DELET - Departamento de Letras

URI permanente desta comunidadehttp://www.hml.repositorio.ufop.br/handle/123456789/617

Navegar

Resultados da Pesquisa

Agora exibindo 1 - 3 de 3
  • Item
    Semântica das metáforas : uma análise cognitivo-discursiva dos processos de metaforização atuantes na esfera política brasileira entre 2013 e 2016.
    (2018) Costa, Daiman Oliveira da; Mendes, Paulo Henrique Aguiar; Mendes, Paulo Henrique Aguiar; Menezes, William Augusto; Mari, Hugo
    Desde a década de 1980, os estudos que se dedicam a avaliar as relações entre pensamento e linguagem têm se expandido de modo notável e, inevitavelmente, implicam um diálogo direto com outras áreas do conhecimento. Sendo assim, a presente dissertação é produto de uma investigação que se propôs a analisar como determinados recursos da linguagem, articulados por meio do discurso, são capazes de impactar a interpretação da experiência factual, influenciar o comportamento dos receptores e, até mesmo, impulsionar reconfigurações na esfera política. Para tanto, priorizou-se a análise dos principais processos de metaforização atuantes na esfera política brasileira entre 2013 e 2016, com o intuito de mapear o funcionamento semântico-cognitivo, a atuação discursiva e as implicações pragmáticas de determinadas metáforas que, amplamente difundidas, tiveram significativa e recorrente participação no discurso das manifestações populares e na narrativa midiática sobre a conjuntura política deste período. Portanto, a análise realizada é interdisciplinar e divide-se em três partes. O primeiro capítulo intitula-se A experiência pela via da linguagem e disserta sobre os modos de apreensão e representação da realidade por meio dos recursos facultados pela linguagem e, também, introduz uma breve análise sobre a crise político-econômica brasileira. O segundo capítulo intitula-se Metáfora e metaforização e concentra-se em delimitar o referencial teórico utilizado pela pesquisa. Por fim, o terceiro capítulo, intitulado A metaforização na esfera política, dedica-se a rastrear e avaliar as referências, as estratégias e os impactos das metáforas selecionadas. Com isso, objetivou-se a realização de uma análise qualitativa das metáforas e de seus efeitos pragmáticos sobre a interpretação da experiência em um determinado período sócio-histórico e concluiu-se que a metaforização, além de ser um dos recursos semântico-cognitivos mais essenciais da existência humana, foi utilizada como estratégia discursiva para fomentar reconfigurações políticas no período em questão.
  • Item
    Metáfora viva J.M. Coetzee e a autobiografia como desfiguração.
    (2016) Carvalho, Natalia Maria Gomes e; Maciel, Emílio Carlos Roscoe; Souza, Nabil Araújo de; Galery, Maria Clara VersIani
    Tomando como objeto o escritor sul-africano J.M. Coetzee e a sua trilogia Cenas da vida na província, objetivamos analisar nesta dissertação como a autobiografia não pode ser recebida como uma representação confiável do sujeito autobiografado, mas como uma metáfora viva presente em todos os textos – sejam eles ficcionais, críticos, ensaísticos –, que é revelada através de um momento especular, em que há uma troca de (re)conhecimento entre autor do texto e autor no texto, ou seja, entre autor e leitor. Ao longo deste estudo, observamos como o escritor J.M. Coetzee coloca seu leitor em um jogo sobre os limites da verdade e ficção; através de sua trilogia de forte cunho autobiográfico, pretendeu-se analisar como o escritor ficcionaliza a própria história, colocando em xeque a autoridade do autor, e, consequentemente, a teoria de que a autobiografia significa uma coincidência e sobreposição perfeita entre vida e obra. Também analisamos como o escritor encontra-se diluído em todos os seus trabalhos publicados, destacando que todo ato da escrita revela o escritor. Para tanto, como aporte decisivo utilizamos as teorias e estudos de Philippe Lejeune, Paul De Man e do próprio escritor e crítico J.M. Coetzee, já que nos permitem abranger os procedimentos e categorias que permeiam entre os estudos das teorias da autobiografia.
  • Item
    Relações de sentido entre os diversos usos de MAS : a formação de uma rede polissêmica motivada metaforicamente.
    (2008) Rocha, Ana Paula Antunes
    O foco deste trabalho são as relações de sentido existentes entre os diversos usos de MAS no português atual. Os manuais tradicionais apresentam grande dificuldade no tratamento da referida conjunção. O modelo que Sweetser (1991) emprega na análise de but (inglês) mostra-se eficiente na descrição de usos de MAS e indica que os diversos sentidos atribuídos ao item relacionam-se através de uma rede polissêmica que se forma através de motivação metafórica.