DELET - Departamento de Letras
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Item O resgate da memória : o topônimo do bairro ouro-pretano Cabeças.(2023) Fernandes, Fernanda Kelly Mineiro; Mendes, Soélis Teixeira do PradoNosso objetivo é resgatar parte da memória cultural da setecentista Vila Rica, hoje Ouro Preto, por meio da análise do topônimo “Cabeças”, nome atribuído a um dos bairros ouro-pretanos mais antigos. Com base nos estudos onomásticos e nas narrativas dos moradores, discutimos aspectos que extrapolam dados linguísticos e que estão presentes na nomeação de topônimos. A análise dos dados nos mostrou que a configuração geográfica e a posição da localidade em relação à Vila motivaram a escolha toponímica. Assim, podemos afirmar que, com a recuperação dos contextos histórico, cultural, geográfico e social, que propiciaram a criação do topônimo sob análise, foi possível recuperar-lhe o significado ao trazermos à tona informações subjacentes ao nome e em que situação ele foi atribuído à localidade.Item Um estudo etno-estilístico de narrativas míticas de candomblés Quetu baianos.(2022) Rodrigues Júnior, Adail SebastiãoEste artigo descreve e compara cinco versões de uma narrativa – itã – iorubá que fundamenta uma cerimônia importante nos candomblés da Bahia. Partindo de teorias sobre narrativas, da linguística antropológica e de textos escritos por ícones de candomblés baianos, sobretudo sacerdotes, o estudo demonstrou que as versões da narrativa analisada têm similaridades, mas igualmente diferenças, no que tange aos elementos da narrativa – eventos, trama, personagens, contexto, descrição e, especialmente, propósito. O artigo também considerou essas narrativas míticas como artefatos culturais, visto serem fontes importantes que justificam como cerimônias tradicionais do candomblé baiano são realizadas. Ao final, o artigo destacou que, além de ser um elemento para o escrutínio científico, essas narrativas míticas são vistas pelos devotos do candomblé como os fundamentos de seus ritos e crenças.Item Em primeira(s) pessoa(s) : a memória individual no contexto da África e na perspectiva de Ngugi wa Thiong'o.(2020) Cândido, Marcelo França Marques; Amorim, Bernardo Nascimento deNo presente artigo, buscamos problematizar algumas constatações que sugerem o excesso do uso da primeira pessoa na literatura contemporânea como responsável por uma possível crise da ficção. Abordamos interseções que o universo literário mantém com o relato memorialístico, de maneira a destacar um tipo de relação que, com as experiências traumáticas do século XX, adquire mais ampla significação, sugerindo tanto uma instância fundamental para os indivíduos que viveram traumas, quanto para as culturas às quais pertencem. Com o foco na experiência africana, trazemos o exemplo de Sonhos em tempo de guerra, primeiro volume da trilogia autobiográfica de Ngũgĩ wa Thiong’o, que afirma a literatura como espaço de reconstrução do sujeito fragmentado a partir do relato autobiográfico, mas não narcísico.Item A língua francesa no léxico do português brasileiro da Belle Époque : análise de uma obra purista através de dicionários de língua portuguesa dos séculos XVIII, XIX, XX e XXI.(2021) Scaramussa, Lucas Braga; Mendes, Soélis Teixeira do Prado; Guimaraes, Simone Fonseca Gomes Duarte; Mendes, Soélis Teixeira do Prado; Guimaraes, Simone Fonseca Gomes Duarte; Lages, Rita Cristina Lima; Seabra, Maria Cândida Trindade Costa deO presente trabalho teve como objetivo maior identificar de que forma a influência francesa foi capaz de contribuir para a construção do léxico da Língua Portuguesa brasileira. Para isso, procedemos à investigação e à análise de termos lexicais franceses abordados em uma obra purista escrita pelo latinista Antonio de Castro Lopes em 1889, época que compreende o acontecimento da Belle Époque. Trouxemos um denso recorte histórico que comprovou a ligação cultural entre França e Brasil, tendo como expoente a Belle Époque, e como essa relação cultural deixou traços na língua, sobretudo no âmbito lexical. As teorias utilizadas buscaram mostrar como os fatores extralinguísticos, tais como as experiências vividas por uma sociedade, acarretam mudanças expressivas na sua língua, além da íntima e indissociável relação entre léxico e cultura. Para a estruturação dos conceitos que envolvem as ciências do léxico, utilizamos, majoritariamente, os estudos de Maria Tereza Camargo Biderman. A temática envolvendo a discussão sobre neologismos, empréstimos e estrangeirismos foi baseada, principalmente, em Ieda Maria Alves e Nelly Medeiros de Carvalho. O corpus, composto por trinta e duas palavras, retiradas da obra de Castro Lopes, foi analisado sob a ótica da neologia por empréstimo, a partir da qual pudemos classificar cada item levando em consideração as adaptações sofridas no processo de aportuguesamento dos galicismos. Ainda, como métodos de verificação, utilizamos dicionários específicos de Língua Portuguesa dos séculos XVIII, XIX, XX e XXI para atestarmos o registros oficial dos galicismos no léxico do PB. Enquanto resultado da influência francesa durante a Belle Époque, podemos concluir que, de fato, o movimento da Belle Époque foi um fator importantíssimo para a entrada e registro de termos franceses no léxico do PB. Das 32 palavras, 25 passaram a ser registradas em dicionários do PB após o período.Item Itamar Assumpção : perto do coração absurdo.(2020) Pascucci, Felipe Augusto; Maciel, Emílio Carlos Roscoe; Amorim, Bernardo Nascimento de; Maciel, Emílio Carlos Roscoe; Menezes, RoniereComposta por três eixos temáticos globais, e contíguos, a presente dissertação deixa-se levar pela audição dos três primeiros discos do cantor e compositor paulista Itamar Assumpção (1949 – 2003): Beleléu, Leléu, Eu (Lira Paulistana, 1981), Às próprias custas S/A (Isca Gravações Musicais LTDA, 1982) e Sampa Midnight (Mifune Produções, 1985). Nessa rota, memória, música e política confluem e traçam a cartografia de um país atormentado, mas pulsante.