DELET - Departamento de Letras
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Resultados da Pesquisa
Item O letramento crítico nas aulas de língua inglesa : a formação cidadã em foco.(2021) Fonseca, Lucilene Paula Carvalho Dias; Sól, Vanderlice dos Santos Andradeinvestigar as representações sobre o ensino e a aprendizagem de Língua Inglesa (LI) a partir de uma perspectiva crítica, com foco em seus efeitos na constituição identitária dos aprendizes. A trajetória teórico-meto- dológica percorrida foi de- lineada, principalmente, a partir das perspectivas discursiva franco-brasilei- ra (Orlandi, 2009), psica- nalítica (Revuz, 1998), da Linguística Aplicada (Jordão e Fogaça, 2007; Co- racini, 2003a; 2003b; 2003c; Tavares, 2009; Sól, 2014; 2016; 2020) e da Se- miótica Social (Kress e Van Leeuween, 2006 [1996]). Este trabalho, que é de base qualitativa, envolveu dez parti- cipantes estudantes do Ensino Médio de uma escola que pertence à Rede Federal da Educação Básica Técnica e Tecnológica de uma cidade mineira da região dos Inconfidentes. O corpus foi formado por meio de nar- rativas escritas e visuais. Os resultados evidenciam a relevância da aprendiza- gem da LI a partir da ótica da formação cidadã, haja vista que as práticas pedagógicas de- senvolvidas nas aulas desencadearam nos aprendizes novos olhares e novos modos de nomear e pensar as práticas sociais vivenciadas por eles, fazendo-os repensar sobre si e sobre o mundo.Item Mulheres negras no ramo hoteleiro de Mariana (MG) : linguagens e identidades.(2021) Siqueira, Juliane Evelyn; Gonçalves, Clézio Roberto; Gonçalves, Clézio Roberto; Muniz, Kassandra da Silva; Souza, Ana Lúcia SilvaEste trabalho — Mulheres negras no ramo hoteleiro de Mariana(MG): linguagens e identidades — se propõe a descrever a relação de cultura e identidade das mulheres pretas trabalhadoras no ramo Hoteleiro da cidade de Mariana (MG). Mulheres pretas que exercem a função de faxineiras, cozinheiras, copeiras, camareiras, por exemplo, e nunca, ou quase nunca, em função de chefia, são participantes desta pesquisa. O tema se justifica no campo da Linguística Aplicada por descrever a construção da identidade dessas mulheres por meio dos discursos autobiográficos que permearam suas vidas. Justifica-se, também, pela necessidade de ouvir essas mulheres, uma vez que a cidade de Mariana (MG) foi uma cidade colonial construída por pessoas escravizadas e que, hoje, convive com o racismo estrutural muito latente na sociedade marianense. Este trabalho se propõe a descrever a construção da identidade da mulher preta no mercado de trabalho, analisar a relação da mulher preta marianense com o mercado de trabalho, verificar como a construção de identidade da mulher preta marianense interfere em sua inserção no mercado de trabalho e, além disso, descrever a relação de oportunidade de trabalho para a mulher preta marianense. Este trabalho fundamenta-se nos pressupostos teóricos a respeito da teoria da Interseccionalidade de Akotirene (2019), desigualdade de gênero, de Tenório (2017), Racismo Glass (2012), Hooks (2019), Racismo Estrutural no Brasil, de Bersani (2018), Mercado de Trabalho para a mulher Negra, de Benedito (2016), e Branquitude, de Corrossacz (2014). Também se fundamenta na Linguística Aplicada, com os conceitos de Discurso e identidade, de Moita Lopes (2016), entre outros. O objetivo do presente estudo é entender como é a relação da mulher preta com mercado de trabalho na cidade de Mariana-MG e como essa relação interfere na construção da identidade dessas mulheres. A amostra é constituída por sete entrevistas semidirigidas, com 13 perguntas cada. As entrevistadas são todas mulheres pretas, nascidas na região de Mariana-MG. Os dados gerais ressaltam a segregação dessas mulheres perante o mercado de trabalho, evidenciandose situações de racismo estrutural e institucional.Item Surdez e negritude : uma pesquisa sobre a identidade negra no uso da Libras.(2021) Lima, Luana Isabel Gonçalves de; Muniz, Kassandra da Silva; Muniz, Kassandra da Silva; Gonçalves, Clézio Roberto; Martins, Diléia AparecidaEsta pesquisa tem como objetivo principal verificar se os negres Surdes performatizam a Libras de acordo com sua construção identitária étnico racial e o impacto da língua. A discussão volta-se a partir de dois momentos específicos: 1) - Apresentar os estudos que abordam a Linguística Aplicada Transgressiva desenvolvida por Pennycook (2006) em diálogo com os Estudos Culturais de Hall (1997); 2) - Verificar a possibilidade de uma sinalização ou sinais próprios dos negres Surdes. Ao refletirmos sobre essa temática, podemos fazer a seguinte indagação: Os sujeitos negres Surdes performatizam a Libras de acordo com a sua identidade étnico racial? Para responder ao problema da pesquisa, este estudo se baseia nos pressupostos teóricos do campo da Linguística Aplicada Crítica e Transgressiva em consonância com os Estudos Culturais que abordam as concepções de surdez, identidades, performatividade e racialidade. Como procedimentos metodológicos, dentro da abordagem qualitativa utilizamos a pesquisa etnográfica e o estudo de caso, e para alcançar os objetivos propostos a técnica escolhida para a geração de dados foi a entrevista semiestruturada. Para complementar a pesquisa foram realizadas entrevistas com Tradutores e Intérpretes de Libras, que foram concebidas como narrativas dentro desse trabalho como teor memorialístico, onde foi realizado uma pergunta geradora para que fosse desenvolvido de forma livre, sobre a temática voltada para o racismo dentro do ambiente de trabalho. Dos resultados alcançados, os sujeitos negres Surdes performatizam a Libras diferente por serem negres. Pelo fato da questão social, no qual as pessoas brancas têm mais acesso às escolas em comparação às negres e Surdes, por sempre de famílias de baixa renda e não tem condições de acesso escolar, e isso impacta dentro da comunidade surda e impacta também em relação a acessibilidade da Libras, pelo fato da maioria dos ambientes escolares não ter a presença do Tradutor e Intérprete de Libras em sala de aula. Além disso, a maioria dos Surdes nascem em famílias ouvintes e o contato que os Surdes têm com a Libras é somente na escola, assim, acontece a aquisição da Libras tardia.Item Mamãe, quero ser princesa : a identidade feminina branca da franquia Frozen.(2021) Queiroz, Bárbara Guerra de; Muniz, Kassandra da Silva; Muniz, Kassandra da Silva; Galinari, Melliandro Mendes; Pinto, Joana PlazaEsta dissertação visa observar as relações sociais representadas nos filmes disneynianos, mais especificamente, na franquia Frozen (2013-2019), a saber, como as noções de gênero e raça informam as construções identitárias das protagonistas. A partir do embasamento teórico e metodológico da Teoria da Performatividade e da Metapragmática, informados principalmente pela filósofa Judith Butler (1997), pela linguista Joana Plaza Pinto (2002a, 2002b, 2007, 2018) busca-se analisar e discutir as relações de gênero e branquitude presentes na franquia, analisando se a linguagem cinematográfica hollywoodiana consegue acompanhar as mudanças no campo dos estudos culturais, representados principalmente por Butler (2003, 2004, 2018), pela pedagoga feminista negra bell hooks (2000, 2019), além do psiquiatra, filósofo e ensaísta francês da Martinica, Frantz O. Fanon (2006), a Dra. em Psicologia Social Lia Vainer Schucman (2012), Schucman e Martins (2017); apresentando um breve histórico do gênero maravilhoso e exposição sistemas de classificação do mesmo, que informam a estrutura e as tendências Disney de esquematização narrativa, com base nos estudos dos folcloristas Jack Zipes (1988, 1995, 2012), Alan Dundes (1997), Bruno Bettelheim (2002), Vladimir Propp (2006), e Hans-Jörg Uther (2009). Busca-se, a partir da do embasamento teórico e metodológico, observar os comportamentos, características e falas retratadas nos filmes, para identificar e registrar os indícios de construção identitária das protagonistas e, a partir desse registro, discutir como as regulações linguísticas informam as representações de gênero e raça (e seus apagamentos) dessa construção. Ainda que haja uma narrativa de empoderamento em funcionamento, ela pode ocultar outros mecanismos opressivos. A perpetuação do discurso opressor, embutido num empoderamento simbólico, faz parte da manutenção dessa mesma opressão, de forma que a produção midiática não dá conta da complexidade das relações de gênero e raça, deixando escapar ‘restos’ do sistema que mantém.Item A linguagem de Camaco : identidade, memória e reexistência.(2021) Marchiori, Geuderson Traspadini; Muniz, Kassandra da Silva; Muniz, Kassandra da Silva; Gonçalves, Clézio Roberto; Queiroz, Sonia Maria de MeloEsta pesquisa tem como objetivo principal o resgate e a preservação da memória da Linguagem de Camaco no município de Itabira, MG. Nesse intento a pesquisa bouscou: 1. Estabelecer uma discussão crítica a partir das relações entre linguagem, identidade, memória, resistência e a existência da Linguagem de Camaco, ao estudar a relação de falantes e de moradores da cidade com a Linguagem de Camaco; 2. Gerar registros dessa Linguagem, a partir dos quais seja possível compreender melhor a formação de seu léxico e os mecanismos linguísticos utilizados. Para a consecução desses objetivos realizou-se pesquisas bibliográficas e etnográficas em busca de registros que permitam melhor entendimento sobre o contexto de surgimento dessa Linguagem, sobre sua disseminação, sua resistência até os dias atuais e sobre os possíveis usos feitos pelos falantes ao longo de sua existência. Dos resultados observados, tem-se que a Linguagem de Camaco possui relações estreitas com a prática mineradora e com as relações coloniais decorrentes da formação do país ainda enquanto colônia portuguesa. Criada por trabalhadores negros, a partir desse contexto, a Linguagem opera de forma decolonial, proporcionando a seus falantes a possibilidade do que é proposto como aquilombamento linguístico.Item Ensino de língua portuguesa para estudantes surdos/surdas : sobre a possibilidade de português como língua de acolhimento.(2020) Borges, Rúbia Araújo; Muniz, Kassandra da Silva; kassymuniz@gmail.com; Muniz, Kassandra da Silva; Gonçalves, José Luiz Vila Real; Silva, Giselli Mara daApresentaremos nesta dissertação de mestrado a pesquisa realizada alinhada à Linguística Aplicada no Programa de Pós-Graduação em Letras – Estudos da Linguagem pela Universidade Federal de Ouro Preto. A partir de algumas experiências prévias sobre os desafios do ensino de português para surdos no Brasil e com o surgimento de algumas limitações, fomos direcionados ao contexto da pesquisa acadêmica. Nesse sentido, torna-se relevante pensar a contemporaneidade no ensino de língua portuguesa para surdos. Há certas limitações/dificuldades no ensino de português para surdos e isso se concretiza na dificuldade da produção escrita desses estudantes. Pensar o ensino de língua portuguesa (LP) no qual esses alunos se sintam mais coparticipes, incluídos, acolhidos, diminuiria as dificuldades da aprendizagem de língua portuguesa desses estudantes? Tais questionamentos fundamentaram os caminhos epistemológicos traçados da pesquisa em andamento. A pesquisa baseia-se na vertente da linguística aplicada crítica (RAJAGOPALAN, 2001) e transgressiva (PENYCOOK, 2006), pois interessa-nos uma teoria capaz de corporificar a linguagem e isso vai ao encontro com a noção performativa (AUSTIN, 1998); (BUTLER, 2003) de linguagem, pois é uma visão que não enxerga apenas a diferença linguística dos surdos e sim aspectos da sua identidade e sua relação com o ensino-aprendizagem. Por esse motivo, os caminhos metodológicos seguidos foram baseados na perspectiva etnográfica de Blomaert (2008). Tais caminhos foram norteados mediante o objetivo principal da pesquisa que foi investigar o modelo de ensino de língua portuguesa para surdos de uma escola bilíngue na cidade de Belo Horizonte, em Minas Gerais percebendo a possibilidade da adoção da noção mais ampla de conceito de ensino de língua como o Português como língua de acolhimento. (BARBOSA, 2019).Item As práticas de leitura no ensino médio : um processo de construção de identidade.(2019) Souza, Niceia Aparecida da Cunha; Gonçalves, Clézio Roberto; Gonçalves, Clézio Roberto; Muniz, Kassandra da Silva; Silva, Vera Lopes daEsta dissertação investiga as práticas de leitura de alunos do Ensino Médio em uma escola pública da cidade de Mariana (MG). O objetivo geral desta pesquisa é descrever as práticas de leitura dos alunos do Ensino Médio. E como objetivos específicos, este trabalho visa (i) identificar as barreiras encontradas pelos alunos do Ensino Médio na prática de leitura; (ii) descrever as motivações pessoais dos alunos para a prática de leitura. Os sujeitos desta pesquisa são alunos de uma turma do 1º ano, uma turma do 2º ano e uma turma do 3º ano, além de 07(sete) professoras de língua portuguesa da Escola Estadual Dom Silvério. Os alunos oferecem dados para investigação das práticas de leitura e os professores fornecem os dados para apontar suas percepções sobre as práticas de leitura dos alunos e como se propõe a prática de leitura em sala de aula. A necessidade da pesquisa justifica-se pela resistência apresentada pelos alunos do Ensino Médio a realizar as leituras propostas pela escola. O estudo concentrou a noção de leitura discutida pelas autoras Kleiman (2008), Koch (2007) e Martins (1994). Entende-se por leitura, objeto de pesquisa desta dissertação, como “(...) um processo interativo, no sentido de que os diversos conhecimentos do leitor interagem em todo momento com o que vem da página para chegar à compreensão (...)” (KLEIMAN, 2008). Na perspectiva de situar as práticas de leitura realizadas pelos alunos fora do contexto escolar, nos baseamos no conceito de letramento apresentado por Soares (2004), e, para revelar a importância de propor atividades de leitura que tenham sentido para o aluno leitor, utilizamos o conceito de identidade proposto por Hall (2011) e Rajagopalan (1998). A metodologia para análise dos dados foi baseada em aplicação de questionário, roda de conversa e anotações em diário de bordo. A investigação permitiu concluir que os alunos do Ensino Médio realizam mais leitura do que a escola imagina, mas são leituras de seu interesse e que fazem sentido para eles. Além disso, ficou evidente a necessidade de formação continuada para os professores refletirem e discutirem entre eles sobre suas práticas: (re)fazendo novas escolhas.Item A tradução cultural do sujeito diaspórico nas obras intérprete de males e terra descansada, de Jhumpa Lahiri.(2019) Almeida, Débora Pereira Miranda de; Galery, Maria Clara Versiani; Rodrigues Júnior, Adail Sebastião; Oliveira, Natália Fontes de; Galery, Maria Clara VersianiIntérprete de Males e Terra Descansada são duas coletâneas de contos de Jhumpa Lahiri, em que a autora pós-colonial narra sobre sujeitos que vivem no entre-lugar. As histórias geralmente passam entre a Índia e os Estados Unidos. A estrutura do nosso trabalho tem como objetivo principal investigar a tradução cultural do sujeito diaspórico e a construção da sua identidade no terceiro espaço. Para isso, será feita uma análise de alguns contos das duas obras. Utilizaremos como apoio teórico as ideias de Stuart Hall, Homi Bhabha, Ania Loomba, Sandra Regina G. Almeida, Salman Rushdie, Edward Said, Eva Hoffman, Zygmunt Bauman, Avtar Brah, entre outros teóricos da área dos Estudos Culturais. A dissertação aborda questões pertinentes ao mundo pós-colonial, tais como: hibridismo, exílio, imigração, identidade e tradução cultural.Item Entre o autoral e a escrita coletiva : identidades, discursos e performances nas piXações urbanas.(2017) Araújo, Maria Carolina da Silva; Muniz, Kassandra da Silva; Muniz, Kassandra da Silva; Galinari, Melliandro Mendes; Souza, Ana Lúcia SilvaItem Linguagens, identidades e grupos afro-culturais de Minas Gerais : a problemática da nomeação.(2016) Araújo, Maria Carolina da Silva; Muniz, Kassandra da SilvaEste trabalho visa apresentar resultados obtidos no estudo de caso do Trovão das Minas, grupo musical de Belo Horizonte que estuda grupos tradicionais de cultura negra, principalmente o Maracatu Nação Estrela Brilhante do Recife - PE. Tivemos como objetivo estabelecer relações entre a linguagem e a identidade deste grupo, assumindo a hipótese de que seus processos de auto-nomeação estão relacionados com os processos de pertença, empoderamento ou rejeição da identidade cultural negra e sujeitas às discussões que permeiam o que é ser branco/a e negro/a em nosso país.