DELET - Departamento de Letras

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    Nacionalidade como metáfora.
    (2000) Souza Júnior, José Luiz Foureaux de
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    Para uma leitura de Mário de Sá-Carneiro.
    (2007) Souza Júnior, José Luiz Foureaux de
    O artigo pretende apresentar uma orientação de leitura que, por um lado, recupera a tradição que marca a sua fortuna crítica; e, por outro, abre um horizonte variado de expectativas. Mário de Sá-Carneiro, em Confissão de Lúcio, constrói, metaforicamente, um triângulo afetivo que constitui o objeto de observação do presente artigo. O texto desenha uma alegoria de relações inusitadas para o horizonte da época em que se localiza. A proposta de leitura aqui apresentada contempla, especificamente, a discursividade que a narrativa desenvolve sem se dar conta que está desenvolvendo. Uma teorização acerca do olhar homoerótico, como opera operador de leituras várias, propicia a especulação sobre os traços de igual relação entre as personagens principais da narrativa de Mário de Sá-Carneiro. Psicanálise, História e Teoria interagem para articular a leitura que, nos parâmetros da cultura finissecular – a que subscreve o texto em questão – não se deu conta de certas nuances que, em nada e por nada, desmerecem a escrita do autor português. O “desvio” é o eixo de orientação da leitura que aqui se apresenta. Sua visada não é ética, mas discursiva. Com esta noção, o mencionado triângulo ganha um colorido mais instigante e enriquecedor, na certeza das possibilidades interpretativas que a leitura proporciona.
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    Nacionalidade como metáfora : fronteira (possíveis?) entre Literatura e História.
    (2000) Souza Júnior, José Luiz Foureaux de
    O presente texto defende a possibilidade de se delinear outras perspectivas da leitura da nacionalidade, considerada enquanto metáfora cultural de uma realidade político-social. O artigo não desenvolve em profundidade a análise das narrativas referidas, pela simples razão de que se quer apenas problematizar a questão. A teorização implícita refaz os encaminhamentos até aqui realizados pelos estudos de História e historiografia, apontando para possibilidades do exercício crítico dessa escrita no campo do literário numa perspectiva absolutamente independente dos parâmetros positivistas. Sem se deter em pormenores de ordem teórica, esse artigo apresenta pontos de vista diferenciados para a leitura do "cânone" tomado como uma construção discursiva da crítica, sem o poder de definir ou. mesmo legitimar a produção ficcional de qualquer autor. Assim, a leitura que se produz a partir desse operador, a "nacionalidade" não referenda o cânone já estabelecido, mas busca demarcar o campo de consolidação de cânones outros, que são fruto de leituras e releituras, a partir de "protocolos" que tornam a operacionalizar os mesmos conceitos.
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    Drummond diferente : um olhar homossocial.
    (2002) Souza Júnior, José Luiz Foureaux de
    A poesia e a prosa de Drummond são, constantemente, revisitadas no intuito de realizar as mais diversas leituras. Dois textos em especial me chamam a atenção aqui, o conto “O sorvete” e o poema “Rapto”. Em ambos é possível “ler” a operacionalidade teórico-interpretativa do princípio da homossociabilidade, como um vetor a mais para a orientação da já vasta fortuna crítica do autor. Severo e circunspeto por natureza, o poeta construiu uma persona poética que está longe de explicitar o referido princípio, enquanto tema de “realização” poético-ficcional em seus textos. No entanto, o mesmo lirismo que já é reconhecido pela crítica faz renovar os possíveis sentidos dos textos drummondianos, na perspectiva da recepção literária. Assim a historiografia literária vê contemplada, mais uma vez, a demanda de releitura de seus(s) próprio(s) cânone(s), fazendo com que o exercício crítico-interpretativo seja praticado, acrescentando elementos diferenciados à já variada fortuna crítica do autor.
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    Relendo Minas Gerais (finissecular).
    (1999) Souza Júnior, José Luiz Foureaux de
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    O memorial do convento : momento de uma viagem entre a ficção e história.
    (2005) Souza Júnior, José Luiz Foureaux de
    O artigo investe no estudo do diálogo entre Literatura e História com base no romance Memorial do Convento de José Saramago. O diálogo entre as duas disciplinas instaura uma temática importante em Saramago, a da Viagem.
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    Diogo Mainardi e uma(sua) nacionalidade outra.
    (2008) Souza Júnior, José Luiz Foureaux de
    O presente artigo procura desenvolver uma leitura do romance de Diogo Mainardi, Contra nação, considerando a possibilidade de enxergar no texto referências a um discurso de desconstrução da idéia de nação. A leitura depreende do texto uma possível discussão da dicotomia moderno X pós-moderno, dado que a paródia e a ironia permeiam o discurso ficcional, fazendo emergir do texto referências aparentemente desvinculadas de sua leitura.