DELET - Departamento de Letras
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Resultados da Pesquisa
Item As contribuições da pedagogia de projetos para o ensino e a aprendizagem de língua como prática social em discursos de alunos.(2023) Coelho, Rosemary Cândido; Brasileiro, Ada Magaly Matias; Pimenta, Viviane Raposo; Brasileiro, Ada Magaly Matias; Pimenta, Viviane Raposo; Soares, Ivanete Bernadino; Bovo, Ana Paula Martins CorrêaEsta pesquisa situa-se na interface entre Educação e Linguística Aplicada e busca articular as temáticas Pedagogia de Projetos com ensino e aprendizagem de língua. O objetivo é elucidar como a Pedagogia de Projetos pode contribuir para o ensino e a aprendizagem de língua como prática social, considerando os discursos dos alunos como principal fonte de dados. Nasce da vivência da pesquisadora como orientadora de projetos na Educação Básica, entendendo que é preciso que o que é ensinado na escola faça sentido para os estudantes e professores e contribua para que eles possam agir no mundo, considerando a sua vida pessoal, o exercício da cidadania e o mundo do trabalho (PIMENTA, 2018). Assim sendo, essa proposição científica, de cunho explicativo e qualitativo, traz como bases teóricas as contribuições de Dewey (1979), Bender (2014), Hernandez (1998), Micotti (2009) e Albuquerque (2020), para as discussões sobre Pedagogia de Projetos e, paralelamente, os estudos de Bakhtin (2003), Rojo (2012, 2013), Kleiman (1995), Soares (1998 e 2021), Brasileiro (2017), Kersch; Guimarães (2012), para sustentar a abordagem sociocultural de língua, bem como uma perspectiva de ensino e aprendizagem desta como prática social. Além desses autores, constrói-se diálogo com Freire (1996) e Libâneo (2004) para a discussão de fatores educacionais que cercam o tema. Na pesquisa documental, foi constituído um corpus de 137 discursos testemunhais, composto por bilhetes, declarações e depoimentos nas modalidades oral, escrita e multimodal, que foram encaminhados por 64 alunos a 5 professores coordenadores de 11 projetos. As quantificações foram necessárias para que pudéssemos apresentar uma visão representativa panorâmica do trabalho realizado por meio da Pedagogia de Projetos. Para a análise dos dados, optamos por elencar eixos temáticos (SÓL, 2014) por acreditarmos que qualquer tentativa de categorização a priori das unidades discursivas elencadas pode ir de encontro com o que acreditamos sobre o processo de ensino-aprendizagem e de fazer pesquisa na área da Linguística Aplicada. A análise interpretativista e qualitativa das unidades discursivas apontam para o fato de o trabalho nas aulas de línguas por meio de propostas inovadoras como é o caso da Pedagogia de Projetos pode contribuir para i) a melhoria na interação professor-aluno; ii) o reconhecimento do aluno como sujeito ativo do processo de aprendizagem; iii) a ressignificação do espaço da sala de aula; iv) a associação da aula de língua á realidade socialmente vivida pelos alunos; v) a resolução de problemas de forma interdisciplinar; vi) a inclusão de alunos no processo educativo; vii) a flexibilidade do professor para replanejar ações, tempos e espaços relacionados às aulas de línguas; viii) a apropriação do objeto de ensino da aula de língua; e ix) os desdobramentos de projetos escolares para projetos futuros.Item As práticas de leitura no Ensino Médio : ensinando e aprendendo a ler.(2020) Souza, Niceia Aparecida da Cunha; Gonçalves, Clézio RobertoEste artigo faz uma reflexão sobre a leitura no Ensino Médio e busca entender as dificuldades presentes no cenário da educação brasileira para ensinar e aprender a ler. Para isso, foi traçado um percurso histórico sobre a leitura no Brasil, desde o período colonial, com a contribuição de ZILBERMAN (1996), SANTOS (2009), PINA (2010) e LEIRIA (2012); discutiram-se os conceitos de leitura KLEIMAN (2008, 2011), KOCH (2007), MARTINS (1994) e de letramento de SOARES (2010), além das implicações necessárias para a formação do leitor e do professor, em VÓVIO & DE GRANDE (2010). A aplicação de um questionário e rodas de conversas com professoras de língua portuguesa em uma escola de ensino médio contribuíram para uma a análise a partir do ponto de vista do sujeito professor. A solução para o problema da leitura no Brasil não é uma tarefa fácil, pois envolve desde as questões sociais, passando-se pela implementação das políticas públicas, pela formação de professores até à disponibilização de material de leitura para alunos e professores da educação pública. A pesquisa aponta que as práticas de leitura no contexto escolar contam com o esforço dos professores para fazer com que ela aconteça, mas é necessário variar as estratégias e políticas que facilitem o acesso de professores e de alunos a um material de leitura mais diverso possível.Item Motivação e identidade de estudantes da rede pública para o aprendizado de língua inglesa.(2020) Ribeiro, Fernanda Ferreira de Araújo; Sól, Vanderlice dos Santos Andrade; Sól, Vanderlice dos Santos Andrade; Gonçalves, José Luiz Vila Real; Oliveira, Natalia Fontes deEsta pesquisa de mestrado intitulada “Motivação e identidade de estudantes da rede pública para o aprendizado de língua inglesa” analisa a motivação e a identidade dos estudantes dos 6 º e 9º ano do Ensino Fundamental, moradores da cidade da região dos Inconfidentes. Pretendeu-se compreender o aprendizado da Língua Inglesa no ambiente escolar por meio do uso de instrumentos de pesquisa, dentre eles, questionários, entrevistas semiestruturadas e narrativas visuais, que foram elaboradas pelos discentes em seu ambiente de estudo. Buscou-se com a aferição e análise destes instrumentos, o entendimento de quais seriam os fatores determinantes para a motivação e a desmotivação dos discentes em sala de aula, bem como, a percepção de suas identidades como estudantes de Língua Inglesa, ampliando-se, assim, a compreensão das características da aprendizagem de Língua Inglesa em sala de aula. A análise dos fatores motivacionais destes estudantes foi feita com base nas teorias da motivação relacionadas à Linguística Aplicada, principalmente Dörnyei (1994) (2005) (2011), Oxford e Shearin (1994), Norton, Boni (2000), Gardner (2001), com a utilização de alguns procedimentos da análise do discurso, e com procedimentos da análise das narrativas visuais, para que, desse modo, a pesquisadora pudesse estimular o debate sobre quais seriam os fatores fundamentais ao fomento da aprendizagem e à manutenção do interesse e, consequentemente, propiciar uma maior permanência dos discentes em salas de aulas potencializando-se assim o aprendizado, esta analise final baseou-se em categorias que relacionou dizeres dos participantes, narrativas visuais elaboradas com a teoria base deste estudo.Item A produção oral na série Keep in Mind à luz de diretrizes educacionais e das visões interacional, discursiva e comunicativa do ensino-aprendizagem de LE.(Programa de Pós-Graduação em Letras. Departamento de Letras, Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Universidade Federal de Ouro Preto., 2013) Cavalcanti, Lílian Maria dos Santos Carneiro; Silva, Sérgio Raimundo Elias daUm tema recorrente nas discussões sobre o ensino de língua inglesa (LI) nas escolas públicas nacionais é a escassez de recursos didáticos aos quais professores e alunos têm acesso, para viabilizar uma aprendizagem mais efetiva. Nesse sentido, o livro didático (LD) é visto como importante ferramenta no processo de ensino-aprendizagem de uma língua estrangeira (LE), pois pode servir de guia para que os professores desenvolvam suas aulas, apresentando o conteúdo programático a ser enfocado durante determinado período escolar, e propondo atividades para que os alunos pratiquem a LE. Entretanto, a chegada dos LDs de LI nas escolas públicas brasileiras faz-nos refletir sobre a consonância desse material com as diretrizes educacionais vigentes, leva-nos a pensar sobre o preparo dos professores e alunos para utilizá-lo, bem como sobre a eficiência desse recurso no processo de ensino-aprendizagem de LI. Assim, propomos um estudo que visa, inicialmente, a examinar os documentos oficiais que apresentam as diretrizes educacionais nacionais, para identificar as propostas teórico-metodológicas indicadas nesses textos. Após essa análise inicial, verificamos que as diretrizes apresentadas se ancoram em três perspectivas de base: na visão interacional do ensino-aprendizagem de LE, na perspectiva discursiva da linguagem e nos aspectos de uma abordagem comunicativa para o ensino-aprendizagem de LE. Posteriormente, passamos à análise das instruções e propostas de atividades de produção oral, contidas na série Keep in Mind (2009), por meio de critérios propostos a partir de tais perspectivas. Os resultados demonstram que, em alguns pontos, os LDs avaliados estão em sintonia com as propostas teórico-metodológicas apresentadas pelos documentos oficiais, a exemplo da promoção da interação nas atividades avaliadas e da criação de produções discursivas a partir das propostas apresentadas. Em contrapartida, observamos que existem alguns aspectos a serem revisitados, para que suas propostas estejam afinadas com o indicado nas diretrizes educacionais para o ensino-aprendizagem de LE do ensino fundamental 2 brasileiro. Destacamos, por exemplo, o fato de a maioria das instruções e atividades não exporem o contexto em que ocorrerá a troca discursiva, além da ausência de apontamentos, nas instruções voltadas ao professor, para que ele promova a criação de inferências, acerca dos discursos a serem produzidos junto aos alunos. Caracterizam esse trabalho os atributos da pesquisa qualitativa, visto que partimos de uma análise interpretativa dos dados, e o estudo por amostragem, já que temos como universo a produção oral na série Keep in Mind (2009) e nos propomos a analisar amostras das instruções e das propostas de atividades de produção oral, contidas nos volumes da série. Destarte, acreditamos que esta pesquisa possa contribuir para os estudos sobre a análise de materiais didáticos, acrescentando novas perspectivas e descobertas a este tema, além de colaborar para a formação inicial e/ou continuada de professores de LE, proporcionando-lhes uma visão das diretrizes teórico-metodológicas oferecidas pelos documentos oficiais e a interface destas com as propostas apresentadas pelos LDs da referida série. Ademais, este trabalho pode acrescentar novas contribuições ao Guia do Programa Nacional do Livro Didático (PNLD 2011), a partir dos resultados obtidos pela análise de alguns construtos da série mencionada.