sobre a temática e fortalecer as políticas públicas para a formação inicial e continuada de professores, sobretudo no cenário pós-pandemia.
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    A formação inicial de professores (as) de Educação Física e a inclusão de alunos (as) com deficiência no ensino regular : o currículo e a formação nas universidades públicas de Minas Gerais.
    (2022) Ferreira, Wander Luís; Jardilino, José Rubens Lima; Jardilino, José Rubens Lima; Ungheri, Bruno Ocelli; Rhâme, Mônica
    Esta pesquisa decorre da preocupação com a formação inicial de professores(as) de Educação Física para atuar com alunos(as) com deficiência. O trabalho procura responder se os cursos de formação de Educação Física das universidades públicas de Minas Gerais estão formando os(as) futuros(as) professores(as) para o trabalho com alunos(as) com deficiência. Para isso, definimos, como objetivo geral,a análise das propostas curriculares dos cursos de formação inicial de professores(as) de Educação Física, numa perspectiva de inclusão de alunos(as) com deficiência no ensino regular. A pesquisa pauta-se na abordagem qualitativa e foram constituídas, como lócus de investigação, as universidades públicas do Estado de Minas Gerais. Os critérios utilizados para a escolha das instituições participantes foram que ofertassem cursos de licenciatura em Educação Física, que estivessem localizadas no Estado de Minas Gerais e que pertencessem ao sistema público de ensino. Os dados foram construídos, inicialmente, a partir de um levantamento da legislação com o intuito de conhecer os documentos que regulamentam a formação de professores(as), em especial a formação de professores(as) de Educação Física nos cursos de licenciatura, como projetos políticos pedagógicos, matrizes curriculares e ementas dos cursos de formação de professores(as) de Educação Física. Os dados foram coletados por meio de pesquisa documental e foram analisados com base no método análise de conteúdo, conforme orientado por Bardin (2009). Os achados da pesquisa revelam que as universidades públicas do Estado de Minas Gerais, por meio dos cursos de formação de professores(as) de Educação Física, incluem, em suas propostas curriculares, disciplinas e/ou conteúdos sobre educação especial e/ou inclusão de alunos(as) com deficiência ou inclusão escolar, mas ainda centram a questão da deficiência a uma perspectiva tradicional de atribuir as características intrínsecas da deficiência às dificuldades de sua escolarização, o que leva esses(as) professores(as) a uma postura de treinamento para esportes adaptados.