DELET - Departamento de Letras

URI permanente desta comunidadehttp://www.hml.repositorio.ufop.br/handle/123456789/617

Navegar

Resultados da Pesquisa

Agora exibindo 1 - 5 de 5
  • Item
    Milton Hatoum e a ficção brasileira contemporânea.
    (2020) Gonçalves, Dayane de Oliveira; Gama, Mônica Fernanda Rodrigues
    Quais são os traços mais percebidos e valorizados pela crítica e como isso constrói uma certa expectativa de leitura para as obras estreantes? Por mais que os críticos que trabalham com a literatura contemporânea sejam praticamente unânimes quanto à variedade de propostas ficcionais, as tentativas de compreensão da prática literária deixam entrever determinados valores e mecanismos de recepção das obras. A partir de duas críticas a Relato de um certo Oriente (1989), de Milton Hatoum, no momento de seu lançamento, realizadas por Flora Süssekind e Silviano Santiago, investigamos como alguns pressupostos constroem uma avaliação deceptiva. A decepção diz respeito sobretudo a uma percepção de que a obra de Hatoum não efetuaria rupturas essenciais com a prosa modernista, aspecto mais acentuado como problema na crítica pós-moderna de Silviano Santiago.
  • Item
    Livro inútil ou Museu da Memória? : modernismo e identidade nacional em confissões de Minas.
    (2014) Soares, Fernando César; Maciel, Emílio Carlos Roscoe; Maciel, Emílio Carlos Roscoe; Cury, Maria Zilda Ferreira; Machado, Carlos Eduardo Lima
    Esta leitura de Confissões de Minas, primeira reunião de prosas de Carlos Drummond de Andrade, centra-se em dois fatores: o primeiro é a declaração do próprio autor sobre a intenção de construir um livro inútil, um termo que caracteriza o comentário leve da crônica e o segundo é a organização do livro em sessões temáticas que nos permite pensá-lo como um museu que organiza textos do passado escritos em momentos distintos. A partir destas perspectivas, utilizamos os pressupostos como os de Antonio Candido e João Adolfo Hansen presentes na Fortuna Crítica deste livro de Drummond a fim de discutir as escritas da memória drummondiana. Demais teóricos como Benedict Anderson e Hans-Georg Gadamer nos ajudam a fundamentar sobre as multifacetas do museu assimiláveis ao nosso objeto de estudo, compreendido como arquivo do modernismo brasileiro que reúne aspectos desde o movimento de vanguarda dos anos 20 ao poeta engajado de Sentimento de Mundo.
  • Item
    A dança invisível : olhar, desejo e transgressão em Salomé, de Oscar Wilde.
    (2015) Galery, Maria Clara Versiani
    O artigo em tela propõe uma discussão de Salomé, peça de teatro escrita por Oscar Wilde no final do século XIX. O texto é enfocado como criação anômala na extensa obra literária do autor irlandês, por ter sido escrito inicialmente em francês e também por estar inserido no contexto e estética decadentistas do fin de siècle parisiense. Salomé é analisada como obra transgressora do modernismo pelos excessos de sua linguagem poética, bem como pela temática erótica. Questões ligadas ao olhar e ao desejo são desenvolvidas no artigo. Propõe-se, ainda, examinar alguns elementos da montagem da peça dirigida por Steven Berkoff, enfocando sobretudo a encenação da dança dos sete véus.
  • Item
    O Movimento Modernista Verde, de Cataguases-MG.
    (2006) Sant'Ana, Rivânia Maria Trotta
    Este trabalho faz um estudo de um movimento literário modernista, conhecido como Movimento Verde, criado em 1927 por um grupo de escritores muito jovens, em Cataguases, cidade da zona da mata mineira. Durante o movimento, esses jovens escritores criaram também uma revista literária e uma editora, ambas também denominadas Verde.
  • Item
    “De mim não desespere nunca” a memória do modernismo nas cartas de Mário, Bandeira e Drummond.
    (Programa de Pós-Graduação em Letras. Departamento de Letras, Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Universidade Federal de Ouro Preto, 2013) Araújo, Paulo Henrique; Maciel, Emílio Carlos Roscoe
    Considerando basicamente as discussões relativas ao processo de gênese literária no decurso da correspondência entre Carlos Drummond e Mário de Andrade, bem como das cartas entre o escritor paulistano e Manuel Bandeira, pretendemos analisar alguns poemas integrantes de duas obras do Modernismo brasileiro: Alguma Poesia (1930) e Libertinagem (1930). Utilizando os pressupostos teóricos da Crítica Genética, identificaremos, nos textos analisados, indícios de refacções, a partir de supressões, rasuras e propostas de reelaboração, apontadas entre os três missivistas, considerando o recorte temporal compreendido entre a Semana de Arte Moderna de 1922 e o início de 1945, ano em que a correspondência é interrompida pela morte prematura de Mário de Andrade. Organizando um estudo sistemático das cartas, apresentaremos, ainda no contexto da historiografia do Modernismo brasileiro, a importância de vetores como o engajamento social do artista na abordagem dos problemas enfrentados pela nação, a legitimação de uma língua nacional e seu consequente afastamento do legado lusitano como questões centrais dos debates sobre o nacionalismo literário, além da valorização da memória e da cultura brasileira, frequentemente apontada como primitiva e primitivista no início do século XX.